sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Conto : Os Sentimentos que Ficam - Autor : Ruy da Penha Lôbo

  

  Em  uma tarde  chuvosa viajei em meus  pensamentos para minha querida cidade  Porto do Saber interior de Goiás onde tudo era simples e harmonioso e  singular  eu  Henrique , meu pai Clodoaldo  e minha mãe Francisca vivíamos em uma casa simples  que tinha a cor branca e que possuía um portão de madeira que ia para a varanda .

   Neste  tempo  a nossa distração era  a noite ligar  o  rádio  e sintonizar na rádio Copacabana  que existia em  Goiânia e que ouvíamos em nossa cidade  as noticias , musicas  e todo um conjunto de variedades de assuntos que alegravam  meu coração  e  de meus pais , o rádio neste contexto era uma única forma  de entramos em  contato com o mundo pois  meus pais  não tinham condições de comprar uma televisão  era um  período difícil  economicamente em 1979 , ano duro para todos nós.

 A  nossa vida  era  de  muita humildade meu pai era agricultor ia todos os dias trabalhar para o senhor Carlos um fazendeiro que tinha um pequeno sitio e contratava meu pai  para cuidar do sitio arrumando as plantações , cuidando das cercas que faziam a divisa com outro sitiante e também cuidando das vacas  e outras ações que se faziam necessárias e que senhor Calos  só confiava em meu  pois sabia que ele era honesto sendo ás vezes agraciado  com presentes

   Enquanto minha mãe Francisca ficava em casa comigo cuidando do lar e dos afazeres domésticos e  em relação  a  mim estava na escola Pedro Augusto estudando com a professora  Márcia  gramática , redação e pontuações e também matemática , estudos sociais e ciências  que hoje revivo em minhas memórias  ocasionalmente.

   A  principal  lembrança que guardo  em minha mente é de meu pai Clodoaldo um dia chegar em casa á noite  cansado da lida do trabalho e dizer para minha mãe :

-  Mulher! Estou cansado o trabalho foi pesado.

E  após dizer isto minha mãe com um sorriso terno disse:

-  Calma! Clodoaldo logo você recuperara o ânimo  vá tomar banho que vou fazer um jantar bom para nós.

  Após dizer isto sempre sabia que minha mãe sendo uma cozinheira excelente faria um jantar esplêndido, alguns  instantes logo  estava pronto  e era o seguinte cardápio : arroz com  açafrão ,  pequi , pamonha frita , gueroba , feijão tropeiro  ,  macarrão  com molho de tomate e queijo e pelota.

    Neste  dia  aproveitei  bastante   saboreando  tudo que estava delicioso ficando eternizado em meus pensamentos sendo que até hoje é a constatação que a felicidade está  nos mínimos detalhes  que não percebemos .

Após longas horas desta viagem nostálgica  a chuva forte passou  e o sol voltou a brilhar com força aqui em Goiânia capital do estado de Goiás já tinha passado das onze horas  quase meio dia  tinha dormido  em uma poltrona  neste instante meu filho  Cícero  me acordou  e  disse :

-  Pai !  Levante   o almoço está pronto venha almoçar  que minha mãe esta chamando.

Acordei  chateado pois queria voltar aquele tempo hoje eu  Henrique sou feliz  é  verdade com minha esposa Sônia e meus filhos  , Cícero,  João  Paulo  e Renata entretanto posso  dizer que aqueles  momentos  felizes  em minha  vida  é  que  moldaram  Os Sentimentos  que   Ficam  em  memórias   e  emoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário