segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Jubiacaba A Cidade que ninguém conhece - Autor Ruy da Penha Lôbo

O ato da leitura é algo importante pois desenvolve nossas habilidades cognitivas e também nos direciona a um mundo imaginário. Ao ler percebemos as características comportamentais e econômicas dos personagens quando se referem a linha ficcional,no texto trabalhado de forma concisa pelo autor ao descreverem alguma coisa .
          Mas tão importante quanto ler é escrever uma estória, criar um enredo situações que serão vividas pelos personagens protagonistas que são importantes na trama da estória não esquecendo os personagens secundários que de modo algum perdem sua importância, pois fazem parte da engenharia do texto elaborado pelo escritor. 
            Seguindo essa ênfase quero destacar o livro que escrevi: que se Jubiacaba em que criei duas cidades fictícias uma em Minas Gerais chamada Campinas das Lages perto de Juiz de fora  e outra em Goiás Jubiacaba entre Bonfinópolis e Leopoldo de Bulhões.
              Nessa pequena cidade não conhecida do grande publico leitor há dois personagens antagonistas Joaquim Francisco, filho de pessoas humildes , pessoa de caráter , lutador , trabalhador e com firmes propósitos éticos e políticos e na outra vertente destaco o personagem Horácio, frio, desumano, egoísta filho de uma oligarquia política da cidade .  
              Horácio Não suportando a felicidade de Joaquim Francisco e Rosa Flor por quem tem um grande amor por ela e não quer que ela fique com Joaquim Francisco . Nessa luta entre bem representado por Joaquim Francisco e o mal por Horácio , procurei delinear a arrogância de Horácio retratando um pouco a soberba de algumas pessoas que se acham, acima do bem e do mal.
              Enquanto Joaquim Francisco representa a Humildade , a persistência que algumas pessoas tem em alcançar seus objetivos mesmo diante de tantas adversidades e a determinação para realizar seus sonho, que são fundamentais na vida de qualquer ser humano, Horácio representa o oposto.
              Nesse livro abordo a humildade como ponto essencial para modificar o itinerário humano , para não para aceitar calados quem nos humilham , e a capacidade para entender que não somos melhores que ninguém , mas filhos do Altíssimo que está a nos guiar e a nos proteger.
              Percebendo tudo isso resolve escrever livro com o intuito de não ser não apenas um livro ficcional mas a tona questionamento sobre valores humanos  como: a ética , a honestidade , a humildade coisas que estão faltando em nossa sociedade corrompida pelo consumismo desenfreado e esquecendo dos princípios básicos para uma boa convivência humana.
            Jubiacaba é isso, a análise da sociedade do ponto de vista de Joaquim Francisco  um idealista , lutador , sonhador que busca uma sociedade justa , um mundo mais humano, não renegando suas origens que para ele são fundamentais , pois o que se nota hoje em dia é que algumas pessoas que subiram na vida, esqueceram suas origens renegando seu passado e também sua vida pregressa tendo vergonha de sua vida humilde . Joaquim Francisco tem orgulho do seu passado , das suas lutas e trabalho e e não esquece da sua cidade simples pois está em seu coração mesmo que esteja em qualquer parte do mundo.
             Em suma , Jubiacaba é o olhar de Joaquim Francisco sobre o mundo e a sociedade .  Jubiacaba , a cidade que ninguém conhece mas que deveria ser conhecida para ensinar bons conceitos e transformar as nossas vidas em mundo de paz e harmonia.         
           

Um comentário: