sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Crônica : Natais de outros tempos : Autor : Ruy da Penha Lôbo

              O Natal é uma data especial onde Jesus é o centro principal na nossa vida em que a partilha deve ser uma forma de transformação mudando o nosso jeito de ser e criando  um ambiente para que o menino Deus nasça em nossas vidas dia-a dia.
     Rememorando os natais de outros tempos , relembrei como antigamente era alegre o natal , as pessoas se preparando , aquela alegria por saber que o menino Deus vai nascer no dia de natal, não esse consumismo desenfreado que se vê hoje onde o natal virou uma data comercial , esquecendo a união entre as famílias sendo o seu ponto central.
     Onde as pessoas devem fazer uma revisão de suas vidas e procurar melhorar pois esse é o sentido do natal deixar Jesus Cristo nascer em nosso coração, hoje o que se vê é uma busca incontrolável pelo lucro para ganhar dinheiro ,vender , vender , não que ganhar presente seja pecado pois é uma forma de lembrar das pessoas.
    Mas esse não deve ser o objetivo principal, e sim lembrar daquele que veio fazer morada entre nós , o natal deve ser uma celebração de alegria , de olhar o semelhante e vê-lo como seu irmão e respeitando a sua dignidade como filho de Deus a qual todos fomos eleitos no nosso batismo ligados fielmente a Deus o nosso pai salvador.
      Antigamente na noite de natal me lembro como se fosse hoje íamos tomar banho mais cedo e nos aprontar para mais tarde pois a missa era a meia-noite em ponto se chamando missa do galo, hoje ocorrendo somente no vaticano em celebração pomposa celebrada pelo papa bento XVI o sucessor se São Pedro apostolo de Jesus que foi criador da igreja católica que hoje está espalhada pelo mundo inteiro em vários paises.
        Depois da missa quando íamos para casa já era natal e ia me juntar a nossa família a minha mãe e meu pai e a meus irmãos , meu tio e minha tia e meus sobrinhos que ainda estavam pequenos e íamos brincar de amigo sendo que até hoje brincamos mas que não está presente meu tio e minha mãe tendo saudades quando estavam ente nós nos alegrando com suas presenças nas festas de natal, esta época me dá muitas saudades.  
          Nessa época me bate uma saudade daqueles natais onde eu tinha mãe presente e hoje não tenho pois o natal minha gente é isso , é união entre as famílias , união entre as pessoas solidariedade e compreensão entre os seres humanos buscando um mundo melhor onde haja uma sociedade igualitária e humana entre as pessoas.  
        Por isso o natal têm essa força de mexer com os nossos sentimentos e desenvolver as lembranças eternas de uma época que ficou guardado no arquivo do meu coração , em suma vivamos o natal, comemoremos o natal e não esqueçamos o seu verdadeiro sentido que é o amor de Deus manifesto em cada um de nós como lembrança viva do seu amor para a humanidade na simplicidade do seu nascimento que dever servir de exemplo , nos mostrando que o orgulho não leva a nada e a simplicidade é a grande virtude que devemos espelhar naquele que veio salvar a nossa humanidade.  
       Por fim não quero ficar vivendo de saudades em meu coração , mas essa época é propicia a isso a trazer fortes recordações de natais de outros tempos que relembram grandes emoções. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário