sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A História e sua importância - Autor : Ruy da Penha Lôbo

Dentre as ciências uma importante que gostaria de frisar é a disciplina de História ela faz parte das nossas vidas sem querer fazemos História e deixamos registrado para a posteridade para as pessoas que virão depois de nós, ou seja um arquivo Universal.
    Na História temos que destacar que somos sujeitos da História , a transformamos para melhor ou pior , estamos inseridos neste processo de mudança que todo ser humano é responsável e tem a obrigação de mudar ser um reformador da sociedade..
   No processo Histórico o ser humano sempre foi o agente de mudanças desde os tempos da idade da Pedra passando pela Idade Antiga , Idade moderna , contemporânea, e hoje a que vivemos a Pós contemporânea com a chegada da informática e da internet , que foi um grande avanço em temos de comunicação rápida e ágil para todos .
    No contexto Histórico não podemos deixar de enfatizar os seguintes aspectos , A idade da pedra , onde o homem vivia de forma primitiva sendo dividida em duas partes Paleolítico e Neolítico , o Paleolítico a idade da pedra lascada e o neolítico a idade da pedra polida , paleolítico em que o homem vivia da caça , pesca, da coleta de frutos onde o ser humano vivia em tribos vivendo em coletividade dividindo tudo.
    Enquanto no Neolítico , idade da pedra polida, surgimento a roda , do descobrimento do fogo e também da divisão social do trabalho e também a confecção de metais armas que foram criadas para facilitar a caça e a pesca para sobrevivência .
    Em outras periodizações que devemos abordar é a idade antiga final da idade da pedra até a queda do império romano do ocidente 476 .DC, a idade media do final da idade antiga até a queda de Constantinopla 1453 e a idade moderna o final da idade Média até a revolução francesa 1789 e a Pós contemporânea a que viemos hoje no século 21 onde vivemos com o advento da informática e internet , automação das fabricas , bancos , agricultura ou seja a grande evolução tecnológica rápida e ágil para a facilitar a nossa vida e nos trazer melhorias que antes era difícil .
 Por isso temos que entender que a História é de fundamental importância para o nosso cotidiano pois sem ela não entenderíamos a nossa realidade , a todo momento fazemos e criamos a História que bem quisermos se soubermos conduzir nossos destinos para não ser uma História fracassada sem objetivos claros em nossa vida.
   Todos nós temos a nossa História individual , onde a transformamos erramos com nossas tentativas e acertamos com nossas alegrias incondicionais em busca de um mundo melhor onde todos sejam felizes alcançando seus objetivos prioritários.
     Nessa perspectiva de mudança cabe a cada um de nós aprofundarmos o sentido da História em nossa vida , trabalho , escola , lazer , pois até no lazer fazemos História que ficarão reservadas em nossas lembranças , fazendo que lembremos sempre.
     Em suma devemos acreditar que a História faz parte da alma Humana a todo mundo quando construímos algo de bom para o semelhante e para a coletividade.  Por fim vamos lutar por uma História nova sem dominados e dominadores enfim uma História para todos não para alguns , resgatando o verdadeiro sentido da História e a sua importância.

Um comentário: