terça-feira, 2 de abril de 2013

Cultura : Várias Dimensões : Autor: Ruy da Penha Lôbo


       O termo cultura não se deve ser aplicado somente a cultura formal, as escolas e Universidades, mas também a uma complexa  forma  de ver o mundo na sua totalidade  como um todo e como interage com meio a que esta exposto.na sua diversidade 
      A cultura é a criação e recriação de termos sotaques, manifestação que está no conjunto da coletividade e que serão repassadas de geração a geração como um arcabouço que deve ser refletido no ponto de vista das necessidades humanas. 
      Ela a cultura emprega todo um conceito que está interligado as raízes históricas, linguísticas e hábitos de um povo que está sempre a modificar seu habitat possibilitando a melhoria na sua capacidade de analise do mundo que está sempre a mudar.  
    Não se deve entender a cultura apenas no aspecto institucional na escola ela é a manifestação da singularidade humana que está a cada instante de nossa vida no nosso modo de agir, pensar e racionar, pois todos somos parte de uma grande irmandade Universal que está a inserir pensamentos, modos de vida tão necessários a vida humana.
    Esta cultura é baseada na maneira como olhamos o mundo e não somente em conceitos Filosóficos dos grandes Filósofos gregos como: Aristóteles, Platão, Hipócrates  Sócrates grandes sábios da antiga Grécia e também grandes nomes que mudaram a história como: Galileu Galilei. Nicolau Copérnico, Leonardo Da Vinci . Santos Dumont, Thomas Edson e outros Personagens da história. 
        A cultura destes homens era vasta, mas não podemos entender a cultura somente no campo educacional e da Ciência ela é um emaranhado de possibilidades e nisto reflete a configuração como cada individuo fala, seus sotaques e dialetos.
          Na cultura nota-se que mesmo uma pessoa que não tenha uma escolaridade ampla ela possui um estilo, seus aspectos culturais que não podem ser desprezados, o lugar de onde vieram, os seus costumes, seus métodos de falar e sua visão de observar o que está a sua frente, construindo a cultura em toda a sua complexidade.
        Enfim a cultura é um termo muito amplo que não pode ficar restrito a cultura escolarizada e sim a vários fatores que devem ser analisados como um eixo de ligação do ser humano e a sua interação fazendo e produzindo conhecimento tão necessário a todos nós que estamos neste grande périplo de humanização das idéias.
      Em suma a cultura são varias dimensões que devemos respeitar e acreditar que o  ato cultural acontece nas mínimas coisas que acontecem no nosso dia a dia tão importantes , somente assim poderemos viver em uma sociedade edificadora.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário