sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Conto : Um Natal Diferente - Autor : Ruy da Penha Lôbo

 

Havia uma brisa amena que alegrava a nossa vida em Caminho  do  Amanhecer interior de Goiás  eu  Sergio  Corrêa   vivia uma vida simples porém  harmoniosa , juntamente com os meus irmãos Carmen, Veronice, Fernando e Claudio e meus pais Henrique  e Mercedes desfrutando de uma singularidade  de valores que hoje não existem mais, lembro bem que era dezembro de 1979 todos nós preparávamos com alegria o natal do menino Jesus que ocorria em nossa casa e onde reunia meus avós Floriano e  Aparecida , meu tio Geraldo  irmão  de meu pai e sua esposa minha  tia Esmeralda , meu  primo Fabio filho de tio Geraldo e tia Esmeralda   e meu  tio Wellington  irmão de minha mãe Mercedes e sua namorada Catarina  era uma alegria  imensa que sentíamos que ficaria por muitos anos guardados em nossas mentes e corações sendo rememorada para sempre em minhas memórias  edificantes que se fortalecem  e são  o  norte de nossas vidas para lutarmos por nossos objetivos.

 Neste tempo não existia um consumismo desenfreado que vemos hoje o natal tinha um significação celebrar o nascimento do menino Jesus que é o grande edificador de nossas vidas, relembro de próximo ao natal ir visitar meu tio Geraldo irmão de meu pai  que possuía uma loja de armarinhos que se chamava  A   Busca da Felicidade  este tempo foi glorioso pois estava na juventude tinha 19 anos e vivia a vida na sua mais pura essência  de ser com toda a eloqüência de quem tinha muitos sonhos a serem realizados e que  delimitava em  meu  coração  juvenil.

    Ao  chegar a loja de tio  Geraldo  recordo com detalhes dele estar atarefado com as vendas de natal atendendo a muitos clientes para vender produtos de várias espécies sendo calças, camisas , sapatos ,vestidos e blusas e demais outros artigos , a loja nesta época ficava cheia  tanto que tia  Esmeralda  e  meu  primo Fabio  ajudavam nas vendas pois eram muitas pessoas que se deslocavam ate lá para comprar presentes. 

    Após essa maratona de vendas lembro-me  de  ir a casa de meu tio Geraldo  e ao entrar ver um presépio muito bonito com os três pastores , menino Jesus , Maria e José  e os três  reis  magos  Baltazar , Gaspar , Melchior  e  o anjo Gabriel , havia também uma  arvore que era enfeitada com símbolos natalinos  e era um pé de Romã tudo era muito  singelo mas alegre e que hoje sinto falta , nestes tempos de consumo exacerbado  que não é o verdadeiro sentido que deve ser o nascimento do menino Jesus  a única  felicidade .   Ao  chegar próximo  ao  natal  mas  precisamente lá  para  o dia 23 de Dezembro  tenho em minhas memórias a  arrumação  com a ceia , as bebidas cervejas  e refrigerantes , mas antes de tudo recordo  que a principal preocupação de meus pais era que fossemos a missa do dia 24 de Dezembro que era a meia noite em ponto com o  padre Gaspar para celebrarmos e vivenciarmos este momento único que aconteceu  na humanidade  e  que foi o marco da história humana  e sua importância.

  Após  a  missa  com  toda  a  felicidade  via  meu  pai ir  para  o  nosso carro  que ficava  na  porta da  igreja  Nossa Senhora das Graças  e era uma Brasília  1979 que há pouco meu  pai havia comprado de um amigo seu chamado Constantino e que tinha revendido a meu pai por  causa de uma divida para ser abatida ,  ao entrar no carro  sentíamos uma harmonia singular eu e meus irmãos cantávamos , sorriamos  e assim chegamos a nossa casa  felizes  para  a  ceia  que iria  acontecer.

    Quando chegamos  a nossa casa  logo  após vieram meus avôs Floriano e Aparecida  pais de minha mãe,   meu tio Geraldo  irmão de meu pai e minha tia Esmeralda  e meu primo  Fabio  e  também meu tio Wellington  e sua namorada Catarina  se alegravam  por tudo que estava organizado  a mesa ,  a ceia  , as sobremesas  recordo que era uma comida simples com  feijão tropeiro , lombo  assado , costela , paçoca  e  de sobremesa pudim doce de leite  e  doce  de goiaba ou seja  a mesa era  farta  e saboreava aquela comida feita com muito carinho pela minha mãe  Mercedes  que  era  talentosa  na  cozinha.  Meus  irmãos  Claudio , Carmen , Fernando  e Veronice se rejubilavam de felcidade pois o que mais gostavam também  era dessa imensa felcidade que se via em todos os gestos  e ações que se manifestavam neste natal inesquecível diferente  de  hoje  em que eles não tem união ficando reclusos em seus mundos sem muito contato comigo, perdendo este sentimento de irmandade que existia entre nós.

      Meu  pai gostava de conversar  com meu tio Geraldo e meu avô  Floriano  contando os casos e lembrando tempos passados tudo era muito bom e sinto muita falta , após acordar no  dia  01 de Dezembro de 2019  recordando tudo isso sente saudades, hoje com minha esposa Marta e meus filhos  Demóstenes e Carla  trabalhando na área de construção civil sendo engenheiro e morando  em  Goiânia capital do  estado de Goiás meditei  e cheguei  a conclusão que tudo passa as  coisas  difíceis  e  as  boas também  este natal de 1979  foi um marco  em minha vida  pois tive a constatação que foi  Um  Natal  Diferente  pois  existia  a  simplicidade  que  é  a  verdadeira  felicidade  pois  traz   a  emoção  da  verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário