sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Crônica : O Porteiro é a Alegria da Humildade - Autor: Ruy da Penha Lôbo

 

    O  ano  está passando e mais um período  escolar terminando e com ele sonhos e objetivos que estão se concretizando ou não dependendo do ponto de vista de cada um pois somos interpretes de nossos próprios anseios e aspirações.

  Neste  ideal  de realizações  alunos  e  professores traçam  as suas vidas  de  forma singular , os alunos estudando para as provas e alcançarem  suas metas e os professores com os conteúdos e propostas que elevaram  o  conhecimentos.

   Entretanto  neste mundo tão diverso esquecemos ás vezes de um trabalhador fundamental  o  porteiro  que faz  o  bom andamento  da escola ou colégio seja cuidando das instalações e também do acolhimento aos alunos que é tão importante  para trazer uma sentido de serenidade e  otimismo  as  pessoas .

   Ao  abrir  o  portão  de  uma  instituição  o  porteiro  não  somente direciona  este mecanismo, mas possibilita o acesso a cultura , as artes ,  a  educação  mas com  o  seu  sorriso e simplicidade transforma  o  dia  das pessoas com a  suavidade verdadeira que ressoara em possibilidades múltiplas de superação  e renovação.

   A  cada  novo dia  o  porteiro com seu trabalho ele fortalece os laços com a escola , os alunos e  toda a coletividade estudantil deixando  um símbolo de esperança a todos nós que lembraremos de suas atitudes para sempre .

   Em meus  tempos de  Colégio  não deixo de recordar o trabalho da Dona Lia e  do Senhor João Paulino que trabalhavam na portaria  do Colégio  e com esmero  e dedicação sempre com  alegria  que recebiam todos nós  os alunos com um sorriso no rosto e que fazia que tínhamos a certeza que mesmo  tendo as dificuldades do dia a dia nas matérias  do Colégio teríamos um dia iluminado pela positividade que transmitia e resplandecia em todos minutos que se transcorriam  

   O  símbolo  do  positivismo não  deve ficar apenas na sua palavra mas na força que ela emprega para mudar o mundo , as pessoas e todo um contexto de vidas que se faz necessárias no transpor de novas  consciências que se afirmaram com o   tempo .

   A   singularidade  do  porteiro  é a  felicidade  que ele traduz em cada gesto ou palavra que transmite pois ela edifica o viver das pessoas que estão a sua volta fazendo que possamos crer que todos os dias serão melhores que os outros. 

  O  tempo do Colégio  é  um marco  em nossas vidas seja pelo aspecto que adquirimos conhecimentos e principalmente pela socialização que fazemos  com  as pessoas e nisto se encaixa  o  porteiro pessoa simples de coração terno e que sempre vai buscar ajudar os alunos seja abrindo um portão , buscando um caderno que foi esquecido por um aluno ou simplesmente com a felicidade que transmite em cada olhar de bondade .

    Por  fim devemos sempre entender que o porteiro não é apenas um simples funcionário  mas  o profissional que transforma  , alegra  e  fortalece com os sentidos plenos de elevação .  Em Suma  O  Porteiro é  a  Alegria  da  Humildade  que  faz  que possamos ver que  Jesus está presente em seus gestos e também  em  acolher.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário