sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Conto : O Tempo de Felicidade - Autor : Ruy da Penha Lôbo

 

Fazia  muito   frio   em  Pedra  Brilhante  interior  de  Goiás  próximo  a  Goiânia  25 quilômetros eu Pedro Alberto Mascarenhas ,  morava  em uma casa simples de cor azul claro juntamente com  meus pais  Cláudio   e Elizabeth   e meus irmãos Horacio , Joaquim e Cristina ,   a nossa casa era humilde  porém  tínhamos  a alegria  e  a harmonia em nossas vidas que tudo que queríamos se mostrava em pequenos detalhes  de  emoção  enfatizando  a  bondade  de  minha  mãe  Elizabeth  que  alegrava a nossas vidas  sempre com uma  palavra  de esperança que  dias  melhores  viriam   e   se  consolidariam  no  amanhecer de cada dia  que se mostrava.

    Meu  pai  Cláudio  era  rígido  procurava  sempre  educar  no  respeito  aos mais velhos  e não  se intrometer  em  assuntos  de  adultos , mas  também  em  outros momentos era  carinhoso  e  dedicando sua vida  a educação de nós pois dizia  que sem  educação   o ser  humano não  evolui  ficara sempre  preso  a  pensamentos  arcaicos  que  não levam  a  nada  pois   o conhecimento  transforma   e  renova   o   viver .

    A  melhor  hora do dia era quando meu pai  ia levar nós de carro  para  a  escola em uma  Caravan  1983   cor marrom    pelos  idos  de 1986  tudo nesta época era  alegria  estava  o  país em  um momento de esperança onde o processo de redemocratização estava começando  a surgir  fazendo  que tivéssemos perspectivas de novos tempos de felcidade  que chegariam  a  todos  nós que sonhávamos com  um pais melhor.

   Ao  chegar  ao  colégio  João  Plácido  Campos  era  uma  alegria  encontrar com  meus  colegas Plínio ,  Januário   e   Constantino  e  brincar de corre  pelos corredores  e  assim viver  a  infância  em sua mais  pura simplicidade  que  hoje sinto  falta .

   Meu   pai   trabalhava  na   agência   dos  correios   fazia  a  seleção  das  cartas  e encomendas  a  serem entregues  as pessoas que viam suas expectativas s e concretizarem  em  palavras  de  harmonia que mudariam  seus  objetivos  para  sempre  transformando   as   suas vivências   em  claros  sentimentos  de  emoção .     

  Passados  alguns  anos  continuamos nossa vida  em  Pedra  Brilhante  entretanto percebíamos que tínhamos que alçar vôos  mais  altos para que pudéssemos alcançar todas  as  metas que sonhávamos  e  que seriam realizadas .

    A  cidade  de  Pedra   Brilhante  tinha crescido  deixara  de  ser  aquela  cidade provinciana  e  já possuía  algumas industrias  e  um comércio  forte que trazia perspectivas de trabalho  para  todas as pessoas que lá viviam .

   Entretanto  no   dia  09   de abril  de  1990   eu Pedro , Horácio e Joaquim  formos embora  de  Pedra Brilhante em busca de realizar nossos objetivos , minha irmã Cristina  ficou  com  meus  pais  tinha  arrumado  um emprego  de  professora  e não gostaria  de sair da cidade  e queria  cuidar de nossos pais  para que pudéssemos realizar anseios  que  se concretizaria  no  contexto  de nossa história  pessoal .

     Chegamos   a  Goiânia no  começo foi  difícil  mas com  determinação  construímos objetivos  e fizemos que nossas vidas  se aprimorassem  a cada dia ,  hoje  em  2022  eu Pedro  sou casado com Márcia e trabalho na área de contabilidade sendo contador tendo um escritório contábil onde tenho bastantes clientes e tenho três  filhas  Barbara ,  Carla  e Renata sou feliz  pois sempre ensinei a elas a buscarem seus caminhos  e hoje são profissionais conceituadas nas  áreas que elas escolheram para trabalhar sendo  muito felizes  pois isto  é  o  essencial para  todos nós,

    Meus  irmãos  Horácio   e  Joaquim  são  casados ,   Horácio  casado  com   Mônica Joaquim  casado com  Ana  são  advogados  e  bem  sucedidos em suas  áreas de trabalho  , minha irmã Cristina  após  a vinda  de meus pais para Goiânia  em que estão aposentados  veio  também  Cristina  e  se casou  com  Paulo   e  ministra  aulas  em  uma escola infantil  da capital .   Entretanto apesar  de  toda  a  felicidade  sinto  falta  da  humildade  a  casa  simples que morávamos  de tudo de bom  que aconteceu em nossas vidas  em pequenos  detalhes  onde  O   Tempo   de   Felicidade  eu  vi  em  cada  despertar pois  são  momentos  de  harmonia  que   vão  estar  sempre   em  meu  coração  mostrando  que  os  minutos devem  ser  vividos  para  sempre  pois  são  o  resumo  de nossas vidas   de  uma  forma  abrangente .

                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário