sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Conto : As Folhas da Saudade - Autor : Ruy da Penha Lôbo

  

Em  uma  tarde de abril  de 2019   eu   Pedro  Constantino Campos  olhando as  folhas  caindo de um ipê amarelo  que ficava  próxima  a  minha casa  no  setor universitário em Goiânia capital do estado  de Goiás  muito bela  e  bastante arborizada com  muitas flores e árvores  que se perdem de vista  no contexto das cidades grandes .

   Refletindo  sobre  isso retornei com a  alegria  e  felicidade  a  minha  pequena  cidade interiorana  de  Goiás  chamada  Riacho Azul  a  sua vida simples  e  bucólica  de  cada  dia  que  revela  a  harmonia  que  gostaria  que fosse para sempre  e  nunca acabasse pois os bons momentos que vivi  são  esplendidas páginas  escritas  de emoção  que  ficaram  impressas   para sempre em minha vida .  

   Voltando  a   esse  cenário   de   memórias visualizo com relevância  todos os fatos de minha vida desde a infância ,  a adolescência  até a fase adulta com muitas dificuldades mas éramos felizes , nesta interação de recordações lembro  da casa que morávamos que era na cor verde clara onde existia um muro branco  e  na  entrada  da  casa  havia  um portão de  madeira  e  um alpendre que fazia  parte  do estilo arquitetônico da época  onde as  pessoas da casa ficavam sentadas na porta conversando e olhando o movimento das ruas  e  com isso não viam  o dia passar  e  isto alegrava  nossas  vidas .

    Na  nossa casa  havia três quartos um quarto era de minha Carmen   , o outro era o meu quarto   e  mais adiante era o quarto de meus pais Horácio  e  Ângela  e também havia uma cozinha e ao fundo uma varanda e no quintal toda a variedade de frutas : Jabuticaba, , mexerica , laranja e também uma mangueira enorme que fazia uma sombra  grande que tomava  a maior parte do quintal e que juntava  muitas  folhas.

   Esta  mangueira  era  a alegria minha e de todos os amigos meus  Plácido  e  Domingos que adoravam  ir  á minha casa pois podíamos jogar futebol porque o quintal era enorme e  a  mangueira tinha uma sombra onde podíamos jogar bola debaixo  de seus frondosos galhos  e batia um vento onde não sentíamos calor.

  Sempre  que  visitavam   todos  nós  era  uma  festa  pois sabia que a  harmonia se concretizaria em pequenos gestos que mostravam em cada lance de futebol , enquanto isso minha irmã  Cristina se alegrava com as irmãs  dos  meus amigos  Plácido e Domingos que se chamavam  Cândida  e  Arlete que iam para o outro lado do quintal sentar em cadeiras conversar sobre a  vida  e também sobre os estudos e  as  festas  da  cidade que aconteciam sempre no  mês  de junho   e  também em agosto

  Após cada termino de partida era uma alegria, pois sabíamos  que havia uma merenda preparada por minha mãe que em que havia : rosca , pão de queijo , biscoito de queijo e suco de laranja  para amenizar o calor escaldante que era muito forte nessa época .  Que  saudade  tenho desse  período  de humildade ,  das  pequenas coisas  ,  a  maneira p ura  de olhar  o mundo , delimito  este tempo de 1985 um  tempo feliz  pois vivia  a  alegria  e  a  felicidade  em todos  aqueles momentos  inesquecíveis  e que não voltam mais  pois  é a verdadeira  síntese  da  felicidade.

   Retornando  de  minhas viagens  pelo  tempo quero ressaltar que alguns dias retornei voltei a minha terra natal onde pude viver com intensidade e alegria  todos esses fatos, ao  passar na rua que morávamos senti  um aperto dos momentos sublimes de minha  história ,   parei  próximo  mas  umas ruas próximas  a minha casa  e assim observei que nossa casa   estava diferente , moderna com portões elétricos , uma verdadeira mansão  muito bem edificada e olhando com profundidade vi com alegria  a  mangueira senti uma saudade pois aquela árvore simbolizava um tempo  de felicidade em minha vida e que era o único detalhe que sobrou do meu passado infantil 

   Então  meditei  que  a  busca  da  felicidade  está   no  grande  pensar que  se  insere no  simples desejo  de ser feliz ,  As  Folhas  da  Saudade  vieram  para  mostrar que aquele  tempo  ficara   para  sempre   no   meu  coração  constantemente

Nenhum comentário:

Postar um comentário