sexta-feira, 1 de abril de 2022

Conto : O Lugar da Felicidade - Autor : Ruy da Penha Lôbo

 

   Ventava  uma  brisa leve  em  Goiânia  capital  do  estado de Goiás eu Reinaldo Martins , contabilista, trabalhando em  meu   escritório de contabilidade chamado Contas Perfeitas perto da praça Tamandaré  usando meu notebook para fazer meu trabalho diário  enviando guias  a serem pagas por email e fazendo  todo o trabalho de escrituração fiscal  que é a  prática cotidiana da contabilidade .

   Por  alguns  instantes sai  para  fora  e fique olhando a rua  e viajei  em meus pensamentos para o sitio que possuíamos e chamava limão amarelo que ficava perto da cidade de Poente do Entardecer interior de  Goiás, no sítio  a  simplicidade  e  a harmonia  se uniam  a um mesmo refletir  de idéias  e realidades. 

A   cada  dia que passávamos no sitio  sentamos que aquele lugar era pleno de sintonia   e  fortaleceria grandemente nossos conciliares para um tempo que haveria de prosseguir e isto se notava  no canto dos sabiás , canários , rolinhas e  infinidade de pássaros  que formavam  uma  esplêndida  sinfonia   de emoções . 

   A   realeza  se  mantinha na  humildade da casa que morávamos que era simples na cor  azul  com quatro quartos  , cozinha , área  e  ao  fundo  um quintal que se fazia iluminar as  nossas vidas  de serenidade que se construía dia após dia no  alicerce  de se alegrar com  as  pequenas  virtudes que  resplandeciam  com  a  esperança ;

 Perto  do nosso sitio  havia um imenso lago que chamávamos lago imensidão pois lá olhávamos os movimento de suas águas e sentávamos em umas pedras que ficavam em volta do lago sobrepostas pela natureza uma em cima da outra e passávamos ali a tarde inteira  olhando o sol que batia brilhante nas águas e jogando pedrinhas no lago e  observando o seu movimento , era tão bom que não  víamos o tempo passar  e  se tornava a idealização de alegrias que  mais  adiante sentiríamos   falta.

O   lago  possuía uma raridade de peixes e também outros insetos que faziam a nossa percepção que se tornava mais serena , sublime e mágica destacando as libélulas que chamávamos de helicópteros por causa do seu formato parecido com essa aeronave não deixando de enfatizar também que havia uma ilha cheia de mato no meio do lago que fazia a gente buscar imaginar o que haveria lá mas não íamos pois tínhamos medo.

    Tudo  era  bom  neste tempo  eu  Reinaldo  meus irmãos  Mônica , Paula   e   Francisco e  meus pais  Clodoaldo  e  minha  mãe  Mercedes  procurávamos  extrair as boas harmonias que se faziam notar destacando o bolo de cenoura de minha mãe inesquecível ,  o feijão  tropeiro   e arroz com pequi que deliciávamos aos domingos quanta saudade dessa época  onde tínhamos  a  presença  de meu  tio  Heraldo , minha tia Inês  e meus primos  Cássio   e   Helena  que  faziam  a  festa com  a  sua  alegria  e  humildade que trazia uma plena elevação  para todos nós que não víamos as horas e os minutos passar ,  de repente voltei a  realidade  onde tudo ficou  para  trás  ficando as memórias  alegres de um tempo  feliz  e  de  grande  revelação  em  nosso ideário  de  ser  que  se  perpetuara por toda a  minha vida   e  ficara  sempre  preservada .

  Hoje  em  2022  mas  precisamente  em  Março  sou  feliz com  minha esposa Claudia e  meus  filhos  Horácio  ,  Fátima  e Renata  porém aquele lugar singelo  de emoção , o sitio  limão  amarelo ,  o  lago  imensidão  fazem  constatar  que   é   O  Lugar   da  Felicidade  que  reinara  em  nossas vidas  para  um  tempo  de  possibilidades que  se  fará   na  humildade   que   se  guia .

Nenhum comentário:

Postar um comentário