segunda-feira, 23 de julho de 2012

Saudade de São José da Aliança- Autor: Ruy da Penha Lôbo


    Era Abril de 1920 esta eu Renato , Carmen , Margareth , brincando embaixo de uma mangueira que existia em minha casa em São José da Aliança , Goiás meu pai Etevaldo ao chegar do trabalho abraçava  a todos nós sentíamos o carinho constante de meu pai que tenho certeza vou guardar para toda a vida como lembranças que se perpertuaram .
    Nossa vida em São José da Aliança era simples meu pai trabalhava como operário na ferrovia e minha mãe Bernardete trabalhava como professora na  escola Candido Matos, apesar de tudo éramos felizes e procurávamos nos esforçar para nossos pais sentirem orgulho de nós , de nosso progresso na vida profissional.  
     Com muito esforço estudávamos com afinco na escola Candido Matos e depois no Colégio Cláudio Teles , onde concluiríamos o ginasial e o segundo Grau , aos domingos era muito alegre pois meus pais eram muito religiosos e sempre nos levavam as missas  do Padre Diocleciano , nas minhas recordações lembro de minha mãe fazendo biscoitos e roscas aos sábados como eram gostosos que até hoje não me esqueço , de tanto esmero de minha mãe nos afazeres do lar com muita dedicação e carinho.
     No dia 20 de dezembro de 1939 enfim começamos a galgar nossos objetivos, nos despedimos de meu pai Etevaldo e de minha Bernardete que foram nos levar na fureca 29 que pegou emprestado do senhor Paulo da Farmácia até a estação ferroviária que nos levaria para o Rio de Janeiro onde estavam nos esperando meu tio Claudionor e minha tia Veneranda, ao chegar a estação de São José da Aliança senti naquele momento que seria único e que mudaria e guardaria aquele instante pelo resto de minha vida .
     Quando chegou a locomotiva e ao adentrarmos vi os olhos marejados de lagrimas de meu Pai Etevaldo e de minha Bernardete deixando marcado na minha vida e de meus irmãos como algo que nos levássemos pelo resto de nossas vidas.
   O Percurso foi longo muitos dias na ferrovia e enfim chegamos ao Rio de Janeiro, meu tio Claudionor irmão de minha mãe estava na Central do Brasil nos esperando ao descer do vagão eu e meus irmãos Carmen e Margareth , meu tio e minha tia nos abraçou e nos levaram  para suas casas , onde fizeram um lanche  gostoso para nós pois a viagem tinha sido longa e estávamos com muita fome .
     Passados alguns dias nossa vida ia se aplumando e conseguimos colocação, emprego arrumamos serviço eu Renato trabalhava como vendedor em uma loja de tecidos e estudava para o vestibular e minhas irmãs Carmen e Margareth  eram caixas em supermercado , ao decorrem  alguns messes prestei vestibular para medicina na Universidade Paulo Meireles e fui aprovado e minhas irmãs Carmen e Margareth para Geografia e foram aprovadas respectivamente , aumentando a alegria de meus pais que sonhavam com isto, verem seus filhos aprovados em Universidade.   
       Nossa vida ia se Delineando e com o passar dos anos  concluímos os cursos que havíamos feito eu tinha concluído o curso de medicina e clinicava em uma clinica em em Bonsucesso Rio de Janeiro e minhas irmãs Carmen e Margareth estavam trabalhando no Colégio Pedro II , progredimos e alcançamos nossos sonhos e desejos.
    Casei, formei família, eu Renato casei com Marta e tivemos dois filhos Paulo e Constancia e minhas irmãs Carmen e Margareth fizeram mestrado que tanto sonhavam e com o passar dos anos foram esquecendo os laços familiares que nos uniam.
        Hoje aos 98 anos em 2012 fui a São José da Aliança e ao passar perto da casa onde morávamos, a saudade bateu em meu coração lembranças de minha infância de um tempo bom, que guardo nas memórias e fazem parte da minha História , Saudades que tenho com emoção , Saudades de São José da Aliança registrada com muita emoção.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário