quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Renascionismo- Uma Nova Proposta Literária- Autor : Ruy da Penha Lôbo


     Na Literatura há varias escolas literárias como Arcadismo, O realismo, impressionismo, Modernismo, futurismo e etc, todas elas são fruto de muito estudo e dedicação por parte de quem as elaboraram definindo a fase de cada autor e obra de acordo com a escola literária que é tão importante para o entendimento da literatura no plano social , econômico e político de uma época a ser analisada. 
     Analisando tudo isso e refletindo sobre todas as escolas literárias é que formulei o Renascionismo que é a fusão do impressionismo com o Renascimento novo seria a volta ao Renascimento antigo mais com uma nova ênfase nos problemas sociais, na esperança. que deve permear nossa vida e o nosso cotidiano.
       Dentro dessa nova proposta literária os principais temas presentes são: O Saudosismo, A reflexão, A maneira como vemos o mundo , A simbologia falando de nós mesmos , ou seja com figuras de linguagem para refletir sobre um tema em nossa sociedade que nos aflige e nos levando ao questionamento. 
        Enfatizando que o Renascionismo como o próprio nome diz é um novo renascer literário é uma proposta nova de olhar para o mundo tendo como principal meta a reflexão dos problemas cotidianos que estão em nossa sociedade  como a fome , a miséria , as desigualdades e tantos males que assolam a humanidade há  anos desde os Primórdios até a era da internet em que vivemos atualmente. 
            O Pensamento reflexivo e as figuras de linguagem são ícones importantes nesta nova proposta literária, “o Renascionismo” seria uma reflexão da nossa identidade humana e o que queremos neste mundo e possibilitar a discussão dos problemas vigentes em nossa sociedade tão inquieta por soluções imediatas .
           O estilo Literário é importante, mas tão essencial é a forma como explorada para levar ao questionamento das questões cruciais da humanidade e nisso insere o Renascionismo como uma análise sobre o mundo e nós mesmos procurando criar um ambiente de mutua concatenação de idéias tão importantes em nossa sociedade exaurida de padrões para um mundo novo  que surgira.
            Com este tema proposto O Renascionismo quero discutir o papel da Literatura na formação do consciente humano buscando novas formas para sua humanização  , em Suma , o Renascionismo  é uma nova maneira de ver o mundo espalhando a reflexão para criarmos verdadeiros cidadãos para uma sociedade nova que há de  vir e que mudara a humanidade para uma nova visão.
             Por fim O Renascionismo é o olhar como podemos ver o mundo por um outro prisma buscando formas de melhorar a coletividade através da escrita propondo a reflexão tão essencial e importante e criando um ambiente para um mundo civilizado.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário