sexta-feira, 23 de abril de 2021

Conto : As Páginas da Minha Vida - Autor : Ruy da Penha Lôbo

 

     Chovia  forte em  uma manhã de outono de 1995,  eu João Olimpio  vivia  com  a alegria e  felicidade  a  minha adolescência em Estrela Radiante cidade do interior de Goiás  com meus pais Amadeu e Carla  e  meus irmãos Paulo e Renata tudo era bom na plena singularidade de momentos simples em minha vida juvenil.

   A  grande percepção que tínhamos era que esses fatos nunca iriam acabar, lembro  com emoção de ir aos domingos jogar bola em um campinho que ficava próximo  a nossa casa  e  onde toda a molecada ia com entusiasmo mostrar  suas capacidades técnicas na arte de jogar futebol  e se alegrar  com  o  gol e  a  vitória do time. 

   Sinto saudade também de ir com os amigos Hamilton e Vicente á sorveteria do senhor Antonio Português que fabricava e vendia sorvetes de variados sabores e que ficava  próxima  a praça central Epaminondas Soares , nesta época estudávamos o ensino fundamental mas precisamente a oitava serie , ficávamos horas conversando sobre os estudos , as provas , as matérias e comentando sobre as moças bonitas que chegavam para estudar conosco , uma especial recordo muito bem  e que mexeu com meu coração chamava Rita Pontes morena cor de Jambo , olhos negros muito bela havia se mudado com  seus pais de Nova Esperança cidade da Bahia ela era muito  simples   e seus olhos encantavam a todos pois eram fascinantes.

     Seus pais  Ary  e  Raquel eram professores no Colégio  Irradiar  da  Sabedoria ao  qual também estudávamos o senhor Ary era professor de português em que ministrava com sabedoria todas as classes gramaticais, redação , e emprego da pontuação, concordância nominal e verbal alem de outros aspectos importantes da língua portuguesa , enquanto sua esposa dona Raquel era professora de história e ministrava aula de  história abordando desde o  período colonial até os dias de hoje  enfatizando a luta do povo negro falando que é preciso acabar com a discriminação  racial que é latente na sociedade e que o Brasil foi o ultimo país a ter a libertação dos escravos .  Com relação  a meus irmãos Paulo e  Renata saiam comigo mas gostavam mesmo era de sair com seus amigos Julio e Antonieta em que iam ao baile do senhor Ferdinando dançar forro e ver toda a juventude que se fazia presente e também namorar meu irmão Paulo tinha uma namorada chamada  Márcia , Julio seu amigo namorava Mirtes  enquanto minha irmã Renata e Antonieta iam para se divertir, neste baile vinham moças e rapazes de toda a redondeza principalmente da cidade de Resplandecer da Felicidade  próxima  quinze quilômetros de Estrela Radiante

Paulo  e  Renata  desfrutavam de uma liberdade que eu não possuía pois podiam sair , passear , namorar ir para as festas  pois eram mais velhos que eu  porque era novo ainda de pouca idade e minha mãe  Carla era muito preocupada comigo , tinha medo que ficasse perdido  de meus irmãos em algum lugar , por isso não deixava eu sair de jeito nenhum , eu não importava pois adorava aquele microcosmo de felicidade porque ficando mais em casa poderia conversar mais com meus pais  ver suas alegrias , frustrações e lutas do dia a dia  que eram muitas e significativas.

   Neste tempo recebíamos muito a visita do  meu  avõ  Francisco e  Cecília , meus avós eram pais de meu pai Amadeu , tudo se tornava uma felicidade quando eles chegavam trazendo a alegria e  a simplicidade que hoje eu sinto falta  nesta correria do dia a dia porque contavam causos , jantavam em nossa casa e traziam sempre doces de abóbora que eu adorava muito porque era o que eu mais  gostava.

Anos se passaram e hoje em Goiânia no ano de 2021 muita coisa mudou em minha vida  formei sou advogado e conceituado sendo consultor jurídico  em empresa de alumínio casado com Rita o grande  amor da minha vida  que conheci na adolescência , namoramos e constituímos um lar feliz  com os meus filhos Ricardo ,  Cássia e Carla em homenagem  a  minha mãe , folheando as paginas de um caderno antigo revive todas as alegrias , meus irmãos  moram em João Pessoa capital da Paraíba no nordeste trabalhando em suas carreiras de arquitetos quase  não vemos mas procuramos ter contato mantendo a harmonia apesar da distância  usando , whatshaap, Instagram , Facebook para diminuir a saudade  que temos uns dos outros e que é muita..

Recordação, memória afetiva da serenidade toda aquela felicidade ficou em meu pensamento, pois meus pais e avós se foram, entretanto tenho sempre guardados todos estes fatos em meu coração a vida simples  em Estrela Radiante faz perpetuar que  as  Páginas  da  Minha Vida   nunca  vão  se  apagar  e  com alegria  irei  sempre lembrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário