quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Conto- Um Amor em 1932-Autor Ruy da Penha Lôbo


      Era o ano de 1932, estava passeando pelas ruas de São Paulo, mas precisamente no Bairro da Mooca , quando avistei uma moça linda cabelos negros , olhos pretos muito bonita quando a vi estava indo trabalhar em um restaurante que na época se chamava Paladar muito freqüentado por varias pessoas do bairro e redondezas , onde todas as pessoas iam ao restaurante se divertiam  e encontravam com os amigos  , notava-se uma alegria no semblante das pessoas que o freqüentavam todos os dias .
    Eu Joaquim campos recém-chegado de Goiás morava com os meus tios Carlos e Teresa e meus primos Fabio e Catarina vivíamos felizes naquela cidade ainda provinciana onde todos se conheciam diferente da megalópole que se tem hoje com um transito conturbado e grandes problemas que a afligem na época pós moderna.
     A nossa vida era simples eu Joaquim Campos trabalhava em uma loja de tecidos do senhor Ranan um turco que estava muitos anos em São Paulo e tinha uma grande clientela, pois era muito educado e atendia a todos com educação exemplo de trabalho que devia ser seguido por todas as pessoas que hoje em dia vejo não terem educação. 
       Meus primos Fabio e Catarina trabalhavam em um mercado que ficava próximo as suas casas e enquanto meu tio Carlos e Helena ele trabalhava em uma empresa de sapatos e minha tia como professora na escola Domiciano Campos Toledo , eu Joaquim Campos e meus primos estudávamos no Colégio Padre Anchieta , minha rotina era levantar cedo esperar o bonde e ir para o trabalho e a noite ir para o Colégio em um desses dias encontrei com Veridiana novamente , começamos a conversar e notei que a felicidade estava no seu rosto , ao me ver conversamos muito e ela disse de seu trabalho no restaurante Paladar e que era muito cansativo que havia dias  em que chegava tarde em sua casa e que iria arrumar outro serviço pois queria estudar e não tinha tempo.  
    Enquanto isso eu falava do meu trabalho da minha terra Goiás e da minha cidade Guaratan, nessas idas e vindas de conversas, perguntei a ela se estava namorando e ela disse que estava solteira e tinha terminado o namoro há pouco tempo. 
       Nesse instante fiquei feliz, pois estava interessado por ela há muito tempo somente não sabia como me aproximar e agora era a oportunidade que queria então disse:
       -   Veridiana tenho algo a lhe dizer
 Então ela disse:
        - fale Joaquim o que tem a dizer?
   É o seguinte Veridiana há muito tempo sinto algo muito forte por você estou gostando muito de você e gostaria de saber se você aceitaria namorar comigo?
 Nesse momento Veridiana respondeu:
        - Sabe Joaquim há muito tempo vejo você e gostaria muito de conversar, também estou gostando de você aceito namorar com você.
      Ao dizer isto beijamos e abraçamos e esse instante foi inesquecível pois foi o marco do inicio de nossa História que iria se perpertuar por muitos anos, ao passar todos esses momentos marcamos de encontrar no Domingo na praça que ficava próxima a sua casa pois seus pais eram muito sistemáticos e não aceitavam  ficar namorando de qualquer jeito , através de Veridiana mandaram dizer que queriam conversar comigo e saber as reais intenções que tinha com ela , então  fui a casa de seus pais Julio e Dona Mercedes. 
     Ao chegar estavam a minha espera para conversar, quando cheguei disseram:
         - Você é o Joaquim que minha filha falou?
      Então respondi:
         - sim sou eu
Então responderam
- Seja bem vindo a nossa humilde casa
      Seu Julio era um homem trabalhador trabalhava no comercio de tecidos e Dona Mercedes cuidava dos afazeres domésticos, no decorrer do dia em sua casa  seu Julio e eu fomos para a sala e conversamos sobre  política , economia  e a vida em sociedade.
 Enquanto Veridiana ajudava sua mãe na cozinha preparando o jantar.
    Conversamos bastante, enfim o jantar ficou pronto, muito saboroso por sinal, com uma feijoada, arroz, e uma pizza muito saborosa, que até hoje não esqueço ficando em meus pensamentos guardada em minhas emoções para sempre.
      Passado o jantar, disse ao seu Julio que estava ali para dizer que gostaria muito de namorar Veridiana e assumir um compromisso serio de casamento com ela, nesse instante seu Julio respondeu:
         - rapaz vejo que é um rapaz serio, pois todos os outros não tiveram coragem de chegar aqui  e você veio e quer assumir um compromisso serio com minha filha , aceito seu pedido de namoro , pode namorar com minha filha , mas não a magoe pois ela é jóia  da nossa vida.
          Nesta hora respondi:
           - Pode ficar tranqüilo seu Julio, pode ficar despreocupado amo a sua filha
        Foram anos importantes de namoro eu diria uns quatro anos com o decorrer dos anos minha vida estava estabilizada tinha formado em Medicina e com planos de voltar para Goiás, o estado que amo e que sempre esteve guardado em meu coração durante todos esses anos , Veridiana também havia se formado se formando em enfermagem e tanto ela e eu estávamos trabalhando em um hospital , meus primos Fabio e Catarina também haviam se formado haviam se graduado em direito e tinham seu próprio escritório enquanto aos meus tios Carlos e Helena estavam de passeio pela Argentina em uma viagem que meu tio planejava há anos e somente agora haviam realizado. 
        Com o decorrer do tempo em 20 de janeiro de 1936 na cidade de São Paulo chegava o grande dia tão esperado e com grande expectativa há anos e em que iria unir a mulher que tanto amava, na casa  de meu tio estávamos todos aprontando para o casamento tanto eu como meus pais Lourenço e Carmem recém-chegados de Guaratan , Goiás  era uma alegria aquele momento para eu vesti um terno muito bonito que havia comprado e fomos para a igreja da Sé  para aquela cerimônia tão especial na minha vida. E que ficaria no arquivo de minha memória para sempre.
         Ao chegar avistei Padre Floriano muito educado disse que ficasse tranqüilo e desejou muitas felicidades para eu e para Veridiana, Veridiana demorou um pouco, mas enfim a vejo chegando com seu pai Julio, linda magistral parecia uma princesa ao aproximar seu Julio disse:
       - Cuide bem de minha filha que ela é o meu tesouro!
          Então respondi:
          - Não se preocupe seu Julio eu amo sua filha.
     A cerimônia foi linda em que o Padre Floriano falava da importância da família e que devemos lutar para protegê-la, passados todos esses anos hoje em Goiânia no ano de 2013 sentado no alpendre de minha casa no setor Oeste hoje aos 90 anos com minha esposa Veridiana tendo doze filhos, oito netos e vinte bisnetos sinto que a felicidade aconteceu naquele instante que vi o amor da minha vida em São Paulo no bairro da Mooca, um amor que conheci em 1932, amor divino, sublime que quero sempre semear, semear bons frutos de carinho que vão sempre eternizar.

                                        - FIM -

Nenhum comentário:

Postar um comentário