terça-feira, 1 de julho de 2014

Pirantu Terra do Meu Coração - Autor: Ruy da Penha Lôbo

Um dia em Pensilvânia um estado dos Estados Unidos onde moro há anos, sentado á. porta de minha casa na rua Oregon Street lendo o Jornal The New York Times como de costume em um domingo bucólico á tarde por alguns instantes meu olhar se desviou sente um aperto fundo no meu coração, uma saudade muito grande da minha pequenina Pirantu  interior de Goiás , eu João Reinaldo vivia com minhas irmãs Fabiana , Carla e meu irmão Paulo na maior felicidade juntamente com meus pais Horácio e Luciana uma saudade imensa que nunca acaba e que  ficara sempre  eternizada no arcabouço dos meus sentimentos.
     Vivíamos uma vida simples de muitas alegrias naquela felicidade que jamais iria se findar, estudávamos no Colégio Alfeu Ramalho, ah! Como tenho saudades, em que levantávamos bem cedo acordados pela minha mãe Luciana com um café da manha que até hoje não esqueço sendo: pão de queijo, bolo de fubá, bolo de cenoura e rosca e outras delicias que representam o resgate dos bons tempos de minha vida.
     O nosso cotidiano era singelo, mas aquele tempo, aquela singularidade até hoje está guardada em meus pensamentos, lembro também com muitas recordações de as sextas-feiras e aos sábados ir juntamente com meus irmãos ao baile do senhor Otoniel Faria que era o ponto alto da cidade naquela época de 1988,  tempo que existia a musica lenta onde os casais dançavam com os rostos colados e embalava os  corações apaixonados.
    Aos Domingos pela manha íamos às missas do Padre Candido Sales para rezar e pedir a Deus forças para superarmos os problemas do dia a dia. , após a missa havia na praça próximo á igreja um Sarau Literário onde havia declamação de poesias de escritores locais, e que era de uma beleza infinita que enchia de alegrias nossas vidas com tanta sensibilidade para retratar o cotidiano de vida das pessoas simples.      
   Toda essa forma de ver era palpável para eu, pois naquele pequeno microcosmo reinava a felicidade que anos  adiante iria perceber e que atualmente faz muita falta pois significa o sentido  puro da vida em toda a sua grandeza e que vai além da magnitude humana pois é algo divino que transcende o tempo e o espaço sendo perpetuados. 
    Às vezes temos a felicidade e não percebermos queremos atos grandes, entretanto a eterna felicidade está nos atos pequenos da vida , hoje no ano de 2014 aos  43 anos vivo no estado da Pensilvânia , Estados Unidos mas aquela recordação de Pirantu bate em meu peito lembrança que não quero esquecer , atualmente meus irmãos Fabiana , Carla e meu irmão Paulo vivem em seu eterno individualismo não  procuram saber noticias minhas sequer fazer uma ligação telefônica  para eu., moram em Curitiba capital do Paraná onde ministram aulas na Universidade Fabio Azevedo , com relação aos meus queridos pais após a nossa ida para Goiânia após concluirmos nossos estudos secundários , algum tempo depois faleceram deixando muitas saudades.
     Hoje eu João Reinaldo vivo feliz com minha esposa Margareth e meus filhos Renato, Pámela e Gorete temos uma vida agradável, mas revistando o meu passado no arquivo das minhas memórias encheu de lagrimas os meus olhos, saudade que tenho e não vai passar, pois foi fruto de um tempo de alegria. , que quero guardar fazendo parte da minha História e sempre perpetuara no meu coração com muita emoção.

    No atual contexto tenho uma boa formação cultural sou graduado em História pela Universidade Ferdinando Pontes com Doutorado pela Universidade de Harvard e ministrando aulas na Universidade George Whashington, entretanto todas essas honrarias não me bastam, pois Pirantu estará dentro do meu ser, Pirantu Terra do meu Coração em que arquivarei pela vida afora, as alegrias e a felicidade quero rememorar para nunca perder meu lado simples de sempre notar.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário