quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

As Folhas do Passado - Autor : Ruy da Penha Lôbo






Era o ano de 1997 na pequena cidade de Porto da Amizade interior de Goiás, eu Claudio, Cândida, e Constantino vivíamos felizes na simplicidade que viria, no entardecer de cada dia e no amanhecer, pois naquela simbologia de esperança ficaram as lembranças dos melhores momentos de minha vida sendo um tempo plural de emoção. Tudo era sereno, singelo e harmonioso meu pai Geraldo na humildade de sua vivência levantava bem cedo e ia trabalhar de carteiro entregando cartas de felicidade, telegramas de tristeza, mas cumpria o seu itinerário com honradez e nobreza, minha mãe Carmem era professora ministrava aulas de português na escola Vasco de Magalhães onde realizava com esmero seu oficio com muita dedicação e que tinha o reconhecimento de seus alunos por seu notável saber em ministrar as gramáticas, as conjunções, verbos, advérbios, antônimos e sinônimos toda uma estrutura de conceitos gramáticais importantes para a nossa vida e para o nosso desenvolvimento intelectual.
       Quanto a nós estudávamos no Colégio Reinaldo Oliveira eu Cláudio, Cândida e Constantino levantávamos cedo com um café delicioso servido á mesa com bolos de fubá, broas, biscoitos, pão de queijo, o melhor do nosso cotidiano era chegar ao Colégio e encontrar com os amigos Paulo, Clara e Marieta filhos do senhor Bonifácio um farmacêutico muito popular e que atendia a todos com presteza e alegria sem se importar com a condição social das pessoas que o procuravam fazendo do seu trabalho um ato de ajuda ao próximo. 
       As aulas eram alegres com os professores Fernando de História ensinando os períodos da história e sua importância, a professora Claudia de Geografia ensinando que a linha do equador é uma linha imaginária para possibilitar a compreensão da terra e a sua temperatura e também a formação dos continentes e sua exploração pelo homem que veio a surgir como conhecemos hoje com a sua configuração geográfica.
       Por ultimo não poderia deixar de lembrar da professora Marta de Literatura descrevendo a diferença entre arcadismo , realismo e simbolismo, as suas  fases e autores e estabelecendo que a leitura é o elo de transformação de nossas vidas para um despertar de uma percepção nova que insere em uma mudança irradiadora.
         Ao sair do colégio era uma festa cantávamos musicas populares, sertanejas e todo tipo de canção que alegrava a nossa vida, alguns anos se passaram eu e meus irmãos terminamos  o antigo segundo grau  e prestamos vestibular , todos nós fizemos Universidade, na Universidade Arcabouço da Sabedoria eu Clláudio graduei em Letras português , com mestrado em Literatura Comparada  e hoje ministro aulas nesta mesma Universidade que formei na cidade de Goiânia  , enquanto meus irmãos Cândida e Constantino se graduaram em áreas diferentes , minha irmã Cândida  formou-se em Jornalismo trabalhando no Jornal Enriquecer do Cotidiano em Goiânia  e meu irmão Constantino graduou em História com Doutorado em História Contemporânea  ministra aulas em  uma Universidade de Campo Grande  , toda aquela união se desfez com decorrer dos anos , meus irmãos quase não os vejo  vivem na Correria do dia a dia ,após saímos de Porto da Amizade tudo se transformou meus pais faleceram e aquele unidade familiar hoje não existe .
    Através de alguns amigos de Porto da Amizade soube que meus antigos amigos colegas de Colégio Paulo, Clara e Marieta formaram no mesmo ofício do senhor Bonifácio sendo Farmacêuticos conceituados, Paulo cuidando da farmácia do senhor Bonifácio que por causa da idade avançada não tem condições de trabalhar, seguindo o mesmo exemplo do pai sendo prestativo e cordial com as pessoas e Clara e Marieta trabalhando de farmacêuticas em farmácias  do setor Central e Sul de Goiânia seguindo os seus destinos de vida.
   A vida é assim nada continua estático parado no tempo as coisas mudam no decurso de sua trajetória, um dia remexendo um caderno antigo de Geografia folheando as suas folhas todos esses bons momentos surgiram em minha mente e encheram de saudade o meu coração, As Folhas do Passado são a demonstração que o tempo passa em suas linhas, mas ficara a escrita de um tempo bom e permanecera com a exatidão que sustenta a vida então.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário