sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A Sociedade do Status - Autor : Ruy da Penha Lôbo

Vivemos em um mundo onde algumas pessoas vivem em função da aparência procuram aparentar aquilo que não são , ou seja querem criar uma imagem para as outras pessoas de uma vida que não possuem e não tem, se enganando a si mesmas.
     Observando isso nota-se que é fruto da nossa sociedade capitalista que prega o acumulo das coisas , gastarem sempre mais e com isso encutem na cabeça das pessoas que ser alguém na vida é possuir grandes propriedades , carros e outros bens materiais , não entendem que o ser humano é um todo e nisto está a sua maneira de ver o mundo , a sua forma de pensar e não baseados em conceitos capitalistas equivocados.
      Ser alguém na vida é ter a capacidade critica para analisar as coisas e não ser refém delas vivendo subjugado por esquemas montados pelo capital , onde o ser humano tem pouco valor e prioriza-se o capital acima de tudo , não pensando no seu semelhante. 
        Na sociedade capitalista há uma nítida impressão de querem fazer que as pessoas pensem umas como as outras não percebendo que o ser humano é um ser racional pois pensa , raciocina e reflete diferente de outros seres vivos que não tem a capacidade humana para questionar os fatos que estão a sua volta e que devem ser perceptíveis.
        No mundo atual vivemos uma sociedade do status onde algumas pessoas acham que demonstrar poder , inteligência é possuir coisas , não vêem que devemos priorizar o mundo das idéias como pregavam os filósofos gregos pois as coisas passam e as idéias ficam perpetuadas nos pensamentos das pessoas para a posteridade .
         O pensar deve nortear a nossa vida , alias temos grandes exemplos de nossa História que ficaram eternizadas pela sua maneira de pensar como Voltaire   pensador iluminista francês , Ruy Barbosa um grande Jurista Brasileiro , Joaquim José da silva Xavier , Tiradentes líder da inconfidência mineira e varias outras personalidades de nossa História que fizerem a diferença com a sua maneira diferente de pensar.
         Neste mundo de hoje devemos ter em mente que é importante conquistar algo coisas , fruto de nosso trabalho entretanto nossas idéias devem ser mais importantes pois elas são o resumo de nossas vidas pois estamos neste planeta não por acaso , mas para deixar nossa maneira de ver o mundo tão combalido e destruído por pensamentos equivocados e que não levam a nada fazendo que tenhamos uma visão reducionista.
           Por fim devemos fazer uma analise das nossas vidas e entender que somos resultado daquilo que deixamos de bom para as outras pessoas na nossa maneira de ser agir , pensar e transformando o mundo e sendo questionadores para uma sociedade melhor onde todos sejam iguais e não ignorados pela sua maneira de pensar diferente.  
         Em suma devemos romper com essa sociedade do status e priorizar o ser humano acima de tudo, suas idéias e sua maneira de ver o mundo para ter uma sociedade nova e com conceitos reformulados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário