quarta-feira, 13 de abril de 2011

Recordações de Um Natal - Autor : Ruy da Penha Lôbo

           Dezembro de 1931 , estávamos alegres mas um natal se aproximava , Eu Eusébio Fernandes juntamente com meus irmãos Rodolfo e Carmina e meus pais Atanásio e cândida Preparávamos com expectativa os festejos de Natal.
            Era tudo muito alegre , Minha mãe Cândida e Minha avó Heloisa cuidavam de todos os detalhes para a ceia que iria acontecer depois  da Missa do galo que se realizava a meia –noite presidida pelo padre Osmar na igreja matriz de Cordeirópolis Goiás , nessa época me lembro muito bem a igreja fica lotada , todos procuravam chegar mais cedo para conseguir os melhores lugares e poder assistir a missa que era muito bonita com um coral de doze crianças cantando musicas natalinas .
            Nessa época , o natal tinha outro sentido , as pessoas não se preocupavam apenas em consumir , comprar presentes , mas em alimentar o espírito com a palavra tendo em mente o verdadeiro sentido do natal que é o nascimento do menino Jesus.
             Eu e meu irmão Rodolfo ajudávamos meu pai Herculano na criação de gado e nas Hortaliças , enquanto minha irmã Carmina  ajudava minha mãe Cândida nos afazeres domésticos. No dia  24 , terminávamos mais cedo o serviço e íamos descansar com meu avô Cláudio que sempre nos visitava e passava o natal conosco com minha avó Heloisa.
           Enquanto isso na cozinha minha mãe Cândida , Carmina e minha avó Heloisa preparavam a ceia com lombo assado , Feijão tropeiro , Costela de porco e arroz com pequi , e para sobremesa doce de goiaba , doce de figo , doce de leite , doce de pêssego e um pudim. Ao chegar lá pelas sete horas íamos nos aprontar para ir a missa pois o padre Osmar não se atrasava e da roça até Cordeirópolis era doze quilômetros , tínhamos que sair mais cedo para encontramos lugares para sentar.    
           Saiamos em duas caminhonetes uma  de meu pai Herculano e outra do meu avõ Cláudio quando chegávamos em Cordeirópolis a cidade estava toda iluminada cheia de luzes natalinas , as pessoas estavam todas bem vestidas para celebrar o nascimento do menino –Deus usavam suas melhores roupas pois era uma data especial.
          Ao chegar na matriz o padre Osmar sempre nos recebia com alegria dizendo que Jesus estivesse conosco , isso era recorrente antes das celebrações ele dizer isso para os fieis e que não saiu da minha memória , quando começa a missa a igreja estava com grande aglomeração que mal cabia as pessoas dentro do recinto sendo que algumas pessoas ficavam do lado de fora pois não havia bancos suficientes , mas ninguém se importava pois queriam celebrar o nascimento do menino Jesus .
           Na homilia o padre Osmar sempre dizia que o nascimento do menino Jesus foi o fato mais da Historia pois delimitou o tempo , antes e depois de cristo , dizia também que Jesus veio para transformar a humanidade e trazer princípios novos para as pessoas.
           Ao terminar a missa , sempre havia apresentação com musicas natalinas com o noite feliz para o final da apresentação , quando terminava o espetáculo íamos para praça onde meu pai Herculano e me avô Cláudio iam conversar com seu Praxedes  e minha mãe Cândida e minha avó Heloisa iam conversar com sua esposa , enquanto isso eu Eusébio e Rodolfo íamos brincar com Carlos o filho do seu praxedes e Carmina brincar com Domitila a sua filha , a conversa era boa pois seu Praxedes e dona Catarina e seus filhos Carlos e Domitila eram pessoas alegres , simples e educadas que não se importavam com nossa condição social , pois seu Praxedes tinha uma farmácia bem montada em Cordeirópolis e na vizinha cidade de Diamante. 
           O assunto estava muito bom mas podíamos demorar mais e logo nos despedimos desejando um feliz natal e fomos para o sitio celebrar o nascimento com uma ceia que me faz sentir Saudade , quando chegava ao sitio antes da ceia meu pai sempre fazia as suas orações  pedindo a Deus forças para lutar contra as adversidades da vida .
         Nesse dia me lembro bem meu pai Herculano juntamente com minha mãe Candida iam buscar os presentes que haviam comprado para mim e para meus irmãos que tinha sido adquiridos com um turco conhecido que se chamava Hanan que era um comerciante prospero na cidade de Cordeirópolis  e que vendia para toda a cidade , pois além de ser um excelente era uma pessoa simples e alegre.
         Ao voltarem com os presentes percebi a alegria nos olhos de meu pai e minha mãe chamou-nos um por um, para meu irmão Rodolfo deu um carrinho de madeira e para mim um cavalinho de madeira e para minha irmã Carmina uma boneca de pano , enuanto meu avô Cláudio ganhou um canivete muito bonito marca corneta e minha avó Heloisa um pano para fazer um vestido , minha mãe Cândida ganhou de presente um lindo quadro da santa ceia por meu pai Herculano e meu pai ganhou de minha mãe Cândida uma linda Bíblia.
        Passados estes momentos de troca de presentes fomos para a ceia nos alimentamos e depois da ceia meu avõ Cláudio sempre tocava modas de viola que alegrava a todos tanto que ficávamos até altas horas e depois íamos deitar.
         No outro dia passada toda a festa , ao chegar a tardinha , era o momento mais triste pois meu avô Cláudio e minha avó Heloisa iam embora e ficávamos tristes com suas ausências , desejosos que eles voltassem logo.  
          Relembrando de tudo isso no natal de 2010 sentado na varanda de minha casa em São Paulo recordei tudo , tanto que cheguei a dormir e sentir saudade daquele tempo que não volta mais , onde o natal tinha um sentido de ser e as famílias se reuniam .
           Meus irmãos não vejo mais após a morte de meus pais se mudaram para Nova Aurora Santa Catarina onde trabalham no comércio e hoje são grandes empresários e não se preocupam mais comigo e somente com seu patrimônio , luxo e ostentação .
           Eu Eusébio Fernandes , trabalhei muito desde pequeno fui agricultor , sapateiro , pedreiro , comerciante e hoje formado em agronomia e aposentado vivo com alegria com minha esposa Constãncia e meus filhos Renato e Paula e meus netos Alexandre e Larissa  e bisnetos Gilberto e Carla  , mas aquele natal de 1931 não esquecerei jamais , um natal com muita alegria e emoção onde tinha a presença de meus pais com amor e dedicação e do meu avô e eminha avó que eram muito bons , sendo recordações de um natal que não sairão do meu pensamento e que a felicidade está nos bons momentos que vivemos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário