sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Conto : O Intenso Iluminar - Autor : Ruy da Penha Lôbo

 

 Fazia  um  sol   escaldante  na  fazenda  Rosas Amarelas  que possuíamos e  ficava  no município  de  Estrela  Brilhante interior de Goiás , eu Fabiano Corrêa  Arantes  vivendo a minha  pré adolescência  adorava  todos os dias  ir  para uma grande lagoa  de cor verde  que ficava  a  alguns  quilômetros de nossa casa  era tão bom que ficava horas admirando  a  natureza , os pássaros que sobrevoavam  a  lagoa  e  por  fim a noite um conjunto  de vaga-lumes que iluminavam a lagoa de uma extremidade a outra fazendo que aquele cenário  se concretizasse  de forma ampla  e completa.

   Era  sublime  e  belo  e  tinha a noção que isto nunca iria acabar pois seria o microcosmo  de  meu pequeno  mundo , isto ocorreu lá pelos idos de 1994 , ano  em que  o  Brasil ganhava  o  tetracampeonato nos  Estados Unidos  e  em que assistíamos as partidas  de futebol em uma área  adjacente   que ficava próxima  a cozinha de nossa casa  , nesta época tudo  se completava  na simplicidade  de  cada  emoção.

   Nesses  paralelos  de  minha vida  tenho os detalhes de minha história onde constatei que a plena felcidade existia  em gestos singulares de emoção onde não percebíamos ficando  resgatadas  em minhas  memórias  que  se  perpetuariam  pelo  tempo  .

    Outro  fato  relevante desses tempos  era  a alegria que se fazia presente em  almoços  de domingo onde meu pai Hermes  e minha  mãe  Paula  e  meus irmãos  Sérgio  e   Francisca  se congregavam com harmonia  e assim consolidavam um tempo que hoje não  existe onde as pessoas não conversam esquecendo do verdadeiro sentido  do  bate  papo tão importante  que  transforma  a nossas vidas para sempre em símbolo  de  simplicidade  que  se  faz necessário para  sermos  mais  humanos  e   gentis   e   restauradores  de  um novo  tempo  de serenidade .  

Nestas  lembranças   do   passado  recordo de uma festa de natal inesquecível onde minha mãe  Paula  fez  um jantar de natal  esplêndido  com pelota , feijão  tropeiro , arroz com pequi  e também doces  de  diversas  qualidades  , mas   o   mais  importante era  a  missa  de  natal  que era   as  nove horas  onde celebrávamos  o nascimento do  menino  Jesus   que veio mudar as  nossas vidas  e  dar um sentido de  renovação.

  Após  a   missa  íamos  para casa  celebrar o  natal  em  família  rezávamos antes das refeições   e depois  da ceia  íamos  para  área  cantar musicas  a  noite inteira  desde  as musicas  caipiras  até  as  musicas  populares  brasileiras  e  internacionais   que transmitiam  a  esperança  que  teríamos  dias  melhores em  nossas vidas .

   Neste  intervalo  de  tempo  constitui  uma vida sólida , formei  em geografia  , fiz mestrado  e hoje  casado com minha esposa  Mônica  que  é advogada  e  tem seu próprio  escritório   e  também com  meus filhos  Fernando   e   Arlete  somos felizes entretanto   uma  lacuna   de   saudade  em  meu  coração   daqueles  bons  tempos. Meus  irmãos  Sergio    e   Francisca  casaram  com  pessoas   de  outros estados   e  foram  construir  suas  vidas     com  suas respectivas  carreiras  de professores universitários ,   meu pai  Hermes  e  minha  mãe  Paula   moram  no  setor  universitário  sempre  que posso  passamos   para  ver  se   eles  estão  indo  bem, hoje  estão aposentados  e  procuram  desfrutar  da  vida  com  viagens com  seus  amigos  que  é  importante para uma plena  alegria duradoura .

  Tempos  desses  voltei   a   cidade   de   Estrela   Brilhante  e  resolvi voltar a  fazenda que vivi  e hoje é de  outra pessoa  , fique  triste  ao  chegar  a  porteira  estava desmantelada  ,  ao  andar para chegar  a nossa casa  avistei  de  longe  vi  que estava caindo aos pedaços sem nenhuma melhoria  a tristeza brotou em meu coração  e  então refleti   afirmando  que a alegria daqueles tempos nunca vai passar pois sempre vão  ser iguais  aos  vaga-lumes   que  iluminaram   a   lagoa  fazendo que eu  entenda que   O  intensa  Iluminar  nunca  vai  acabar  e  vai  sempre  ficar  em  cada  memória  que  relembrar

Nenhum comentário:

Postar um comentário