sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Artigo : A Arte de Pensar - Autor : Ruy da Penha Lôbo

 

      O  pensamento é a engenharia mais perfeita da humanidade, pois em função dela choramos , sorrimos e emocionamos  com  fatos e  histórias reais  e estórias ficcionais que estão sempre a nossa frente no dia a dia no decurso do cotidiano de nossas vivências.  A  conjuntura do pensar e alicerçado em bases sólidas do saber e principalmente na sensibilidade porque através dela somos criativos , imaginativos , reflexivos e racionais para lutar por aquilo que sonhamos , almejamos  e desejamos que sejam realizados  no decurso de nossa passagem pela terra.

     A  grandiosidade do pensamento humano vem desde os tempos remotos e  sempre progrediu sendo  assim  o  pensar  reflexivo  seja  analisando , indagando porque tal fato aconteceu? Porque somos às vezes irracionais? Porque as  bases  que formam  as estruturas da gênese humana existem e porque ela oprime a sociedade? Essas indagações ocorrem para não ficarmos estáticos e sim fazer que sejamos artífices de nossa história, toda essa interrogação é justa porque com isso construímos estruturas justas e pontes abertas para um novo dialogar em um tempo de particularidade plurais e  democráticas  que  façam exercer a cidadania.

No  outro contexto de pensar não devemos esquecer os imaginativos onde criamos enredos,  estórias ficcionais , personagens , situações que fazem que pensemos através dos personagens sobre nossa forma de ver o mundo em função de, uma maneira explicativa que analisa o personagem  e  o  seu  contexto  em que vive,   esse pensar imaginativo é essencial a sociedade para tirar as pessoas um pouco  da vida difícil que estamos presenciando  e  suavizar o mundo através da  ficção  entrando em outro mundo paralelo que não estamos nele  mas  que  possibilita fazer  que alegremos .    

No  pensar criativo  onde é denominada pela criatividade  humana onde o ser humano pela sua necessidade busca melhorar a sua vida e da coletividade em um todo , o que seria do mundo sem a lâmpada elétrica de Thomas Edson? Com certeza não teríamos alcançado  o grau de desenvolvimento que encontramos hoje com computadores , smarthphones, satélites de comunicação e meteorológicos e de estudo da astronomia .

Outro  pensar criativo  que temos que destacar  é  a invenção do avião por  Albert  Santos  Dumont que inovou os meios de transporte e possibilitou que as pessoas chegassem a seu destino de forma mais rápida  enquanto levaria  meses  em navios de passageiros para chegar ao outro pais ou continente. 

Chegando ao ultimo ponto  ao pensar racional que leva as pessoas a construírem suas vidas não apenas baseadas em sonhos mas na autodeterminação na sua luta cotidiana para se  chegar aos seus caminhos delineados pelo tempo e o espaço  ,  mas que devem acontecer no prisma da coletividade ou seja onde as oportunidades aconteçam para um numero maior de pessoas ter acesso a uma vida digna e justa no campo do saber e em outras áreas  tão essências a vida humana e  que hoje estão relegadas  a segundo plano e  que devem ser o norte da pluralidade e diversidade .  Neste contexto este pensar racional faz que a exclusão  fique latente em que às vezes achamos normal  sendo que não é , pois alguns tem acesso aos meios de produção e outras não criando uma sociedade desigual  em que é baseado na imagem que  passa e não na realidade que  se vive e sabemos que é feita de muitas imperfeições  e  cabe   a  nós mudar.

  Por  fim todas as formas de pensar são importantes na sociedade, entretanto devemos buscar aquela que se molde as nossas necessidades proeminentes e que sejam uma força de transformação de princípios, métodos fazendo um mundo plural e igualitário.  Em suma  A  Arte  de  Pensar  esta  na gênese  humana  pois  somos transformadores  não  ficamos  estáticos,  construímos e analisamos as nossas histórias e  projetamos nosso futuro em concretizações, essa é a nossa esperança agir no mundo  sendo indagadores  da mudança , tendo a resposta da felicidade  que  irá  acontecer  na  sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário