sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Conto- Saudade de Parnaíba- Autor : Ruy da Penha Lôbo



Era o ano de 1985 estava em casa eu Porfírio Carvalho e meus irmãos Fernando e Fátima brincando no quintal de casa, onde passávamos longas horas até o raiar do dia que alegrava a nossa vida e trazia a esperança que sentiríamos falta daquele momento tão essencial na vida das pessoas e eu hoje não se vê onde as crianças não brincam mais, querendo ser adultos foram do tempo e criando ilusões  
      Tínhamos uma vida simples porem de muita alegria meu pai Raimundo Correia trabalhava como ferroviário na construção dos trilhos de ferro e minha Gertrudes cuidava da casa e de todos os afazeres que eram muitos para o bom andamento do lar.
         Na cidade de Paranaíba interior de Goiás todos se conheciam e se respeitavam era uma verdadeira amizade que não se vê hoje em dia em um mundo Capitalista que valoriza o ter e não o ser, em Paranaíba todos se ajudavam quando uma pessoa estava em dificuldades seu Honorato um farmacêutico ajudava as pessoas que ficavam doentes e estavam sem dinheiro medicando os remédios e aceitando quando pudessem pagar , ou seja era uma vida de solidariedade e que  não se prega hoje.
        Meu itinerário de vida e meus irmãos era ir para escola Januário Peixoto e estudar lá encontrávamos meus amigos Alcides e Diocleciano onde brincávamos no recreio e após voltávamos com afinco para aulas, pois a professora Geralda era sistemática e não gostava de estripulia em suas aulas tendo que levar a serio para sermos alguém na vida.
         Ao terminar as aulas chegávamos em casa e minha mãe sempre havia preparado um lanche para eu e meus irmãos e amigos  que era saboroso com rosca , pão de queijo bolo de fubá , bolo de mandioca e um saboroso café . Ah que tempo bom que não volta mais na simplicidade singela eu não tinha a real noção que aqueles momentos seriam inesquecíveis guardados no baú das minhas emoções. 
           Ao termino do 1º grau e 2º grau no colégio Carlos Prado, não tendo condições de estudo posterior fomos para Goiânia onde trabalhei de vendedor em uma loja e meus irmãos em um supermercado, a vida era difícil, mas com muita luta conseguimos nossos objetivos , prestei vestibular para História e fui aprovado e meus irmãos Fernando e Fátima haviam sido aprovados para Direito , as conquistas iam a cada dia acontecendo em nossas vidas , alcançando tudo que queríamos , após longos anos de estudo concluí o curso de História  e estava ministrando aulas na escola José Cândido e também havia pouco tempo concluído o  Mestrado e com o decorrer dos anos conheci Isabel que trabalhava na mesma escola , namoramos e casamos e tivemos dois  filhos Renato e Alessandra.
        Quanto a meus irmãos Fernando e Fátima haviam se graduado em Direito  e tinha um escritório de  advocacia e tinham também se casado, Fernando havia casado com Norma uma bióloga que conhecera na Universidade e tinha um filho Demerval e Fátima minha irmã havia se casado com Thales um professor de matemática  e tinha um filho Cláudio , suas vidas eram muito diferentes , viviam no luxo , na ostentação  não se lembravam da vida simples que nós tínhamos em Parnaíba , aliás tinham vergonha de dizer que eram de lá , não procuravam  ter contato comigo , viviam reclusos em seu mundo de vaidades e futilidades esquecendo que a simplicidade é a maior das virtudes.
          Ao retornamos em Parnaíba no dia 20 de janeiro de 2013 na festa do Padroeiro São Sebastião relembrei toda a minha vida, a alegria que não voltara o tempo que passou e não apagarei a Parnaíba que sempre estará em meu coração, a saudade de meus Pais que não sairá de dentro de mim de um tempo bom em que a saudade sentirei sempre a  pulsar nas minhas recordações onde a felicidade existia e irei sempre guardar guardar como doces lembranças que irei sempre lembrar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário