terça-feira, 30 de novembro de 2021

Poesia : O Primeiro Transformar - Autor : Ruy da Penha Lôbo

  

I

A   síntese  da  vida  se  relaciona  com  o   poder da  ternura que está  presente em todo  o  sentimento que perdura .

II

Em   todo  o  sentimento  que  perdura  para  semear  um  grande  legado  frutificar.    

III

Para  semear  um  grande  legado  frutificar no  principio  da  sabedoria  que deve  se aprender  todo dia .

IV

Que  deve  se aprender  todo  dia   com  a   abertura  do  pensar  que  sempre  vai  mudar.

V

Que  sempre  vai   mudar  é   O  Primeiro Transformar  que  acontece  a  todo instante em  simples  gestos  que remodelam  o  construir  para  um  destino  de identificação para  uma  forma  de  solução.

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Poesia : O Dinamismo é a Alegria - Autor : Ruy da Penha Lôbo

 

I

Prosperar  é  a  forma  de  definir  projetos  belos  que  vão  se  conduzir.  

II

Projetos  belos  que  vão  se  conduzir no traçado  do saber  que  é  a  conjuntura do entender.

III

Que  é  a  conjuntura  do  entender  nas  pluralidades  da  percepção  em  uma nova configuração.

IV

Em  uma  nova  configuração  para  reformular  as  palavras   pequenas  que  se ampliaram   e  formaram  um   grande  contexto  então.

V

E  formaram  um  grande  contexto  então   O  Dinamismo   é   a  Alegria  que deve estar presente em  todas as situações com  o  símbolo  da  esperança  para  traduzir um sentido  pleno  de  emoção  que vai  estar  no coração.

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Crônica : O Porteiro é a Alegria da Humildade - Autor: Ruy da Penha Lôbo

 

    O  ano  está passando e mais um período  escolar terminando e com ele sonhos e objetivos que estão se concretizando ou não dependendo do ponto de vista de cada um pois somos interpretes de nossos próprios anseios e aspirações.

  Neste  ideal  de realizações  alunos  e  professores traçam  as suas vidas  de  forma singular , os alunos estudando para as provas e alcançarem  suas metas e os professores com os conteúdos e propostas que elevaram  o  conhecimentos.

   Entretanto  neste mundo tão diverso esquecemos ás vezes de um trabalhador fundamental  o  porteiro  que faz  o  bom andamento  da escola ou colégio seja cuidando das instalações e também do acolhimento aos alunos que é tão importante  para trazer uma sentido de serenidade e  otimismo  as  pessoas .

   Ao  abrir  o  portão  de  uma  instituição  o  porteiro  não  somente direciona  este mecanismo, mas possibilita o acesso a cultura , as artes ,  a  educação  mas com  o  seu  sorriso e simplicidade transforma  o  dia  das pessoas com a  suavidade verdadeira que ressoara em possibilidades múltiplas de superação  e renovação.

   A  cada  novo dia  o  porteiro com seu trabalho ele fortalece os laços com a escola , os alunos e  toda a coletividade estudantil deixando  um símbolo de esperança a todos nós que lembraremos de suas atitudes para sempre .

   Em meus  tempos de  Colégio  não deixo de recordar o trabalho da Dona Lia e  do Senhor João Paulino que trabalhavam na portaria  do Colégio  e com esmero  e dedicação sempre com  alegria  que recebiam todos nós  os alunos com um sorriso no rosto e que fazia que tínhamos a certeza que mesmo  tendo as dificuldades do dia a dia nas matérias  do Colégio teríamos um dia iluminado pela positividade que transmitia e resplandecia em todos minutos que se transcorriam  

   O  símbolo  do  positivismo não  deve ficar apenas na sua palavra mas na força que ela emprega para mudar o mundo , as pessoas e todo um contexto de vidas que se faz necessárias no transpor de novas  consciências que se afirmaram com o   tempo .

   A   singularidade  do  porteiro  é a  felicidade  que ele traduz em cada gesto ou palavra que transmite pois ela edifica o viver das pessoas que estão a sua volta fazendo que possamos crer que todos os dias serão melhores que os outros. 

  O  tempo do Colégio  é  um marco  em nossas vidas seja pelo aspecto que adquirimos conhecimentos e principalmente pela socialização que fazemos  com  as pessoas e nisto se encaixa  o  porteiro pessoa simples de coração terno e que sempre vai buscar ajudar os alunos seja abrindo um portão , buscando um caderno que foi esquecido por um aluno ou simplesmente com a felicidade que transmite em cada olhar de bondade .

    Por  fim devemos sempre entender que o porteiro não é apenas um simples funcionário  mas  o profissional que transforma  , alegra  e  fortalece com os sentidos plenos de elevação .  Em Suma  O  Porteiro é  a  Alegria  da  Humildade  que  faz  que possamos ver que  Jesus está presente em seus gestos e também  em  acolher.  

Poesia : O que è Expandir ? - Autor : Ruy da Penha Lôbo

 

I

O  que  é   Expandir ?

 È  o  amplo  demonstrar  o  conjunto  de  idéias  que  sempre  vai  reinar.

II

O  que  é   Expandir ?

É  o  poder  de  dialogar palavras  com  habilidade  que  façam   a  verdadeira  liberdade.

III

O  que  é   Expandir ?  

É  o  belo  perceber  para  os  pequenos  atos  que  vão  resplandecer.

IV

O  que  é   Expandir ?

É   a  dedicação  em  cada  realizar  para  um  contexto  novo  sonhar.

V

O  que  é   Expandir ?

É  ir  muito  além  é   Jesus  o  sábio  da  humildade  que ensina  em   todos  os  tempos que  o  verdadeiro  conhecimento está  no  simples  pensamento que  traga  a  melhoria  a  todo  o  tempo.

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Poesia : A Forma do Saber - Autor : Ruy da Penha Lôbo

 

I

A  criatividade  é   a  expressão  da  divindade  que  ilumina  o  mundo  em  uma  era  de modernidade .

II

Que  ilumina  o  mundo  em  uma  era  de  modernidade  para  prosperar  as  idéias verdadeiras  que  devem  revolucionar  .

III

As  idéias  verdadeiras  que devem  revolucionar  o  principio  da  inteligência mostrando  que  temos  sempre  algo  que acrescentar.  

IV

Mostrando  que temos  sempre algo  que  acrescentar para  transformar a dureza deste mundo e  a sensibilidade  triunfar.  

V

E  a  sensibilidade  triunfar  é   A  Forma  do  Saber  que  vai  se  deixar  proclamar por todos os  lados motivando com  exaltação  o  verdadeiro  sentido  do  conhecimento  que  se  exemplifique  em ação.

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Poesia : O Relato da Felicidade - Autor : Ruy da Penha Lôbo

 

I

O  grande  construir  é  a  alma  que  devemos  apresentar  sinais  positivos  para  a  vida  melhorar.

II

Sinais  positivos  para  a  vida  melhorar  no  contexto  do  escrever  a  linha  que se traça  em  uma  palavra  crer.

III

A  linha  que  se  traça  em  uma  palavra  crer  no  caderno  da  perseverança  sendo  a alegria  que  é  a  confiança .

IV

Sendo  a alegria  que  é  a  confiança  para  retirar  o  pessimismo  e  a  vitoria  retratar.

V

E   a  vitoria  retratar  é  O  Relato  da  Felicidade  que  finalizara  com  elevação  para  as  primícias   de  maturidade   em  um   despertar  para   o  destino se  realizar.

terça-feira, 23 de novembro de 2021

Poesia : O Constituir Para a Bondade - Autor : Ruy da Penha Lôbo

 

I

O  símbolo  da  conciliação  é  a  busca  do  dialogar  com  as  idéias  e  harmonias   e pensamentos algo  bom  deixar.

II

Algo  bom  deixar  na  situação  presente  que  define  na  vida  uma  certeza  que  se guia.

III

Na  vida  uma  certeza  que  se  guia   para  restabelecer  os  laços  do  singelo  entender.

IV

Para  restabelecer  os  laços  do  singelo  entender baseado  na  humildade  que  é  o desígnio  da  serenidade.

V

Que   é   o  desígnio  da  serenidade  é     O  Constituir  Para   a   Bondade  que  deve  ser  radiante  sendo  uma  estrela  forte  que  brilhe  a  todo  instante.  

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Poesia : A Linguagem da Esperança - Autor : Ruy da Penha Lôbo

 

I

O  livro  que  se  abrira  constara  na  emoção  todas  as  palavras  que  modifiquem com  retidão .

II

Todas  as  palavras  que  se  modifiquem   com  retidão  o  significado  ligado  a  ternura  para  fortalecer  tudo  que  vai   enaltecer.

III

Para  fortalecer  tudo  que  vai  enaltecer  os  mínimos  sentimentos que são  a  força que  temos.

IV

Os  mínimos  sentimentos  que  são  a  força  que temos  para  priorizar  os  sentidos que  vão  se  consolidar.

V
Os  sentidos que  vão   se  consolidar   é   A  Linguagem  da  Esperança  que  devemos enfatizar  em  nosso  coração  trazendo  o   idioma  da  pureza  e  renovação.

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Conto : O Colégio Amarelo - Autor : Ruy da Penha Lôbo

 

 Chovia  forte em  Goiânia  capital  do  estado de Goiás  Eu Gustavo Fagundes olhando pela janela do meu prédio onde moro no setor Bueno encontrando alguns materiais  antigos  do  tempo de  colégio entre eles um caderno antigo de dez matérias com a gravura de um sol brilhando no horizonte , nesse instante voltei a 1988 ao Colégio Pedro Afonso Correa Santos ou então chamado a  época  de Colégio  Amarelo .

   Ele  tinha este nome porque o diretor do colégio resolveu pintar ele todo de amarelo, pois dizia que o  amarelo  representava o ouro que neste caso  era a sabedoria que os alunos iriam adquiri no  colégio ,  o colégio amarelo resplandecia  sua cor diante das pessoas que passavam e distinguia de todas as edificações da minha cidade Pedra da Serenidade  interior de Goiás e que fica próxima a Goiânia. 

     Em  minhas  visões  do  passado relembro  que no mês  de Novembro  ficávamos alegres  pois  iríamos concluir mais uma etapa de estudos que se concluiria , que bom era aquele tempo  onde estudava Geografia com a professora  Renata  sobre os países  continentes , rios , formas de governo e muitos outros  aspectos humanos ,  em português  a  professora  Karla  destacava  na gramática  a sintaxe , a ortografia  ,  a pontuação ,  a redação e outros aspectos importantes da língua escrita  em matemática tínhamos o professor Arquimedes que ensinava a formula de Bhaskara , a raiz quadrada ,  as porcentagens e outras operações da matemática . 

    Na  disciplina de história havia o professor Eduardo  que ensinava as fases da história do Brasil desde o descobrimento passando pela independência  e a republica  e mais tarde mais a frente ensinava sobre a história geral e  todos  os seus pontos importantes , não podendo esquecer o professor Willian que ministrava aulas de inglês  que ensinava  o verbo to be  e  outros pontos importantes da língua inglesa.  

  Todos  estes professores de certa forma marcaram a minha vida e são a fonte de fortaleza para novos desafios  a serem superados e conquistados , relembrando o período das provas onde eram impressas em um  mimeografo um instrumento que hoje não se usa mais  depois da chegada dos computadores, as provas eram confeccionadas no  mimeografo e depois entregues  a cada  aluno para assim poderem responder as questões e enfim  galgar os  términos  dos  estudos e  chegar aos objetivos que viriam pela frente e que seriam plenamente realizados.

     O  Diretor Epaminondas Duarte tinha o maior carinho com o colégio tratando a todos com respeito e ajudando os estudantes nas mais diversas duvidas que poderiam vir a ter,  todos os anos tanto no dia do estudante onde realizava saraus de poesia , palestras sobre uma determinada matéria   e  com musicas cantadas pelos alunos sempre estimulando o conhecimento que deveria  fazer  o aluno estar engajado no processo  educacional  e no dia do professor também  era um dia de festa onde os professores seriam valorizados  pelos seus trabalhos na escola lutando para que tivessem melhores condições de trabalho  ,  o pessoal da portaria  também não eram esquecidos pois ele dizia  que eles eram fundamentais pois ajudavam no funcionamento da escola  e conheciam de perto os problemas  da instituição  escolar e também cada aluno que chegava sempre trazendo um  sorriso de esperança  a  cada um  deles  que  é  essencial  para  sempre  terem  a   motivação  em  suas  vidas.

 Tudo  nesta época  era  bom  a atmosfera , o  jeito  simples  de  ser , a  bondade que se fazia notar  nos  mínimos  detalhes de um período plural e fundamental  para alcançarmos bases de respeito ao pensamento diverso que era tão valorizado na escola e hoje se vê uma sociedade de intolerantes .

  Folheando  as  páginas do caderno retornei  a  tudo isso em que após as  provas finais recordo que havia um grande mural pregado na parede   onde os alunos iam ver  o resultado das provas e se tinham passado de ano e entrado de férias constando o nome de cada aluno se tinha sido aprovado , reprovado ou então estava de recuperação  eu  sempre ficava  em  duas matérias  português e Geografia , lembro que após olharmos o resultado os alunos que haviam sido aprovados saiam contentes sorrindo e fazendo  planos para as férias onde iriam passear podendo sair com  a família enquanto os reprovados saiam triste pois sabiam que teriam que  começar tudo de novo ver novamente os mesmos conteúdos enquanto nós que ficávamos de recuperação  neste momento apesar de ter que ir a te dezembro estudando as matérias para passar tinham a certeza que seríamos aprovados, recordo que fiquei até o  dia 18 de Dezembro  de 1988 estudando e no dia 20 recebi  o resultado que tinha sido aprovado para minha alegria e de meus pais que assim  poderíamos  ficar  tranquilos para podermos  comemorar com  felicidade  as  festas de fim de ano.

  Lembrando  disso sinto que era uma  felicidade que  se traduzia  na  simplicidade dos fatos  que aconteciam  e não existia  a superficialidade  dos tempos de hoje  tão corridos  e  sim  a  harmonia  do  viver que  era  tão  essencial   para  mim   e para todas pessoas do meu tempo  e  que hoje    fica   a  saudade, hoje  em  2021  sou  engenheiro  e  trabalho na  edificação  de prédios  , sou casado com minha esposa Francisca  que  é  professora em uma escola publica aqui da capital e temos dois filhos  Paulo  e  Mercedes  e  que  são estudantes de  História  em  uma  Universidade.

Um  dia  mas  precisamente  dia  02  de  Abril de  2021 resolve retornar  a  minha cidade Pedra  da Serenidade  e passar na porta do colégio e observar e reviver todos aqueles momentos que tinha vívido naquele  colégio  que tinha o nome afetivo de Colégio Amarelo  por causa de seu amarelo reluzente que brilhava  ao  longe.

   Ao  chegar a cidade e andar algumas quadras  enfim aproximo do Colégio encosto a porta do colégio e fico olhando pensativo com perplexidade a situação do Colégio que tinha mudado a sua cor era azul escuro de um tom bem triste que fazia eu  querer que tudo voltasse aquela sintonia perdida .

   Ao  fechar o  caderno  cheguei  a  uma conclusão que escrevemos  todo o tempo de nossas vidas com alegrias , fé  e esperança e que ela a escrita  é   feita com a  caneta da simplicidade para fazer o  melhor que estiver ao  nosso  alcance .

  Os  sentimentos sempre  ficaram ,  pois  O  Colégio  Amarelo  estará   a   brilhar dentro do  meu coração  pois  foi  a verdadeira identidade de minha adolescência  que se revelara  por todos  os séculos sem  fim  mostrando que  a  felicidade  se  mostrara   em pequenos  detalhes  de  emoção   onde   a  vida  de  estudante  nunca  passara  então.

Poesia : O que é Fortalecer ? - Autor : Ruy da Penha Lôbo

 

I

O  que   é   Fortalecer?

É   ter  a  sólida  reflexão  que  levara  a  uma   realização.

II

O  que  é   Fortalecer ?

É  ter  os  princípios  de  verdade  sempre  tendo  a   sinceridade.

III

O  que  é  Fortalecer  ?

É  o  sol  que  sempre  brilhara  as  idéias  que  vão   edificar.

IV

O  que  é  Fortalecer ?

É  a  conjuntura  de  sentimentos  que  ampliaram  a   todo  o  tempo.

V

O  que  é  Fortalecer ?  

É  ir  muito  além  é  Jesus  a  grande  edificação  que  transforma  o  tempo,   o mundo em  uma  palavra  redenção.

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Poesia : O Renascer Para a Felicidade - Autor : Ruy da Penha Lôbo

 

I

A   sensível  harmonia  se   concretiza  em  fundamentos  de  ampliação  que  designam um  tempo  de   consolidação.

II

Designam  um  tempo   de  consolidação  para  solidificar  todas   as  bases  que  vão  se estruturar.  

III

Todas  as  bases  que  vão  se  estruturar  no pleno  conceber que  ligara  a  um sincero crer.  

IV

Que  ligara  a  um  sincero  crer  personificado  na  sinceridade  que  é   a  grande cordialidade.

V

Personificado  na  sinceridade  que  é  a  grande  cordialidade  é   O  Renascer  Para  a  Felicidade  que  instauramos  a  todo instante  o  modelo  de  humildade  aliado  a  perspectiva  que  a   partilha  deve  ser   a  suprema  sintonia.   

 

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Poesia : O Pleno Avaliar - Autor : Ruy da Penha Lôbo

 

I

O   esplêndido  situar   formulara  a  importância  do  entender  que  ressaltara   a  bondade  em todo  lugar.

II

Que   ressaltara   a   bondade   em   todo   lugar   para  deixar  a  esperança  que  o  humanismo  tem   a   sua  relevância.

III

Que   o   humanismo   tem   a  sua   relevância   para   mostrar  que  os  bons  exemplos   o  mundo   vai   modificar.

IV

Que  os  bons  exemplos  o  mundo  vai  modificar   com  a   certeza  que  criaremos  um  conjunto  de  afirmação  que  envolve   o  mundo  então .

V

Um   conjunto   de   afirmação   que   envolve  o  mundo  então   é   O   Pleno  Avaliar que  está  a  nossa  frente  para  distinguirmos  as  virtudes  e  sermos  conscientes .

terça-feira, 16 de novembro de 2021

Poesia : A Maior Definição - Autor : Ruy da Penha Lôbo

 

I

O  campo  do  saber  deve estar  na  grande  renovação  que  muda  a  vida  em  um símbolo  de  inovação.

II

Que  muda  a   vida   em   um  símbolo  de  inovação  para  destacar as alegrias  plenas  que   vão  irradiar.

III

As  alegrias   plenas   que  vão  irradiar  a   suprema  felicidade  que  moldara  na  realidade.

IV

Que  moldara  na  realidade  a  busca  da   perseverança   que   tudo   de  bom  se  alcança .

V

Que  tudo  de  bom  se  alcança   é   A  Maior  Definição  que   devemos  identificar  para  um  novo  dia   que  vai  clarear .  

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Artigo : Porque é Tão Difícil Viver a Simplicidade ? - Autor : Ruy da Penha Lôbo

 

No  mundo atual  a  sociedade  vive  presa  a  imagens  em  um  tempo  de  superficialidade  nunca visto na história , vivemos em um  período que devemos repassar aos  outros  o que não somos achando que  isto  é  a  felicidade   sendo que não  é  pois é  um aparente disfarçar de  suas próprias  frustrações  e  desilusões. 

   Em  vídeos  e  postagens  de  fotos mostramos um mundo imaginário , um sentido irreal  de  viver em  paradigmas  que  não  deveriam  fazer parte de nossas vivências     o  tempo verdadeiro  da  vida está em aceitar com coerência todos os acontecimentos que estão a  nossa volta e  não criar um espectro   de  artificialidades que  não  condizem com o nosso  viver ,   ser  e  crer  para  ter  a  harmonia  perfeita  em  nossas  vidas  por isso  devemos ter sempre  as  raízes  autênticas  em   nosso  coração.

  Vivemos  em  uma  era  em que as  pessoas  não  valorizam  o  que  os indivíduos tem  interiormente    e  sim o que elas demonstram através de  pensamentos equivocados  em  um mundo que apesar  de tantas  tecnologias que é  essencial para uma sociedade ser desenvolvida com a  internet que trouxe um grande impulso de transformações necessárias  a  sociedade   e que são fundamentais  para construir um novo tempo , entretanto não conseguimos chegar  a  subjetividade  humana  seja  apreciando  o  raiar do  sol   ou o  movimento  dos  pássaros  que  estão  a  nossa volta  e  que  indicam  o  caminho  da  serenidade  que devemos  alcançar  e  consolidar .

     O  grande ideal  da vida  não  está em reproduzir estereótipos padrões que alguns julgam ser o  certo  mas sim  ter o jeito  de ser  sendo essencial   para construir uma realidade  a  cada  dia ,  tempo  e circunstância  ,  o aprimorar para  as  pequenas  virtudes  deve  ser a  nossa grande meta para chegarmos  a  uma  positividade baseada não  apenas em  acumular bens , dinheiro , mas se guiar pelo  verdadeiro  valor que todo  o  ser  humano  deveria  ter para  uma  visão  serena  de  vida ,   a  simplicidade .

   O  mundo ,   os indivíduos  ficam  presos  a  símbolos que não  traduzem  nada  em contraposição  a  isso devemos  buscar a  fé ,  a esperança  e  a harmonia , as  bases singulares  para  um  tempo  perfeito  de inovações ,  Por fim  a  verdadeira  felicidade deve  ser  fortalecida   a  cada  dia,  minuto  e segundo  onde devemos ser construtores de  nossa própria realidade , baseado em pensamentos   plenos de realizações .  Em  suma  Porque  é  Tão  Difícil  Viver  a  Simplicidade ?   Está  é  a  grande indagação  que devemos  ter  a  resposta primordial  onde  a  humildade  se  conjuga  em  uma  só percepção  que   ser  humilde  é  um  ato  de  consolidação.