sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Conto : Um Amor em Roma - Autor : Ruy da Penha Lôbo

 

    Fazia  um  calor escaldante  em  uma  tarde  de  Julho de  1999  eu Fernando  Fernandes  Porto   de férias  do  trabalho  de um escritório de contabilidade  que  se localiza em Goiânia  - Goiás  passeando por Roma capital da Itália desfrutando com alegria conhecer está cidade sede do império romano  que possui grandes monumentos históricos  que transmitem  que o passado está diante  de nossos olhos de indagadores do tempo  e  formuladores   de  novas possibilidades que  ainda  virão.   Em  um  desses  passeios  pela  cidade  de  Roma  fui  ao  Coliseu  conhecer  aquele lugar onde  os  gladiadores  lutavam uns com os outros sendo o  entretenimento da sociedade  de  Roma  na  época  ,  ao  entrar  vi suas ruínas  e percebe  ao longe uma moça bonita, cabelos loiros , olhos azuis , quis ir ao seu encontro tentar conhecê-la mas  o  tumulto das  pessoas   era  enorme  que não  foi possível conversar  com  ela .

    Passados  alguns dias  indo  a  um café  famoso  de  Roma  a  vejo  servindo aos clientes conclui  que trabalhava  neste  recinto  e aquele  dia no Coliseu  era  o  momento de folga  e  descanso , então  a chamei  a minha mesa  e percebi que ela falava em  italiano então por ser fluente no idioma comecei  a  falar  com  ela  e   disse que era brasileiro  e que estava a passeio em Roma de férias  e que  a  cidade  era  linda.

 Então  ela   disse :

-  Não  precisa  falar em  italiano  eu  sei  falar em  português  pois morei  alguns  anos no  Brasil  no  bairro  do Brás  em  São Paulo  junto  com  meus  tios  Giovanni  e Francesca  que moram lá  e  possuem  uma  cantina  italiana .

Quando  disse isto  fiquei feliz   pois poderia  conversar com ela em meu idioma  então responde :

  -    muito  tempo  trabalha   aqui?   Qual  é seu  nome ?

 Então  ela  disse :

-   Sim !   Faz  oito  anos  que  trabalho  aqui , meu  nome é  Giovanna  Scarpone  e  o seu qual é ?  E  em  que trabalha   ? 

  E   assim  com   alegria  responde :

-  Meu  nome  é   Fernando  Fernandes  Porto   moro  em  Goiânia  capital  do  estado de  Goiás   , tenho  um  escritório   de contabilidade lá  em  Goiânia  

Em  seguida perguntei :

-  Você   conhece  Goiânia ?

Com  espanto  ela   respondeu  :

-   Não  !  Não  conheço  mas deve ser bonita ,  eu  conheço somente São  Paulo .

Por  fim  ela   perguntou :

-  Onde  fica   Goiânia ?

Depois  responde :

-   Goiânia  fica   na   região   central   do  Brasil   perto   de   Brasília   a   capital  do  país.  

Ao  dizer  isto  ela  sorriu   e   disse  :

-  Depois  falamos mais  tarde   a  patroa  está  chamando  para  servir  os  outros clientes.

Por  fim  falei :

-   OK !  Quando  veremos   de   novo ?   

  Em  seguida  ela  anotou  no  papel  seu endereço  e  o numero  de  seu telefone e  pediu  que ligasse  depois , alguns  dias  se  passaram  e  ela  não  saia  da  minha cabeça  então  um dia  liguei para  ela  e  não conseguia  falar   e  percebe que ela  estava brincando comigo  e  decide vou desistir dela  estava  convicto  dessa  decisão .

  Mas  o  destino  conspirava  ao  nosso favor em um dia de sol escaldante uns 40 graus  a sombra  fui  a  uma  sorveteria para tomar um sorvete foi  quando  estou  sentado  em  uma mesa  eis que ela chega  e ao me ver  grita  comigo  dizendo :

  -   OI !   Que  bom que está aqui esperei sua ligação  e você não ligou .

Então  responde   a   ela :

-  Eu  liguei  para você  sim  !  Mas  você  não  quis atender , desculpe mas acho que você  estava brincando comigo  e eu, não gosto que ninguém brinque comigo !

  Quando  disse  isto  ela  falou :

-   Nossa !   Mil  desculpas  deve  ser  no  horário  que  não  estava  em  casa  pois  saio  do  trabalho  e  vou direto  para  Universidade  estudar na Universidade   eu  curso  filosofia  e minha mãe  também não estava em  casa  tinha ido ao  supermercado  com  meu  pai .

 Ao   falar  dessa forma  responde :

-   Perdão !   Pelo  modo áspero  ,  eu  fui  muito  rude  com você  peço  desculpas por esse  meu  mal  jeito.

Ao  pedir perdão  ela  falou :

-  Não  diga  nada !  Eu  não  me  importei  de  forma  alguma, ma s  eu  quero te   ver de  novo  para  a  gente  conversar melhor, pois agora  estou atrasada  para  o  aniversário  de  minha prima  Antonela .

Por  fim   disse   a  ela  onde  então   poderíamos  encontrar  para   conversarmos  e  ela concluiu respondendo :

-  Você   sabe   a   Via  Apia  ?

Então  responde :

-   Via  Apia  ,  O  que  é   a    Via - Apia  ?   Não  conheço ?

Giovanna  com  um sorriso  falou :

-   È   uma  estrada  toda  de  pedra rodeada  de arvores  antigas  que  foi  construída  na  época  do  império  Romano  ,  é  um lugar  muito  bonito ,  acho  que  vai i  gostar  e   é  freqüentada  por  muitos  turistas

Vendo  a  sua  amabilidade  falei :

-   Ah  sim !  Deve  ser  bonito   o   lugar  ,   Que   dia   e  horário   que  encontraremos  ?

Em  seguida   ela  respondeu :

-   È  no  próximo  sábado  pois   é   minha  folga   ás   cinco   horas    da   tarde ,  você poderá  ir  ?  Ficarei  feliz  se  for  ?

Vendo   a   sua   fisionomia  de  alegria   responde :

-   Claro  !  Pode  ter  certeza  estarei  lá .

Então  despedimos passados  três  dias  mal  esperava  a  hora  de  rever  aquela  que conquistou meu  coração , enfim   chegou  o  sábado  ás  três horas  me  arrumo   e  saio do hotel Il  Mondo  e  perguntei ao  gerente  um dia  antes  qual era  forma de se chega a  Via -  Apia   então  ele disse  que era fácil  ,  era  somente  ir  de metrô   até  a ultima estação  e depois chegaria  a Via - Apia  e  foi  o  que fiz  e com isso cheguei  a Via -  Apia  mal  aguardava  a  expectativa  de  ver  ela  novamente  e  conversar com  ela .   Subi  as escadarias  do  metrô  apressadamente  e  ao  ver  próxima  a  uma  árvore  meu  coração   se  alegrou,   ela  estava  linda  com  um  vestido azul  marinho  constratando  com  seus  olhos verdes  e  uma  diadema  colocada  na  cabeça .

Quando   ela  olhou  foi  correndo  de  alegria  me  abraçou   e  beijou  meu rosto , neste instante percebe  que tudo estava  perfeito  entre  nós .

Em  seguida  falei :

-  Que  bom  ver  você  , quero  dizer  algo  importante ?

Ela respondeu:

-   O  que  foi  ,  diga !

Então  falei :

-   È  o  seguinte  estou  gostando  de você  desde  o  primeiro  instante que  a  vi no Coliseu  e  queria  lhe  perguntar  você  aceita  namorar  comigo?

Com  um  ar  de  perplexidade  falou :

-  Nossa !  Não esperava isso  você estava lá no Coliseu aquele dia fico feliz de saber, sim   eu  aceito  namorar  com  você .

Depois  disso  abraçamos  e  beijamos  e  o  nosso  namoro  perdurou por muitos tempo até  que  em 2003   casamos  e  hoje  2023  moramos  em  Goiânia  mas  precisamente  no  centro  da  cidade ,  ela trabalha  em  um Colégio  ministrando  aulas  de  filosofia,  eu  ainda trabalho  em  meu  escritório  de contabilidade  e  a nossa vida  está  em  plena  harmonia com  os nossos  filhos  Giussepe  e  Renata  tudo isto  se  realizou  onde a  felicidade  aconteceu  onde   o  amor  se  consolidou , Um  Amor  em  Roma  que  fez  perpetuar  toda   a  singularidade  da  esplêndida  beleza  de  contemplar  a  vida  em  um  grande  alegrar .

Nenhum comentário:

Postar um comentário