sábado, 3 de março de 2012

Saudades de Paraguassu- Autor : Ruy da Penha Lôbo

Era o ano de 1972 estávamos brincando no alpendre de casa em Paragussu interior de Goiás , tínhamos uma vida simples , porém alegre , pois conhecíamos uns aos outros e nos momentos difíceis se ajudavam mutuamente. 
   Meu pai trabalhava como porteiro na escola Bernardo Aguiar e minha mãe Cândida era costureira , costurava para todas as pessoas da cidade , na simplicidade do nosso lar éramos alegres , meu pai era bom para conosco nos ensinava valores cristãos que sempre devíamos seguir , como respeitar o próximo , as pessoas mais velhas , coisas que hoje em dia não se vê mais onde o ser humano é desrespeitado de todas as formas não se respeitando a dignidade como filho de Deus da qual fazemos parte.
   Existia uma alegria que nos contagiava , meu pai trabalhava nos três horários na escola Bernardo Aguiar cedo, tarde e a noite e minha mãe Cândida costurava para fora e cuidava dos afazeres da casa , enquanto eu Fernando , Marta e Isabel estudávamos no colégio Aristides Januário fazendo a 7ª serie do 1º grau ou seja o primeiro grau como chamávamos antigamente hoje ensino fundamental.
   Aos sábados era uma festa no salão de baile do senhor Quintanilha onde ficávamos observando de longe moças e rapazes que chegavam para se divertir , naquele tempo as pessoas eram muito rígidas , meu pai era muito rigoroso e não permitia que fossemos ao baile pois achava que éramos muito novos , eu Fernando com 17anos  , Marta com 15 anos  e Isabel com 16 anos  naquele tempo não tínhamos maturidade para aquele tipo de festa segundo a sociedade daquela época que seguia preceitos de rigidez na educação dos filhos coisa que hoje em dia não se observa os filhos fazem o que querem.
    Mas mesmo assim sentíamos felizes com tudo , me lembro como se fosse hoje dos quitutes que minha mãe fazia , de sua comida saborosa que não esqueço e guardo no meu coração , minha mãe Cândida fazia tudo com muito esmero e dedicação , as pamonhas eram muito bem feitas , com o queijo derretido que era de dar água na boca que até hoje me lembro com saudade e os biscoitos como eram gostosos feitos com carinho e amor que guardo em minhas recordações.
    Enfim hoje ao passar Paraguassu , relembrei disso tudo e a saudade bateu em meu coração das coisas simples que não voltam mais e dos meus pais queridos que me ensinaram valores cristãos e hoje não estão aqui vivem junto de Deus , enquanto as minhas irmãs Marta e Isabel , Marta se casou formou em geografia e ministra aulas na escola Duarte Penedo e Isabel se casou se formou em Hstória e ministra aulas na Universidade Martins Pena tendo até doutorado todas elas moram em Goiânia  enquanto a eu Fernando formei em Psicologia tenho um consultório psicológico em Goiânia e procuro entender e ajudar as pessoas em seus dilemas existências no seu cotidiano , nas suas vidas sofridas do seu cotidiano.    
Sou casado com Antonieta e tenho dois filhos Rafael e Catarina aos quais ensino os valores repassados pelos meus pais que me ensinaram tudo o que sou ou seja valores humanos que devem nortear nossa sociedade tão carente de exemplos edificantes.
    Hoje moro em Goiânia onde gosto com emoção , mas a saudade de Paraguassu aperta meu coração , saudades de um tempo que não volta mais , recordações vivas em minha mente que não esqueço jamais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário