sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

O Mundo do Passado - Autor: Ruy da Penha Lôbo


O mundo mudou tanto com novas tecnologias, grandes formas de materializar o pensamento nas suas infinitas formas de interagir uns com os outros através de aparatos modernos de comunicação que antigamente não existiam, mas que são fundamentais para o que conhecemos hoje, pois é um produto da evolução humana.
 No passado tínhamos maneiras de interligação como os Correios, os telégrafos, mas eram instrumentos rudimentares de comunicação, pois levavam meses ou ate dias para que pudessem chegar ao destinatário que era motivo de alegria ou tristeza na vida das pessoas mudando seu cotidiano e sua maneira de ver o mundo.
     O dia a das pessoas era a conversa o bate papo, a amizade, a cordialidade esplêndidos signos de conhecimento, hoje na atualidade pós contemporânea com toda uma engrenagem tecnológica, vivemos uma época de pouca ou quase nenhuma meditação sobre nós mesmos e o papel que devemos exercer no mundo, sendo artífices da nossa história e transformadores para um plano de mutua elevação em nossas vidas.
  A tecnologia ao mesmo tempo em que nos aproxima nos distância das pequenas coisas que devemos manter em nossa caminhada diária como construtores de um novo tempo que deve vir e surgir para um questionamento que leve a criar um espectro de harmonia.
  No plano do conhecimento da nossa submissão vivemos em uma grande aldeia global tudo ficou pequeno, próximo, perto como se estivéssemos próximos dos acontecimentos que estão a quilômetros de distância, mas que mexe com os sentimentos e nossas sensações e faz uma pergunta a cada um de nós, onde iremos parar? Qual o caminho a humanidade ira seguir?
  Na análise que tenho sinto que a internet tem a sua relevância, pois hoje não apenas se forma novos leitores, mas também formadores de consciência, mas que fique claro nada substitui o diálogo pessoal, uma boa conversa momentos que estamos perdendo hoje nas plenas redes sociais que não ignoro pela sua importância na conjuntura de um mundo que precisa se conectar as questões, mas proeminentes , mas que deve ser repensada como modelo a servir ao próximo e não com um lugar de maledicências , intrigas e mentiras que somente contribuem para a deturpação da sociedade.
   O contexto passado foi uma grande herança para o que temos hoje, pois na era das cavernas, o ser humano se expressava através de gravuras pictográficas de modelos de vida e na sua maneira de ver o mundo, tudo tem uma correlação, nada surge por acaso, o que temos é fruto da evolução cognitiva do ser humano através dos séculos seja na Idade Antiga, da Pedra Lascada e Polida e Idade dos Metais, na Idade Media, Moderna, Contemporânea e Pós Contemporânea os dias atuais com advento da Internet, a era da informação que é a grande conquista da sociedade civilizada.
    Por fim, o passado tem as suas potencialidades que devem ser mantidas, valores que não passam e nunca acabaram, mesmo com a mudança de século e com o surgimento de novas tecnologias que não veremos, mas certamente trarão beneficio ou para o mal ou para bem depende da maneira como nós fazemos uso destes conhecimentos.
     Em suma vivemos a era da sociedade camuflada onde não se busca o verdadeiro sentido que é a união entre as pessoas na solidariedade harmônica e princípios de vida , somente com uma sociedade civilizada em novas éticas é que construiremos um mundo feliz sem desigualdades e com o signo da sinceridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário