quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Tarde de Solidão



Autor : Ruy da Penha Lobo

Ao Pensar em minha vida cheguei a uma constatação na vida se ganha e se perde relendo meu livro escolar em uma tarde ensolarada percebi o quanto estava triste com a partida de meu pai. Era um domingo, vinte e cinco de setembro ele iria viajar para longe a Alemanha, tinha que resolver uns negócios na capital Berlim.
      Entretanto dizia que não ficasse triste pois voltaria logo assim que se resolve tudo , porém algo dentro de mim me dizia o contrario  , haveria de me esquecer , passaram-se vinte anos , eu  estava na adolescência tinha que trabalhar para ajudar minha  mãe , estávamos morando em um lugarejo chamado Bonfinópolis , lá era  aplausível , tinha um comércio pequeno mas um povo acolhedor e agradável.
       Comecei a trabalhar na construção da estação da estrada de ferro , era pelos idos de 1950 , trabalhei, lutei , vendo que não obtinha sucesso  e tendo que continuar meus estudos , eu e minha mãe fomos morar no Rio de janeiro , pois uma irmã de minha mãe morava lá já  fazia algum tempo tia Jurema , chegando ao Rio , quanta tristeza se abateu sobre mim de lembrar dos amigos que deixei para trás na minha querida Bonfinópolis.  
          No Entanto tinha que lutar não somente por mim , mas por minha mãe , arranjei emprego de engraxate pelo meu tio Honorato , trabalhava muito mas com o pouco que ganhava ajudava nas despesas da casa de meu tio , minha mãe estava trabalhando de ajudante de um senhor chamado Rakan  , um sírio que estava instalado na Rua do Catete.
            Íamos lutando com muitas dificuldades , mas Deus dava-me forças para superar os obstáculos , estudando consegui terminar o ginasial e em seguida o segundo grau estava me preparando para ingressar em uma Universidade , porém não tinha condições para isso pois o salário mal cobria as despesas da casa .
     Com tudo pensei em uma maneira de ganhar mais dinheiro , foi assim que juntando as economias minhas com as de minha mãe montei uma pequeno negocio e com o tempo e com o passar dos anos foi-se  ampliando, com o rendimento pude então sonhar em entrar em um curso superior.   
       Foi assim que estudando, ingressei e fiz o curso de direito na Universidade Campos Sales, montei um escritório de advocacia, passaram-se dez anos, minha mãe não encontrava-se com mais ânimo como antes ,  estava triste pois tinha uma doença incurável que não poderia  ter nenhum remédio que a recuperasse .
         Nesse dia foi o momento mais triste da minha vida ter que assistir minha mãe morrer e não poder fazer nada , ela que sempre me apoiava , estimulava a conseguir meus objetivos, em uma quinta-feira de dezembro mais precisamente no dia oito falece foi o dia de pesar na minha vida, contudo com a força de Deus consegui amenizar este sofrimento. 
           Andando um dia pelas ruas encontro um velho barbudo pergunto-lhe o nome ele me diz que se chama Fabio que tinha perdido o contato com a família fazia anos e que estava procurando seu filho e sua esposa, naquele momento percebi que aquele homem poderia ser meu pai, pergunto-lhe de onde é e ele me fala que é de São Paulo do bairro do bexiga e  era filho de de Werner Schwan  , não , não poderia ser , era meu pai .
            Olhei para ele e disse: pai sou eu o Paulo, neste momento ele arregalou os olhos de alegria compulsivamente disse: filho, filho como te procurei você e sua mãe me perdoa fui a Berlim resolver uns negócios perde quase tudo com bebidas e jogos, voltei ao Brasil foi enganado por outras pessoas, ou seja, perde tudo.
              Naquele momento, sente pena daquele homem e ao mesmo tempo alegria ter encontrado meu pai que estava sumido há anos , quando contei-lhe da morte de minha mãe chorou sem parar percebi o quanto ele a amava levei para minha casa e estou cuidando dele com a minha esposa , meu nome é Paulo Castillo Schwan  estou escrevendo isso para dizer que apesar  de se ter tardes de solidão , devemos ter sempre em nossos corações que o amor é infinito a tudo , perde minha mãe mas reencontrei meu pai que hoje é a força para minha vida  esperança de tempos melhores e sonhos que se realizam no amanha de uma nova aurora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário