quinta-feira, 4 de junho de 2020

Conto : As Memórias de Bonfinópols - Autor : Ruy da Penha Lôbo

     
   Era  o ano  de  1989 mas  precisamente  12  de Junho  eu  Joaquim  Bernardes  vivia  na suprema  alegria  e  harmonia  na  pequena cidade  de  Bonfinópolis  interior de Goiás  onde com  meus  irmãos  Constantino   ,  Renato ,  Fátima  e Carmen  e meus  pais  Bartolomeu  e  Mirtes  sentíamos  os  pequenos  sentimentos  que  se traduziram  em  inesquecíveis  momentos  de  felicidade  que  se marcariam em minutos  essenciais  que se moldariam.
       A  vida  na  pequena  cidade  se percebe  em  seus  caminhos  pequenos,  em  sua   tranqüilidade  e  no cotidiano  de  partilha  de  seus moradores que  não  hesitava  em  ajudar quem  precisasse, nisto  o  tempo  é  a  fração que  supera  todo  entendimento , mas  que depois  analisamos  no  decorrer  de  nossas  vidas  e  que assim  colhemos  frutos  de saudade.
  Nestas  páginas escritas lembro  de ir  bem  cedo  estudar  era antes  do sol  levantar juntamente com meus irmãos , Carmen , Constantino , Renato  e Fátima  e também  meus amigos  Alexandre  e   Márcia  filhos  do  senhor  Péricles dono  da farmácia que eram  muito amigos  e estudavam  conosco   a  rotina escolar se completava  ao  chegarmos  ao  Colégio  Pedro  Álvares  Cabral  ,  um colégio conceituado , público  mas de elevada  educação  com professores  dedicados  que  sempre  repassavam  o  lado humano  em  todas as possibilidades traduzindo  em  ensinamentos  dinâmicos que faziam  que  o conteúdo  e  todas  as  suas  singularidades  fizessem  diferença  em  nossas  vidas  de  realizações  tão perfeitas , sinceras e reflexivas .
   Neste  ideário  de recordações  visualizei  a  professora  de português  que  se  chamava  Carla  que ensinava  os  adjetivos , substantivos , plurais , antônimos , sinônimos  e  a redação que  sempre  estava  de acordo  com o meio  em  que vivíamos  seja  no campo político , social  e econômico  que  faria que tivéssemos  uma  visão critica do mundo  e da sociedade.
 Outro  professor importante  onde  as  aulas eram  excelentes  era  o  professor  Roberto  Martins  que ministrava  geografia  e  ensinava  os aspectos físicos, localização geográfica  geografia  tradicional  e também  a geografia  critica  onde  mostrava  os modelos econômicos dos  países , a  sua  ideologia e  a  forma  que exerciam  a  sua  influencia  no  mundo.
   Na  disciplina de  história tenho  que destacar  a professora  Margareth  que  definia  as fases da  história  desde  a  pré história  e seus períodos  passando  pela  idade media  , moderna  e contemporânea ,  desenvolvendo  em  nós  o  senso critico ao enxergar que através  da  história  podemos mudar nossas vidas e  o mundo que vivemos  sendo  artífices  da  transformação  para  um mundo  melhor , humano  e  justo  sem  desigualdades.
Havia  vários professores, mas  estes marcaram a  minha vida  e  de  meus irmãos com suas alegrias  e simplicidades e  a  capacidade de entender  os nosso problemas  e   ajudando  a superá-los , após  as aulas era  uma felicidade aos sair do colégio  cantando musicas pelas ruas   mostrando a  nossa identidade juvenil  da época  e que  hoje não existe  mais  onde  os  jovens ficam  presos  a artefatos  eletrônicos ,  smarthphones  sem  saber que  o  belo  da  vida  está  no  intenso  viver ,  sonhar  e  ter  a  felicidade  nos  mínimos  segundos.
No  campo da socialização relembro  que  nas  tardes  de domingo  irmos  aos  jogos  de futebol  no  estádio  Gerson  Soares  onde se reunia  toda  a população  e  cidades vizinhas onde  se percebia  uma intensa  felicidade  a cada  lance de  futebol  pois  sentíamos que  o tempo  traduzia  em momentos  inesquecíveis  que ficariam  para sempre  eternizadas  em meu pensamento ,  também não posso deixar de  mencionar no  Baile do  Senhor Anastácio  em  que  toda  a juventude  se  fazia  presente aos sábados com  uma   alegria que se  renovava  para  as lutas do  dia a dia  e   onde  vários  namoros  se  concretizaram  em  casamentos  duradouros  sendo  exemplo  para  todos  sendo  um  sinal  a  ser  seguido  por  todas  as pessoas  na  construção  de  suas vidas  e  no caminhar   de  seus  destinos.
 No  cotidiano  de  minha  vivência ao chegar em  casa  na  Vila São  José  vindo do colégio , percebia  que meu  pai Bartolomeu  havia chegado  cansado  para o almoço  pois sendo carteiro  havia  entregue  muitas  correspondências  e  ia descansar um  pouco até o almoço  ficar pronto, mina  mãe Mirtes  que  lidava com afazeres domésticos  do  lar  e preparava  o almoço  com  uma  felicidade  tão  sincera que  até hoje nunca vi  em minha  vida  e isto se refletia  no  almoço que  era saboroso   e  que neste  dia memorizo  com saudade  com estivesse acontecendo  hoje e  que  era :  arroz ,  costelinha de porco ,  pelota,  arroz  com açafrão , pequi,  feijão  tropeiro ,  tudo  era  muito singelo , mas que  ficaria eternizado  em  meu  pensamento  por  muitos anos,  desejando que tudo retornasse  mas  o  tempo  não voltara  ficara  registrado  para  sempre  nas páginas  da  emoção
     Hoje  em  Janeiro  de 2020 na  cidade  de  São  Paulo  trabalhando  na  área  jurídica  em  12  de  Janeiro  lendo  o  jornal  Folha  de São Paulo  por alguns instantes  olhando  a  avenida paulista  revive  tudo isto  em  meu  coração a  Bonfinopolis  que sempre  ficara   em  meus pensamentos ,   estando  com  48 anos,  advogado  e casado  com  Helena  juntamente com meus  filhos Carlos  e Claudia  sonhei  que  tudo  isto voltasse  para  entender  que  a  felicidade  se  sentia  nos pequenos  gestos  de nossa  cidade , na  sua vida bucólica de  interior e na pureza  de  fatos corriqueiros  que  assinalam  toda  uma identidade  provinciana  de harmonia.
Com  relação aos  meus  irmãos, não tenho mais contato, após a morte de meus pais se fecharam  em  seus mundos  se tornando  pessoas individualistas  perdendo  o  verdadeiro  sentido  de fraternidade e irmandade , hoje moram no sul do pais, mas precisamente  em Gramado,   Rio  Grande  do  Sul,  Constantino  é formado  em  história , professor  universitário.  Renato  é  arquiteto  tem  uma empresa  de projetos arquitetônicos , Fátima  é engenheira  possuindo  um escritório  de engenharia  e  Carmen  psicóloga  com um  consultório medico,  todos  bem  situados  na vida, mas que não tem  mais  a  sensibilidade  das  raízes  interioranas  tão  essências  e  que não  devem  ser  perdidas  e  sim preservadas.  .  O  caderno  do tempo  em  minha  vida  foi  escrito por muitos  fatos que  ficaram no  passado , minutos , momentos  de  emoção , harmonias  que  brilhavam  de  uma  vida  nas linhas  da sabedoria ,  Saudade!  Palavra  especial  que  desponta  em  meu  coração ,  As  Memórias  de Bonfinópolis  produziram   a  sensibilidade  que  os  anos  podem  passar  mas  ficaram aquela humildade  eterna ,  duradoura  que  alegrava o meu viver  pois tudo  era  verdadeiro  e  com muita  reflexão  vejo  que  minha  cidade  está   em  meu coração  e  nunca  deixara  de  ser lembrada  então .

Nenhum comentário:

Postar um comentário