terça-feira, 14 de junho de 2011

Teoria do Pensamento Autônomo - Autor - Ruy da Penha Lõbo

A inteligência humana é impressionante , o ser humano é capaz de criar coisas e formular conceitos que irão mudar os paradigmas da humanidade .
  Dentre esses pensamentos , é que analisando e refletindo sobre o ser humano e toda a sua capacidade de formulação é que formulei a teoria do pensamento autônomo , no qual defendo que o ser humano é um ser criativo , que muda a humanidade e traz novos conceitos que irão nortear a vida humana em todas as suas vivências.
   Nesta teoria do pensamento Autônomo questiono o ser humano nos dias de hoje em que se tornou um mero repetidor de pensamentos de outras pessoas ou seja citações de autores , não tendo um pensamento próprio , vive em função dos que os outros pensam.
    Nessa teoria do pensamento autônomo quero destacar os autores literários que são capazes de criar um enredo , um fato , acontecimentos , personagens ou seja toda uma conjuntura de pensamentos bem ordenada e esquematizada .  
      Na teoria do pensamento autônomo quero enfatizar dois conceitos que para mim são importantes:

        -Mente criativa e a Mente repetitiva

         - a Mente Criativa : seria a capacidade que o ser humano tem de criar coisas , conceitos , sem precisar ter uma referência ou seja estar baseado em autores ter a capacidade de criar. Como exemplo cito dois grandes pintores do Renascimento italiano, Leonardo da Vinci e Michelangelo .
  
    - A Mente Repetitiva – onde o ser humano não procura trazer nada de novo , vive preso ao que os autores falam , não formula conceitos , não cria coisas novas , como próprio nome sugere vive da repetição. 


Nesta teoria formulada por mim quero fazer um questionamento aos intelectuais ortodoxos faze-los repensar sobre a maneira como vêem o mundo e  a sociedade , na teoria do pensamento Autônomo não estou contra a citação de autores importantes , o meu objetivo não é esse e sim questionar o exagero que existe onde as pessoas não tem pensamento próprio e vivem como robôs programados a dizer o que os outros pensam e não o que eles pensam sobre  a sociedade e o mundo .

A este exagero de uso de citações quero dar o nome de citacionismo sendo seu uso exacerbado , nesta teoria quero trazer luz do novo conhecimento que deve ser o pensamento Autônomo , onde o ser humano deve ter a liberdade para criar coisas , definir conceitos sem se basear apenas nos que os autores dizem mas no que ele diz ou seja essa é a teoria do pensamento Autônomo que tem como finalidade criar e estabelecer novos conceitos , trazendo novos questionamentos para humanidade tão importantes para os nossos dias  

Nenhum comentário:

Postar um comentário