sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Poesia : O Relógio do Tempo- Autor : Ruy da Penha Lôbo

I

O relógio do tempo está a passar e com ele os meus sonhos que espero renovar

II

Espero renovar na chegada de um novo ano que está para despontar trazendo sonhos , esperança e realizações que espero concretizar .

III

Concretizar nas mínimas coisas e na alegria de sonhar , sonhar que todos os nossos sonhos  são possíveis se temos Deus a nossa frente a nos guiar .

I V

A nos guiar iluminando as nossas vidas e trazendo modificações , esperança , sonhos , alegrias , renovadas a cada dia que aconteçam então.

V

Aconteçam no nosso olhar , no nosso sorrir e na maneira de pensar é assim que um ano novo renasce quando cremos que podemos recomeçar e acreditar que os sonhos se realizam quando temos algo a conquistar.   

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Papai Noel questionador - Autor : Ruy da Penha Lôbo

    Era o Natal de 1931 , estávamos aguardando mais um natal eu, Paulo , Renato e Claudete aguardávamos os presentes que papai Noel ia trazer , porém íamos a missa celebrar o nascimento do menino Jesus juntamente com meus pais Carlos e Divina , após a missa fomos para casa  chegando lá encontramos com meus avós Julio e Constancia e comemoramos o nascimento do menino Jesus  com uma ceia onde se tinha lombo assado , costelinha de porco, carne moída e tutu de feijão .
      Passados estes momentos fomos para o quarto nos recolher , ao deitarmos escutamos um barulho muito forte e um grito , olhamos pela janela e era papai Noel em seu trenó com as renas e seus ajudantes que eram muitos, todos baixinhos , muito alegres e sorridentes, neste instante saímos correndo do quarto para vê-lo e fomos para fora da casa , ao nós ver ele do trenó todo de roupa vermelha  e foi conversar conosco e disse: 
      
      - você é o Paulo ? 
          Então respondi :
        - sim sou eu
        E depois falou aqueles ali são seus irmãos Claudete e Renato
            Então disse :
             - sim são eles
            Nesse instante Papai Noel falou:
              - estou triste
            Então perguntei:
             -mas porque Papai Noel :
              E ele respondeu :
               - As pessoas estão perdendo o verdadeiro sentido do Natal que o nascimento do menino Jesus somente falam de mim mas Jesus é que deveria ser lembrado e não eu. 
                Neste momento respondi:
                 - Não fique assim Papai Noel. 
         Em seguida ele respondeu :
                 - As pessoas estão muito egoístas , não pensam em ajudar o semelhante há no mundo ,desigualdades sociais e Jesus prega o amor , a bondade e as pessoas não vêem isso principalmente no natal.
            E depois completou:
              - há poucas pessoas como seus pais e seus avós que sabem o verdadeiro sentido do natal que é ajudar o semelhante.
           E em seguida falou:
              - haverá um tempo meu filho lá pelos idos de 2000 para frente , onde as pessoas esqueceram o verdadeiro sentido do natal que é o nascimento do menino Jesus e me usaram para vender seus produtos em um consumo desenfreado.
            Mas completou :
             - mas há esperança Paulo meu filho Ho !Ho! pois quando temos pessoas boas o mundo será sempre melhor .
             E depois falou:
               - desculpe precisava desabafar tenho que viajar a noite inteira antes do amanhecer e encontrar com minha família  para passar  o Natal comemorando o nascimento do menino Jesus.
          
            Em seguida disse:
            - chame seus irmãos e venha você aqui no meu trenó , aqui está Paulo uma bola para você Ho!Ho! , você Renato um caminhão de madeira e Claudete aqui esta uma boneca .   
 Depois se despediu e disse :
     - Ho! Ho! Feliz Natal , tenha Jesus em seus corações , não esqueçam esse é o verdadeiro sentido do Natal. 
  Após essa conversa Papai Noel foi embora , e passaram os anos e contei para os meus filhos Bárbara  e Jacinto não sei se acreditaram  mas o que sinto e é minha constatação Papai Noel existe e é questionador e vem nos lembrar que Jesus nasce neste Natal quando olhamos para o irmão sem consumismo e uma vida de retidão.  

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Jesus A diferença na História - Autor: Ruy da Penha Lôbo

Dentre as personalidades mais fascinantes de nossa História e que nos instiga até hoje passados mais de 2000 anos de seu nascimento é Jesus de Nazaré , não há e não houve outra pessoa que mexe-se tanto com as nossas vidas como Jesus que ensinou o caminho da verdade , da bondade e do amor a todas as pessoas o caminho que todos devemos seguir  para sermos pessoas melhores no mundo mudando a sociedade.
    Jesus é um paradigma da História , ele mudou todos os conceitos ultrapassados que existia como a lei do Talião olho por olho dente por dente , o código de Hamurabi da mesopotâmia hoje Iraque ou seja que o semelhante deveria fazer com o outro semelhante o que ele fez ou seja pregava a lei da vingança .
     Jesus ao contrário rompeu com isso e ensinava o amor ignorado por aquelas pessoas daquela época e também por algumas pessoas de hoje que se acham melhores que as outras , por terem sua classe social , econômica e política esquecendo que Jesus veio para mostrar simplicidade que deve ser o norte da nossa vida que devemos seguir. 
      Jesus é tão importante que a contagem dos tempos , dos séculos , dos anos se modificou em função de seu nascimento , pois o seu nascimento marca o ano I da era Cristã ou seja o começo dos anos que conhecemos hoje e a sua contagem, com seu nascimento muda-se o conceito de História e o cristianismo modifica os continentes por onde passa sendo perseguidos os seguidores e ganhando mais adeptos.
       Foi o que aconteceu com o Império Romano que antes eram perseguidos os cristãos  tirando as suas vidas mas que tempos depois se tornou religião oficial do império, pois o império estava dando sinais de enfraquecimento pois até os militares romanos estavam se convertendo e não queriam participar das barbáries cometidas contra os cristãos.
     Jesus é olhar diferente para a humanidade , é o amor de bondade de Deus que vem até nós , lembrar do seu amor paternal , enquanto os poderosos do mundo brigam pelo poder político , social , econômico , Jesus nós ensinou o contrário o ensinamento da simplicidade , olhar para o próximo vendo nosso irmão sendo seu servidor , servir ao próximo sem pensar em nada em troca pensando somente em fazer o bem.
      Jesus ontem , hoje e sempre seus ensinamentos são passados de geração em geração sua vida deve ser modelo para todos nós pois seu amor está presente quando olhamos para o irmão , quando desejamos uma sociedade justa e um mundo melhor sem desigualdades sociais tão latentes em nossa sociedade contemporânea.
       Em suma Jesus reflexão que deve ser olhada não apenas do ponto de vista espiritual  mas do ponto de vista humano , pois Jesus se humanizou e veio morar entre nós sendo a diferença na história e nos passando ensinamentos que serão  perpetuados até a nossa vida eterna. 

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Poesia : Natal Divindade de Deus - Autor : Ruy da Penha Lôbo

I

Natal olhar terno de esperança , amor , solidariedade , união essa deve ser a nossa vida ajudando o nosso irmão.

II

Nosso irmão necessitado de esperança , de um pedaço de pão , é Jesus Cristo presente no oprimido lutando por uma vida justa que tenha igualdade na distribuição .

III

Distribuição desregrada onde uns têm tanto e outros nada têm , é Jesus pedindo a nossa reflexão também.

I V
Reflexão para a vida , para a nossa imensidão ajudando Jesus Cristo em cada pessoa , em cada irmão. 
.

V

Em cada irmão se deve ajudar podes crer , pois Jesus está presente e neste Natal faz a divindade de Deus aparecer. 

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Crônica : Natais de outros tempos : Autor : Ruy da Penha Lôbo

              O Natal é uma data especial onde Jesus é o centro principal na nossa vida em que a partilha deve ser uma forma de transformação mudando o nosso jeito de ser e criando  um ambiente para que o menino Deus nasça em nossas vidas dia-a dia.
     Rememorando os natais de outros tempos , relembrei como antigamente era alegre o natal , as pessoas se preparando , aquela alegria por saber que o menino Deus vai nascer no dia de natal, não esse consumismo desenfreado que se vê hoje onde o natal virou uma data comercial , esquecendo a união entre as famílias sendo o seu ponto central.
     Onde as pessoas devem fazer uma revisão de suas vidas e procurar melhorar pois esse é o sentido do natal deixar Jesus Cristo nascer em nosso coração, hoje o que se vê é uma busca incontrolável pelo lucro para ganhar dinheiro ,vender , vender , não que ganhar presente seja pecado pois é uma forma de lembrar das pessoas.
    Mas esse não deve ser o objetivo principal, e sim lembrar daquele que veio fazer morada entre nós , o natal deve ser uma celebração de alegria , de olhar o semelhante e vê-lo como seu irmão e respeitando a sua dignidade como filho de Deus a qual todos fomos eleitos no nosso batismo ligados fielmente a Deus o nosso pai salvador.
      Antigamente na noite de natal me lembro como se fosse hoje íamos tomar banho mais cedo e nos aprontar para mais tarde pois a missa era a meia-noite em ponto se chamando missa do galo, hoje ocorrendo somente no vaticano em celebração pomposa celebrada pelo papa bento XVI o sucessor se São Pedro apostolo de Jesus que foi criador da igreja católica que hoje está espalhada pelo mundo inteiro em vários paises.
        Depois da missa quando íamos para casa já era natal e ia me juntar a nossa família a minha mãe e meu pai e a meus irmãos , meu tio e minha tia e meus sobrinhos que ainda estavam pequenos e íamos brincar de amigo sendo que até hoje brincamos mas que não está presente meu tio e minha mãe tendo saudades quando estavam ente nós nos alegrando com suas presenças nas festas de natal, esta época me dá muitas saudades.  
          Nessa época me bate uma saudade daqueles natais onde eu tinha mãe presente e hoje não tenho pois o natal minha gente é isso , é união entre as famílias , união entre as pessoas solidariedade e compreensão entre os seres humanos buscando um mundo melhor onde haja uma sociedade igualitária e humana entre as pessoas.  
        Por isso o natal têm essa força de mexer com os nossos sentimentos e desenvolver as lembranças eternas de uma época que ficou guardado no arquivo do meu coração , em suma vivamos o natal, comemoremos o natal e não esqueçamos o seu verdadeiro sentido que é o amor de Deus manifesto em cada um de nós como lembrança viva do seu amor para a humanidade na simplicidade do seu nascimento que dever servir de exemplo , nos mostrando que o orgulho não leva a nada e a simplicidade é a grande virtude que devemos espelhar naquele que veio salvar a nossa humanidade.  
       Por fim não quero ficar vivendo de saudades em meu coração , mas essa época é propicia a isso a trazer fortes recordações de natais de outros tempos que relembram grandes emoções. 

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Poesia : Natal Esperança que se renova : Autor : Ruy da Penha Lôbo

I

Natal  nascimento de Jesus , esperança em cada olhar na alegria que se traduz.

II

Alegria que se traduz em sentir o nascimento de Jesus que é nossa força esperança e Luz.

III

Esperança e Luz para nos trazer transformação suscitando uma sociedade onde haja partilha do pão .

IV

Partilha do pão que devemos sempre desejar onde haja um mundo de paz vendo o príncipe da paz  chegar .

V

Príncipe da paz que nos ensina o amor e a compreensão , este é o nosso caminho onde Jesus é a união e o natal seja uma esperança que se renova a cada dia meu irmão.