terça-feira, 29 de novembro de 2011

Crônica : Folhas Mimeografadas : Autor : Ruy da Penha Lôbo

      No arquivo de minhas recordações lembro de quando estudava no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco no 1º grau era uma alegria levantar cedo me arrumar , tomar café e ir para o colégio bem cedo , o sol estava começando a sair quando íamos para o colégio era emocionante aquela vida estudantil me dá saudades de um tempo que não volta mais. Que somente fica guardada em minhas lembranças de um passado distante.
    Era uma imensidão de alunos indo para o colégio estudar e se preparar para o futuro que não saberíamos como seria e hoje percebemos com tanta evolução , internet computador, E-mail, redes sociais, toda uma parafernália que é  bom é verdade pois facilitou a vida do ser humano mais que tenho saudades daquelas coisas simples daquele tempo onde tudo era humano e as pessoas se comunicavam umas com as outras .
     Como disse tenho saudades das coisas simples de carregar uma mochila verde que ficava abarrotada de livros e também de minha mãe se despedindo de eu para ir ao colégio e tecendo as suas recomendações para estudar e ser alguém na vida.
    Neste tempo a cidade de Bonfinópolis tinha uma vida pacata todo mundo se conhecia não que hoje não se conheça mas havia uma irmandade entre as pessoas onde as pessoas passavam umas pelas outras se cumprimentavam e perguntavam como estavam e desejam um bom dia coisa que hoje mal respondem sendo até pessoas conhecidas um absurdo que deveria ter sido preservado pois são características de cidade interiorana.
      O tempo que conclui o antigo 1º grau era pelos idos de 1986 a 1989 anos significativos que guardo em minhas memórias , naquela época outro ponto importante a se destacar é que os professores eram respeitados pelos alunos , não é o que ocorre hoje onde são desrespeitados inclusive até ameaçados de morte o que é um absurdo pois o professor é o mestre do saber naquele tempo tínhamos a maior reverencia pelo professor como sendo arautos do saber que tínhamos que nos espelhar.
Na questão das disciplinas um ponto importante que gostaria de salientar é que existia a matéria Educação Moral e Cívica que ensinava o respeito aos mais velhos , aos professores e ao semelhante como um todo , disciplina que acho que deveria voltar pois ensinava os valores humanos que a nossa sociedade está perdendo e precisava retornar para que posamos ter bons cidadãos, pessoas educadas no mundo.
      Aliás acho que naquela época o civismo era muito maior que hoje pois quando era na época da semana da Pátria enfileiravam os alunos em posição de respeito para cantar o hino nacional , a bandeira era hasteada tinha-se o maior respeito a este símbolo nacional e por conseguinte a pátria , hoje se lembra da bandeira somente em eventos esportivos como se a lembrança da pátria fosse de quatro em quatro anos , uma falta de amor ao país que deve ser mudado , mudando ao nosso conceito de pátria.
    Olha-se tanto para os Estados Unidos que as coisas que precisavam copiar não copiam como amor que eles tem a pátria e aos símbolos nacionais como a bandeira , nós Brasileiros  deveríamos seguir  este exemplo de amor a pátria nas mínimas coisas e desenvolver a cultura do civismo tão importante e tão necessário e respeitando a pátria amada idolatrada salve, salve  sendo esse o refrão para que posamos seguir .
       Abordando o tema acima exposto , viajei nos meus pensamentos e lembrei da época em que fazíamos as provas , aquela correria tendo que estudar os conteúdos , mas o que me trouxe recordações era a forma como os professores elaboravam as provas escrevendo em uma folha de papel á parte e levando a secretária para ser rodada no mimeografo que era uma maquina onde as provas eram mimeografadas e em seguida entregues aos alunos para respondermos as questões e concluirmos os nossos sonhos que mais tarde iriam se concretizar de acordo com as necessidades de cada um.
     Terminando essa sessão nostálgica de minha época estudantil , quero dizer que foi uma época de ouro que trago em meu coração , de um tempo que não volta mais e que guardarei com emoção pois as folhas mimeografadas são as lembranças de minha emoção onde tenho em meus pensamentos e as arquivo como uma suave recordação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário