sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Conto : As Alegrias na Fazenda Girassol - Autor : Ruy da Penha Lôbo



     Era  o ano  de 1978 na pureza da vida, a singularidade, a felicidade batia em meu coração juvenil,  trabalhando de sol a sol na plantação de milho , arroz e feijão que possuíamos  eu Juarez  Peixoto na Fazenda Girassol sentia que tudo aquilo teria o seu curso  e fecharia  um ciclo que não  retornaria mais , sendo  uma  vivência inquietante em meu coração.
   Lembro com sintonia da casa amarela, simples que morávamos em que possuía um alpendre, cozinha, dois quartos e uma varanda no fundo que víamos o rio Jequitibá  passar com sua  água  límpida , pura  e hoje infelizmente não disponho disso , vivendo em  uma cidade grande onde  tudo é artificial e sem autenticidade,  sensibilidade que faz  falta .  
   Meu  pai Hermenegildo trabalhava  na agricultura, além de cuidar das plantações  do pequeno  gado que possuíamos fruto de muita dedicação em toda a sua vida , minha mãe Heloisa  cuidava  da casa e de nossa educação tanto minha Juarez e também de meus irmãos  Ronaldo e Helena  tudo  era  belo, sublime e singelo mas grandioso nos  momentos bons que vivíamos  e na subjetividade que guardo até hoje.
  Aos  sábados  lembro de ir passear na cidade de Jardinópolis que  ficava próximo a nossa fazenda uns quatro  quilômetros com meu pai , minha mãe e meus irmãos em uma caminhonete azul  marinho marca Chevrolet muito usada na época em que íamos  a feira no centro da cidade  em que meu pai era  feirante  e vendia  as verduras e juntar dinheiro  para nossa subsistência  pois era muito aclamado sendo bom comerciante.
   Enquanto a meu  pai e minha mãe ficavam trabalhando na feira  nós íamos a praça Walter Santos muito procurada onde as pessoas iam passear , caminhávamos e pensávamos na vida e seus problemas cotidianos ,  ao chega a praça notava-se a diferença  em seus  aspectos de olhares  uns  felizes , outros tristes e outros achando respostas para os seus variados problemas .  Na vida se sentia muito feliz com todo este momento, junto com meus pais e  irmãos estudando no Colégio Sales se traduziu em expectativas que seriam realizadas  mais  a frente pois crer , acreditar e realizar sempre foram os marcos de minha vida .
A  cada amanhecer, anoitecer eu tinha aquele mundo  pequeno , singular e humilde em minha percepção de vida que se alegrava com os mínimos  detalhes que estavam a minha volta , o silêncio  era uma sintonia que sentia  na fazenda pois o que se notava era instantes serenos e esplêndidos de meditação que atualmente sinto  falta na turbulência da cidade grande que hoje vivo  em  São Paulo e  é assim um turbilhão de sons,  eu pensava na quietude que havia  perdido e se mostraria essencial  em minha vivência .
  A  brisa leve da manhã , o cotidiano que se fazia notar no café da manhã  saboroso  e biscoitos,  broas , roscas que minha  mãe fazia antes de irmos para a escola tudo muito bem feito  com a harmonia  de uma ação singela  que se mostraria grande com o decorrer do tempo.  Ao sair para as aulas na caminhonete de meu pai Hermenegildo percebia que todo um conjunto de alegrias se concretizava ao passar pelas estradas vendo os pássaros, sabias, pardais, bem te – vis e uma infinidade de outros animais que se faziam presentes em cada cenário e se desenhava  no imaginário  de meu pensamento que vislumbrava toda a harmonia brilhante e duradoura que iluminaria minha vida . O  tempo passava devagar naquela porção de  felicidade que outrora tinha  , relembrando  para sempre as festas nas fazendas próximas eram  também um acontecimento único em nossas vidas , pois existiam  novenas dedicadas a cada  santo e após a reza um almoço saboroso e doces de todos os tipos que até hoje povoam meus pensamentos  pois seriam fruto de uma memória alegre , feliz   e suprema em todos os detalhes  que se configuravam na certeza de uma singularidade única.
   Ao  abrir os olhos voltei a tudo isto meu passado, minha história, acontecimentos e enredos de minha vida, hoje em fevereiro de 2020  eu Juarez Peixoto formado em psicologia trabalhando em um consultório psicológico ajudando as pessoas , casado com  Márcia e com meus  filhos Gabriel e Renata vivendo em  São  Paulo  retornei   a esse tempo sublime  para pensar  a eterna  felicidade que guardarei pois aquele tempo não retornara  e será sempre a recordação singela  que está em meu coração de recordações.
  Hoje meus pais Hermenegildo e Heloisa não existem mais , meus irmãos Ronaldo e Helena moram e trabalham em Goiânia em suas respectivas profissões de advogados e não procuram manter conta to comigo e quando procuram saber noticias  , fazem isto somente através de whatshaap  o que torna a nossa irmandade muito artificial sem  a felicidade que tínhamos e foi perdida,  As  Alegrias na Fazenda Girassol  faz  eu  entender que os minutos são importantes em nossa vida pois aqueles  momentos ficaram  para refletir que a união é o elo que devemos preservar e que nunca pode acabar pois é a harmonia que vai reinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário