sexta-feira, 1 de março de 2024

Conto : Um Simples Olhar - Autor : Ruy da Penha Lôbo

 

Fazia  muito  frio  em  uma  tarde  de  1912  em  São Paulo  capital  eu  Riomar  Moreira  Astrile estava  com  minha  namorada Teresa  Santos  Porto  apreciávamos  a  paisagem  que  parecíamos estar  em  Paris  com  toda  a  sua  beleza  e  singularidade.

Passados  alguns  dias  aquele  frio  passou  e  se  viu  uma  manhã  quente,  na  rotina do  trabalho  andava  em  um  bonde  que  passava  por  vários  bairros , até  chegar  a  minha  loja  de  sapatos  que  era  muito  requisitada  por  todas  as  pessoas  influentes inclusive  autoridades , escritores  e  ricos  industriais  da  cidade  e  do  interior.

Na  mesma  rua  que  se  chamava  Conde  de  Mauá  havia  também  uma  alfaiataria que  trabalhava  o  senhor  Roberto  Matos  grande  profissional  na  arte  de  confeccionar  ternos  para  todas  as  ocasiões, seja  para  casamentos  e  outras  festividades  importantes  da  cidade  que  sempre  aconteciam  e  que  eram muito  alegres  e  esplendorosas  sendo  frequentadas  por  uma  imensidão  de  pessoas . 

Um  dia  recordo  era  09  de  Junho  de  1912  vejo  uma  moça  simples  muito  bela trabalhando  em  uma  feira  vendendo  alfaces  e  todo  tipo  de  verdura  estava  com  o  seu  tio  Joabaldo  e  sua tia  Mercedes  eram  os  mais  procurados  na  feira  onde  se  vendia  a  todas as  pessoas  sejam  da capital   ou  do  interior .

Carmen  sempre  trazia  um  sorriso  no  rosto  trazendo  a  harmonia  a  aquele  lugar onde  iluminava  o  ambiente  e  deixava  a  alegria   modificar  toda  a  dificuldade  que ela  passava  em  sua  vida  de  muito  trabalho  que  se  fazia  notar .      

Estava  apressado  e  deixei  para  o  outro dia  para  conhece –lá  pois só sabia seu nome  por  algumas  pessoas  do  local  pois  havia  encantado  com  ela  e  com  o seu olhar  cativante  que  alegrava  o  meu  coração  apaixonado . 

Alguns  dias  se  passaram  então  resolve  voltar aquela  feira  para  rever  ela novamente  e  procurar  conversar  com ela  e  fazer amizade  e  quem  sabe  namorar com  ela  pois  ela  havia mexido  com  o  meu  coração  e   transformando  a  minha  vida , modificando  a  minha  maneira  de  ser  e  agir , nunca  tinha  sentido  isto .

Fui  para  a  feira  com  a desculpa  de  comprar  ovos  para fazer  um  bolo  de  farinha  de  trigo,  ao chegar  a banca  do seu  tio  Joabaldo,  ela  estava  sozinha  atendendo  a  todos  com  a  delicadeza  e  simpatia  de  sempre ,  ao  terminar  de  atender  as  pessoas  que estavam  á  minha  frente , enfim  é  a  minha  vez  foi  quando  aproximei  e disse :

-  Olá !  Quero  uma  dúzia   de  ovos  caipiras !

 Em  seguida  ela  respondeu  :

-  Vou  arrumar  para  você ,  espere    um  momento .

Ela  organizou  tudo  de  uma  forma  bem  arrumada  entregou  para Riomar  e  disse :

-  São 12  Réis

Riomar  pagou  o  valor  dos  ovos  e  começou  a  conversar  ela  perguntou  que  havia  visto eu  Riomar  mas  que  estava  tão  apressado  que  não  pode  conversar  comigo  pois  gostaria  de  fazer  amizade  comigo  vendo  isto  fiz  várias  perguntas  a  ela  indagando :

- Qual  é  seu  nome ?   Você  mora  aqui  em  São Paulo ?  Onde  mora  aqui ?

Ela respondeu:

- Calma!   Vou  falar  uma  a  uma  as  suas  perguntas ,  por  fim  ela  falou:

-  Meu  nome  é  Carmen !  Não  sou  de  São Paulo  sou  de  Goiás  do  interior  do  estado  de  Paraiso  d o Cerrado ,  moro  aqui   quaro  meses  vim  morar  com  o meu  tio  Joabaldo  que  é  irmão  de  minha  mãe  Marta,   minha  cidade  Paraiso  do  Cerrado  é  um  lugar  muito bonito  onde existe  muitas cachoeiras  e  muito  verde estou  aqui  para  estudar pois de  onde  vim  não  tinha  muitas  condições .  

Ao  dizer  isto  ela  perguntou :

- De  onde  você  é ?   Qual  é  o  seu nome ?   Você  trabalha  onde ?

Riomar  então  respondeu :

- Sou  daqui  de  São  Paulo  mesmo!   Tenho  uma  loja  de  sapatos  na rua  Conde  de Mauá  sou o  filho  mais  novo  de  uma  família  de  sete  irmãos.

Após  dizer  isto  seus   olhos  brilharam  de  felicidade  se  notava   o  seu  sorriso  que iluminava   o  lugar  clareando  de  harmonia  e  bondade  toda  aquela  situação  e fazendo  contemplar  que  a  simplicidade  será  sempre  a  emoção .

Depois  Riomar   saiu  e ficou  pensativo em  tudo  que  havia  ocorrido , não poderia continuar  namorando Teresa sendo  que  estava  gostando  de  outra , teria que terminar  o  namoro , seria  difícil!  Mas  era  necessário , pois Teresa  nutria  um  amor  muito  forte por ele  e dizia a  todos  de  sua  família , pais , irmãos  que  o  namoro  era  sério  e  haveria  de  casar .

Enfim  estava  decidido  com  expectativa  chega  o  dia  tão  esperado  Riomar  foi  a  casa de Teresa e  bate  a  porta  quem abre  é  a  própria  Teresa  que  alegre   diz ;  

- Que bom  Riomar!  Que  você  veio !  Estava  com  saudades,  você  sumiu?

Com  semblante  sério  Riomar  disse :

-  Teresa  temos  que  ter  uma  conversa  séria  é  muito  importante!

Teresa  vendo  a  decisão  de Riomar  falou :

-  O  que  foi ?  Está  diferente!   Você  me  assusta !  Fale  logo  estou ouvindo

Riomar  então  respondeu :

-  É   o seguinte Teresa , estive pensando  e  vim  aqui  terminar  o  nosso  namoro  pois sinto  que  não  a  amo suficiente  para  casar ,  você  é uma pessoa  excelente  encontrará  um  homem  que  a  faça  feliz.

Teresa  espantada  com  tudo  disse :

-  O  quê  !   Você  tem  certeza  do  que está dizendo ?  Está  bem !  Eu  sinto  muito  que  você  termine  o  nosso  namoro ,  mas  você  foi  sincero , não  fez  eu  de  boba , igual  muitos  fazem  com  as  moças em  que  as  deixam  no  altar , vá  com Deus , seja Feliz !  Que  eu serei  !   

Ao  sair  de  sua  casa , vi  as  lágrimas  caírem  do  seu rosto  fiquei  triste  com  aquela situação  mas  não  poderia   continuar  daquela  forma  sendo  que  estava apaixonado  por  outra  e  não  poderia  enganar Teresa  namorando  com  ela  porque  ela  era  uma  mulher  especial  tinha  carinho  por ela   e  deseja  que  ela  fosse  feliz .

Resolvido  este assunto  Riomar foi   a  feira  falar  com  Carmen , quando  a  viu  o coração pulsou de  felicidade  e  sentia  que  ela  sentira  o  mesmo   por  ele,  chegando  perto  da  feira  seu  tio  Joalbaldo  perguntou   o  que  eu  ele queria,  então Riomar falou  que queria  conversar  com Carmen  sua  sobrinha  nervoso  ele  disse :

-  Rapaz  !  Ela  está  trabalhando  não  tem  tempo  para  conversar  com você  , depois você  conversa  com  ela  , após  o  trabalho  pode  ser !

Em  seguida  Riomar  respondeu:

-  Tudo  bem !   Eu  espero  acabar  a  feira  e depois  eu  falo  com  ela  é  muito  importante  o  que  eu  tenho  a  dizer!

Ansioso  Riomar  esperava   e  contava  os  minutos  para  chegar  ao  meio  dia   para terminar  a  feira , após  muitas  horas  de  espera  e  expectativa  enfim  chega   ao meio dia  , meio  dia  e  dez  seu  tio  Joabaldo  disse  a  Carmen  :

-  Esteve  aqui  um  rapaz  te  procurando   e  ele  disse  que  quer  falar  com você  , vá falar  com  ele , ele está  te  esperando ,  mas  não  demore  pois  temos  que  ir  embora  para  casa  para  descansar .

 Carmen  disse   a  seu tio  :

-   Não  se  preocupe  tio  eu  não  demorarei !

Carmen  saiu  depressa  para  falar  com  Riomar  que  estava  na  praça  próxima  a feira  e  que  se  chamava  Aristeu  Sales   ao  ver  Riomar  Carmen  se  alegrou  e radiante  falou :

-  Diga  Riomar !  Tem  algo  a  me  dizer  tem  que  ser  rápido  pois  meu  tio  quer  ir embora  para  casa  para  descansar .

Riomar  disse  então :

-  Carmen  não  sei  se  percebeu  mas  eu  sinto  algo  muito  forte  por  você,  creio  que  estou  gostando  de  você , você aceitaria  eu  namorar com  você?

Com  entusiasmo   e  alegria  Carmen  respondeu  :

-  Sim  Claro !  Eu  também  sinto  que  gosto  de   você  mas  terá  que  pedir  permissão  a  meu tio  Joabaldo  pois  eu  estou  sob  seus  cuidados ,  e ele  é  muito  enérgico !

Riomar  falou:

- Vamos  lá !  Vou  falar  com  o  seu  tio  Joabaldo  para  pedir  permissão  para  namorar  com  você !

Após  isto  Riomar  foi  conversar  com  o  tio  de  Carmen  e  pedir  permissão  para namorar  com  ela  então seu  Tio  Joabaldo  disse  que  aceitaria  o namoro  dele com Carmen desde  que  fosse  sério  para  se  casar com  ela, caso  o contrario  não  permitia pois  ela  estava  sob  seus  cuidados e  a  mãe  de  Carmen  de  Marta  brigaria  com  ele pois  eram  irmãos  e ela confiava  que  ele  educaria  bem  a  sua  filha.

Depois  de  dizer  isto  Riomar  falou  ao  senhor  Joabaldo :  

 -Eu  amo  a  sua  sobrinha  Carmen  e  quero  assumir  um  compromisso   sério  com  ela  fique  tranquilo  senhor  Joabaldo  !  Eu  vou  casar  com  a  sua  sobrinha.

Observando  a  seriedade  de  Riomar  Tio  Joabaldo  respondeu :

-  Vejo  que   é  um  rapaz  sério !  Eu  permito  que namore  com  a  minha  sobrinha  Carmen.

   Carmen  estava  infinitamente  feliz  com  a  resposta  de  seu  tio  Joabaldo  permitindo o namoro  em  seguida  ela  abraçou e  beijou  Riomar , passados  alguns dias  , o namoro  se  fortalecia  e  a  felicidade  era  completa  e  enfim  em  1913   um ano  após o  namoro  Riomar  e  Carmen  se  casaram  na cidade  de  Carmen  Paraiso  do  Cerrado  interior  de  Goiás e  foram  novamente  para  São Paulo   para  morar  e construírem  suas  vidas,  tendo  a  união  a   conselheira  de  seus  caminhos.

Com  uma  sintonia de  harmonia  que  se  concretizava  a  cada  dia  muito s anos depois  em 1920  feliz com  o  casamento  Carmen  e  Riomar  tiveram  três  filhos:  Cássio , Carlos  e  Catarina  , Riomar  ainda  trabalhava   em  sua  loja  de  sapatos  ampliando  o  seu comércio,  Carmen  terminou  os  estudos  e  era   professora  em  uma  escola  primaria  sendo  aclamada  pelos  alunos  que  gostavam  dela   e a  admiravam  por sua dedicação  ao ensinar  as primeiras palavras .

Em  dias  de  folga  ela  ajudava   Riomar  em  sua  loja   de  sapatos  enquanto  a  Teresa  antiga  namorada  de  Riomar  se  casou  com  um  rico  empresário  chamado  Hermógenes  e que  é  dono  de  uma  fábrica  em  Porto  Alegre  Rio  Grande  do  Sul  ouvi  dizer  que  ela  Teresa  está  feliz  com  sua  vida  cotidiana  e  educando  seus filhos  Plinio  e  Marcos  e  tendo a  alegria  completa  em  sua  vida  .

Felicidade  palavra  singela   que   se  realizou  é  Um   Simples  Olhar  que  fez  brilhar  o amor  sendo  perpetuado  com  muito  carinho  e  sinceridade  que  serão  de  fato  a consolidação  de  um  amor  que   se  fez  notar  no  alegrar  de  todo  caminhar .

Nenhum comentário:

Postar um comentário