sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Contemporaneidade e Pós-Contemporaneidade Termos a serem refletidos


        A história humana é feita de fatos acontecimentos históricos que modificaram a maneira como a humanidade vê o mundo, foi assim na Idade Antiga com o surgimento do ideário humano como a Idade da Pedra lascada e Polida onde o ser humano vivia da caça de animais e coleta de frutas , a  Idade dos Metais onde apareceu as primeiras ferramentas  para facilitar o trabalho do ser humano , a Idade Média com as conquistas militares , a Idade moderna que é marcado pela revolução francesa e a Idade contemporânea que era denominado até o final do século XX., onde houve grandes transformações.   
   A contemporaneidade foi um ícone na forma de ver o mundo onde houve grandes inovações tecnológicas tendo grandes revoluções, excelentes pensadores surgiram como: Karl Max, Friedrich Engels fundadores  do marxismo  , Adam Smith , O idealizador do Liberalismo econômico, John Maynard Keynes fundador do estado do Bem estar social dentre outros importantes formuladores que mudaram o curso do Planeta com suas idéias e conceitos que permearam a inteligência humana.    
   No tempo que estudávamos se abordava muito sobre a contemporaneidade os seus fatos, acontecimentos, personagens tudo que indicava a mudança de pensamento pelo qual a sociedade passava e se modificava no decorrer dos anos , isso é importante pois revela como cada individuo evoluiu no decorrer dos tempos.
   Na perspectiva que devemos meditar está a Pós-contemporaneidade o mundo que vivemos hoje com seus aparatos tecnológicos, a Internet, E-mail, Twitter, Facebook e outras ferramentas de comunicação tão inovadoras que nunca imaginávamos que chegaríamos mostrando como o homem é capaz de mudar o mundo criando dispositivos que possibilitam as melhorias na humanidade com um todo. .
    Entretanto devemos ter em mente que isto é muito pouco no âmbito da civilização humana, pois deveríamos além dessas engrenagens tecnológicas ter uma nova maneira de enxergar o mundo se humanizando despertando a consciência ecológica , o respeito aos semelhantes  independente de raça , cor , condição social,  não tendo a  violência assustando as pessoas no seu direito de ir e vir , divulgando a solidariedade como forma de percepção  para um sociedade nova  que tanto sonhamos e desejamos.
      A sociedade necessita se olhar para dentro e resgatar princípios que foram esquecidos no passado, mas que devem se mostrar cada vez mais em atos positivos como respeitar nossos idosos, deficientes e outros grupos sociais de nossa sociedade tão importantes para questionamentos profundos.      
       Na reflexão que devemos perceber é que houve grandes inovações cientificas, entretanto o ser humano retrocedeu não respeitando seu semelhante como filho de Deus a sua dignidade, pois todos somos filhos do altíssimo que quer a felicidade de todos neste mundo que foi criado por ele para realizamos os nossos sonhos que almejamos que estão guardados na mente e no nosso coração.
     É um absurdo gastar tanto com programas espaciais em conquistar o espaço conhecer novas galáxias, conhecer novos mundos sendo que aqui na Terra o ser humano passa fome como na África onde milhares de pessoas passam fome não tendo as condições mínimas de sobrevivência deve-se olhar para nossos irmãos africanos e entender que eles precisam de nossa ajuda e não com gastos que não levam a nada, se deve priorizar o ser humano na sua totalidade fazendo que haja a igualdade solidária.
     O ser humano constrói, muda conceitos realiza projetos e indica novos caminhos para um mundo melhor como temos visto na Medicina com grandes descobertas que possibilitaram a melhora da vida humana em sua plenitude que mostram que o ser humano é capaz de aprimorar a vida das pessoas basta que tenha capacidade de perceber o sofrimento humano se sensibilizar com a dor de cada pessoa isso é o que ser humano, ser sensível aos problemas que afligem o mundo.
    Em suma nesta reflexão procurei elucidar que independente de ser era Contemporânea, Pós contemporânea o importante é estabelecer novos padrões para a sociedade como: a Cordialidade, a educação, valores que devem permear na coletividade e inspirar projetos que melhorem a nossa vida.
   Por fim a Contemporaneidade e a Pós Contemporaneidade termos a serem refletidos para a conscientização, em um novo universo que se deve criar estabelecendo laços de harmonia que ligue o ser humano ao criador e mostre todo seu esplendor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário