sexta-feira, 24 de junho de 2022

Conto : A Festa que Recordo - Autor : Ruy da Penha Lôbo

 

   Fazia  12  graus  de  frio  em  Consolidação  da  Felicidade  interior  de  Goiás  em  uma   festa junina que  acontecia  em  Junho de  1999  eu  Renato  Ferreira  dançava animado  com  Inês  os  passos  de  uma quadrilha  que  ficaria  para  sempre  em  minhas  memórias  e  que  se revelaria  sendo o  melhor  tempo  que vivi .

 A   festa  estava  muito alegre  com  muitas  barracas  vendendo pé de moleque , pamonha e outras variedades de comida  desta época festiva que aquece os nossos corações  pois é um tempo que celebramos  a amizade  em  toda a  sua  conjuntura.

Inês  percebia  a  minha  felicidade  pois  tudo que estava vivendo  era  singular  e  de  grande  harmonia  em  nossas vidas  ,  começamos a namorar naquela época    dois meses  e  sentia que  aquela dinâmica  de  anos  de namoro  se  perpetuaria  por toda  a  minha  vida  porque  ela  era  a  motivação  para  ser  sempre  alegre. 

  Meus  irmãos  Péricles  e  Henrique  brincavam  com  os seus amigos em uma barraca lançando  dardos para acertar o alvo e ganhar prêmios ,  entretanto o  símbolo maior da  harmonia eu percebia também na alegria  de meus pais  Solano  e Marta que  transpareciam toda a  pura sintonia que se traduzia em uma intensa união que se manifestava no olhar e  o carinho que demonstravam um ao  outro.

   A  cidade  de  Consolidação  da  Felicidade  era  pequena  tinha mais  ou  menos 12 mil habitantes  mas  a maior virtude é  que todos se conheciam e  se ajudavam em todas as  dificuldades  que se apresentavam , neste tempo  de  festa  todos  participavam  e colaboravam  na  elaboração  das   bandeirinhas  juninas  e  transmitiam  a  partilha  do saber  a  cada  pessoa  que encontravam multiplicando  a  simplicidade  da  bondade  que irradiava  a  cada dia .

    Após  o  termino  da  festa  junina  em  louvor  a   Santo Antônio , São  João e  São Pedro  ficávamos  tristes mas  tínhamos a certeza que no ano  seguinte seria realizada pois  teria  a  união de todas pessoas em torno de  um  bem comum  que era ajudar as pessoas necessitadas com  o  dinheiro  que se  arrecadava  com   a  festa .

   Hoje  em  2022  em Goiânia em  uma  festa junina que  participei  no setor Marista  eu  Renato  Ferreira  advogado  juntamente com  a  minha  esposa  Inês  e  meus filhos Teobaldo e  Carmen  olhando  as  quadrilhas  que passavam  a  minha  frente  viajei para  aquele  tempo  e  pude  reviver  os   bons  momentos  de  minha vida .

  A  simplicidade   e   a   harmonia  é   o  sentido que   levo  com   emoção  é   A   Festa  que  Recordo  que  faz  sempre  refletir  que  as  mínimas   felicidades  são  a  conjuntura  que  vão   sempre  perpetuar  e   solidificar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário