quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Poesia : A Construção da Esperança - Autor : Ruy da Penha Lôbo

 

I

O  campo  da  palavra  se  traduz  na  resolução  do  sentimento que faz  do  mundo um discernimento.

II

Que  faz  do  mundo  um  discernimento  para  atualizar  todas  as  áreas que vão modificar.

III

Todas  as  áreas  que  vão  modificar  o  destino  fundamental  para  aprimorar  toda  a sintonia  que  irá decifrar.

IV

Toda  a  sintonia  que  irá  decifrar  pelas  ondas  da  emoção  a única certeza  de sensibilidade  e  renovação.

V

A  única  certeza  de  sensibilidade  e  renovação   é    A  Construção  da  Esperança  que  devemos  edificar  o  grande  prédio  da igualdade  que  se   guia  e   se  ampliara.

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Poesia : O Vidro que Nunca Quebra - Autor : Ruy da Penha Lôbo

 

I

A  especial  explicação  se   denomina  em   uma  força  de  interioridade  que  apresenta  perspectivas  que  mudaram  a sociedade.

II

Que  apresenta  perspectivas  que mudaram   a  sociedade  o  espectro  de  harmonia fazendo  surgir  a  bondade  dia  a  dia.

III

Fazendo  surgir  a  bondade  dia  a  dia  o  mandamento  da ternura  em  um sentido diferente  e  que  realizara  sempre  contente.

IV

Que  realizara  sempre  contente  superando  todos  os  obstáculos  e contornando as adversidades  com  a  felicidade  de  fato.

V

Contornando  as  adversidades  com  a  felicidade   de  fato   é  O  Vidro  que  Nunca Quebra  pois  tem  a  grandeza  da  esperança  que  nunca  será  abalada  por  qualquer mudança.

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Poesia : A Forma de Projetar - Autor : Ruy da Penha Lôbo

 

I

O  grande  despertar  está  na  social  realidade  que  a intensa possibilidade se fará para  nomear  de  verdade.

II

Se  fará para nomear de verdade o absoluto construir um tempo digno  de minutos e segundos que  se perceberam  na suprema questão.

III

Se  perceberam  na  suprema  questão para  habilitar  o desenho  que  vai relacionar.  

 IV

Para  habilitar  o  desenho  que vai  relacionar  o pleno pensamento de busca e conhecimento.

V

O  pleno  pensamento  de  busca  e  conhecimento   é   A  Forma  de  Projetar  para  a partilha  do  acontecer  fazendo  que a  inteligência  seja  um  bem  que vai  se ter.   

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Poesia : O que é Formular ? - Autor : Ruy da Penha Lôbo

 

I

O  que   é   Formular  ?

É  ter  a  teoria  correta  que  transforma  o mundo  em  uma  experiência  discreta.

II

O  que   é   Formular?

É  a  tese  da  contemplação  em uma  ação  direta  de renovação.  

III

O  que   é  Formular?

É  a  integral  percepção  que  molda  a sociedade  para  ter  uma  solução  em  cada entender.

IV

O  que   é  Formular?

É   a  ampla  denominação  de  um  conceito  em  uma ascensão.

V

O  que  é  Formular ?

É  ir  muito  além  é   Jesus  o  maior  objetivo  de  simplicidade  para  enriquecer  os conhecimentos  para  se  viver.

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Conto : O Sol de Setembro - Autor: Ruy da Penha Lôbo

 

    O  vento  soprava  forte em uma manhã quente de  1986, mas precisamente em  22 de  setembro  inicio da primavera  eu  Carlos  Matos trabalhava  no  mercado do senhor Elpidio na pequena cidade de Raiar do  Amanhecer interior de Goiás  e estudava no colégio  Paulo  Bandeira  Santos  , minha vida  era  simples , bucólica , mas sentia que a felicidade  estava  para surgir em um acontecimento que mudaria para sempre minha vida sendo um sinal que se desenharia em meu coração.

     Naquela época tudo era formulado na perspectiva de  entender  o mundo não apenas de forma alienativa mas de maneira critica , os professores de geografia e história Paulo e Marta sempre diziam que nós temos o poder de transformação basta que acreditemos na força de nossas idéias e ideais para revolucionar o mundo.  

O  cotidiano  que vivia começava bem cedo com  a alegria serena de minha mãe Carmen  que era professora e ministrava aulas na escola primaria Cândida Alves  enquanto meu pai  Aristóteles Matos trabalhava de fiscal de vigilância sanitária   na prefeitura de Raiar do  Amanhecer , minha mãe Carmen levantava a todos com um sorriso de bondade tanto a mim e também minha irmãs  Olga ,  Fátima  e  Vânia  para irmos estudar e concretizar nossos objetivos  que seriam  brilhantes para  transformação  de nossas vidas em constatações supremas e eternas que se alinhariam  no  futuro em desígnios de perseverança que se moldariam.  

Alguns  anos se passaram lembro que em 1989 recordo de conhecer uma moça  bela olhos castanhos , cabelos pretos que chegava na cidade para morar vinda de São Paulo capital pois seus país queriam  um  lugar  sossegado  onde pudessem ter uma vida tranqüila sem a agitação  de São Paulo  , dias depois fiquei sabendo que iria estudar comigo na mesma  sala e  na oitava série   ao qual eu também estudava.

As  alegrias se fortaleciam  em  uma  tarde  de setembro  que ao sair do Colégio , após o sino tocar vi ela radiante com uma sintonia de gestos que alegravam meu  coração foi neste instante que crie coragem e disse algumas palavras ao alcançar ela a parei e falei: 

  -   Olá  tudo bem !

Ela olhou para mim meio desconfiada e falou :

-  Oi !

Neste momento fique meio tímido e não quis dar prosseguimento à conversa esperando o melhor momento para aproximar de novo e dizer o que eu sentia, após algumas semanas em um sábado, mas precisamente no dia 09 de setembro de 1989 o sentimento de felicidade se configurou em meu coração quando vi juntamente com a sua  amiga Márcia  no  coreto da praça central Demóstenes Pereira  Santana , estava olhando o movimento  da rua tradição que se fazia antigamente quando não se tinha nada para fazer em casa , criando novamente coragem aproximei  e disse :

-  Tanto  tempo que a  gente  estuda junto e eu não sei seu nome , como se chama?

Ela meio sem reação  espantada  falou:

-  Eu  me  chamo  Janete,  e você qual é o seu nome ?

Ao ouvir a pergunta responde:

-  Meu  nome é  Carlos trabalho no mercado do senhor Elpidio  hoje estou de folga , gostaria de sair comigo  a noite para  a  gente se conhecer e estreitar a nossa amizade?

Quando disse isto Janete indagou:

- Porque quer estreitar amizade comigo? Mal me conhece direito?

Foi quando com  um sorriso  transparente disse  a  ela>

-  Não  fique com reservas comigo , não leve a mal  é  porque eu gosto de conhecer pessoas , fazer amizades somente isso , mas se você não quiser sair comigo  tudo bem! Porém ficarei triste que haja dessa forma.

Depois de relatar isso Janete ficou sem graça e respondeu:

- Mil desculpas! Perdoe! Pelo meu temperamento meio estúpido, eu sou assim desconfiada de todos, mas aceito sim sair com você!

Eram três da tarde marcamos de sair lá pelas oito e quinze da noite para ir a uma pizzaria chamada massas e molhos do senhor Giácomo Strada um italiano que se instalou alguns anos em Raiar do  Amanhecer e que fazia pizzas deliciosas para todos os gostos sendo muito freqüentada por todos da cidade aos sábados e domingos. 

Os pensamentos não fixavam em outra coisa que não fosse o encontro com Janete, então arrumei depressa vesti a melhor roupa que era uma camisa pólo azul marinho, calça jeans e um tênis ALL STAR azul que na época era moda de todos os jovens e fui ao encontro da mulher que sonhava para sempre em minha vida.

Sai mais cedo, pois era longe sua casa e entrei no carro  de meu pai que era um Escort branco para ir buscar Janete estava alegre feliz com esse sentimento que tudo iria realizar , chegando a casa de seus pais Paulo e Vanda muito educados mandaram entrar e dona Vanda logo chamou Janete dizendo que se arrumasse depressa pois eu havia chegado para sair e voltar logo pois se preocupava pois era muito perigoso ficar tanto tempo na rua  e também no dia seguinte tinha muito serviço no armazém.

Ao descer as escadarias Janete estava linda, deslumbrante com um vestido branco, tiara na cabeça que delineava seu rosto muito belo que fazia aquele encontro ser inesquecível eternizado para a vida inteira, ao sair da sua casa sua mãe e seu pai fizeram recomendações e eu disse a eles que não se preocupassem, pois ela estava em segurança comigo que no horário marcado ela estaria em sua casa.

Fomos a pizzaria senhor Giàcomo Strada muito cortês recebeu a nós com muita gentileza e simpatia mostrando o cardápio de pizzas e molhos, após este período inicial, deliciamos com a pizza, conversamos bastante falei da minha vida e ela com um  sorriso radiante também falou de suas expectativas de morar em uma cidade pequena onde todos se conheciam e se ajudavam.

Neste período de tempo decidi que não falaria nada por enquanto sobre meus sentimentos, marquei com ela na segunda feira após o termino da aula no colégio de dizer o que realmente tinha de importante para dizer a ela, Ela respondeu que sim que estava ansiosa por saber o que tinha de tão importante para dizer.

Na segunda feira fui ao colégio escolhendo as palavras que iluminariam para melhor convencer ela o quanto gostava dela e também pedir ela em namoro, as horas eram intermináveis não passavam enfim chega às cinco horas da tarde meu coração palpitava de emoção  estavam muito nervoso , para acalmar estava ouvindo um musica em Walkman  em um gravador que estava  preso a calça e ficava ouvindo no fone de ouvido , aquele momento era sublime que estava se desenhando.

Quando tocou o sino sai depressa esperando o encontro com ela para conversarmos  em uma esquina que ficava perto do colégio , andando rápido cheguei ao lugar do encontro , .esperando ela vir , poucos minutos depois após chegar eis que a vejo com uma blusa rosa , calça Jens  e calçando uma sandália .

 Ao chegar aquele encontro ela sorriu e disse:

- Carlos!  O que tem a dizer estou ansiosa desde sábado quando não quis dizer nada?

Vendo a ansiedade de Janete então falei:

- Janete vou ser rápido! Pois o sol esta muito quente e está castigando a gente, é o seguinte:

- Desde que você chegou ao colégio estudando comigo percebe que sinto algo por você, gostaria de saber se você aceitaria namorar comigo?

Emocionada ela respondeu:

- Nossa Carlos! Não imaginava que sentisse algo por mim assim, porque você foi sincero aceito  sim aceito namorar com você!

Após dizer isto abraçamos e beijamos e o namoro durou muito anos até que tendo a vida estabilizada formado e com emprego de professor de Geografia em um Colégio e Janete sendo professora de História casamos fomos morar em Goiânia capital de Goiás e construímos um lar baseado na sinceridade , alegria e harmonia  com relação a minhas irmãs Olga , Fátima e Vânia se formaram  são professoras e ministram aulas em Porto Alegre  Rio  grande do Sul  , meus pais Carmen e Aristóteles  moram ainda em Raiar do Amanhecer aposentados desfrutando da vida sempre passeando com os amigos quando posso vou lá fazer uma visita a eles , minha vida é uma grande harmonia com minha esposa Janete meus filhos Jairo, Mirtes e Paula entendendo que essa possibilidade aconteceu em uma simples emoção,  O Sol de Setembro  foi uma concretização de esperança  que iluminou meu coração que realizei a  felicidade  com  a mulher que  amo  então.  

 

                                             

 

Poesia : Os Sonhos que não se Acabam - Autor : Ruy da Penha Lôbo

 

I

A  ação  é  uma  porta que se abrira  quando tivermos  a  singularidade  na  expressão de  cada  pensar.

II

Quando  tivermos  a  singularidade  na  expressão  de cada pensar norteando a suavidade  em  trajetos  de raridade.

III

Norteando  a  suavidade em  trajetos  de  raridade  para  aumentar  toda  a situação que  pode  ter uma  significação.

IV

Toda  a  situação  que  pode ter  uma significarão  no  dicionário  da consciência  trazendo  a palavra  em  toda a  sua excelência.

V

Trazendo  a  palavra  em  toda  a  sua excelência  são   Os  Sonhos  que  não  se  Acabam quando  temos  a  certeza  que  os  verdadeiros  objetivos  são  a nossa  única  grandeza.

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Poesia : A Alta Possibilidade - Autor : Ruy da Penha Lôbo

 

I

O  adjetivo  da  bonança  está  na  prioridade que  afirmamos  todo  um  sentido  em  tudo que conquistamos.

II

Todo  um  sentido  em   tudo   que   conquistamos   para  alargar as  estradas  da  vida  que vamos  caminhar.     

III

As  estradas  da  vida  que  vamos  caminhar  para  refletir  o  silêncio  que  deve  surgir.  

IV

O  silêncio  que  deve  surgir   no  apreciar  da  resolução  toda   uma  ponderação.  

V

No  apreciar  da  resolução  toda  uma  ponderação  é  A  Alta  Possibilidade   para  solicitar  ao coração  toda   uma   forma  de  esperança  que  se  designa  na  confiança.


terça-feira, 22 de setembro de 2020

Poesia : O Escrever Para Perpetuar - Autor : Ruy da Penha Lôbo

 

I

A  escola  da  irmandade  se  designa  na  busca  do  interpretar  o  sinônimo  da harmonia  que  deve  ter  em  todo lugar.

II

 O  sinônimo  da  harmonia  que  deve  ter  em  todo  lugar  o  real  entendimento que  a  felicidade  é  o  alinhamento  na   certeza  do  aprimoramento.

III

É  o  alinhamento  na  certeza  do  aprimoramento  para  sustentar  um  grande ideário que  vai  realizar.

IV

Um  grande  ideário  que  vai  realizar  a  serena  formação  um  poder  de transformação.

V

A   serena  formação  um  poder de  transformação  é  O  Escrever  Para  Perpetuar  para  as  próximas  gerações  conceber que  a  simples  palavra  tem  a  mudança  de inovar  o  pensamento  arcaico  e  o  novo edificar,

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Poesia : O Processo da Percepção - Autor : Ruy da Penha Lôbo

 

I

A  organização  do  raciocínio  se  possibilita  na amplitude  da  ligação  de  sonhos, objetivos  que  se  fundamentaram.  

II

De  sonhos , objetivos  que  se  fundamentaram  para  modificar  todo  o  cenário  que vai  projetar .

III

Todo  o  cenário  que vai  projetar  um  rascunho  de  muitas  linhas  que  ficaram  para sempre  na  memória,

IV

Um  rascunho  de  muitas  linhas  que  ficaram   para  sempre  na  memória  o  completo  renovar  para   a   pacificação   consolidar.

V

O  completo  renovar  para   a  pacificação   consolidar  é  O  Processo  da   Percepção  delineando   em  sentimentos  que  redefinem  a  vida  em  um  ensinamento.  

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Poesia : O que é Ser Forte ? - Autor : Ruy da Penha Lôbo

 

I

O  que  é   Ser  Forte ?

É  ter  a  grandeza  de  sentimentos  que  permanecem  no  tempo , na atualidade e  em toda a  realidade.

II

O  que  é   Ser  Forte?

É  ter a  sensibilidade  da  humildade  para  sustentar  a sinceridade.

III

O  que  é   Ser  Forte?

É  a  ampla  percepção  que  tudo  de  bom  vai  acontecer então.

IV

O  que  é   Ser  Forte ?

É  análise  que  faremos  da  deficiência  que  ainda  temos

V

O  que  é   Ser  Forte ?

É  ir  muito   além  é  Jesus  o  grande  denominador  de  harmonia  que se  fará  dia  a dia  no  simples  olhar  que se  guia.

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Poesia : A Diferença que Une - Autor : Ruy da Penha Lôbo

 

I

 A  singularidade  da  bondade  está  na  ciência  da  habilidade que  molda  a  personalidade  em  uma  plena  cordialidade.

II

Que  molda  a   personalidade  em  uma  plena  cordialidade  para  aumentar  o  principio que  vai  solidificar.

III

Para  aumentar  o  principio  que   vai  solidificar  sinais  de  esperança  que  mostrara   a  perfeita  aliança .   

IV

Que  mostrara   a   perfeita   aliança   para  suceder   esplêndidos   passos  que  vão  se ver.

V

Esplêndidos  passos  que   vão   se   ver   é   A   Diferença   que  Une   o  sincero  situar  para   uma  paisagem  que   irá  se  desenhar.

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Poesia : O Reconhecer do Aprender - Autor : Ruy da Penha Lôbo

 

I

A  articulação  da  vida  se  percebe  em  mecanismos  de  mansidão  que  fazem  a  diferença  em  um  mundo  de  constatação.

II

Que  fazem  a  diferença   em   um  mundo  de  constatação  na  fortaleza  da  criatividade que se  instalara  na  sociedade.

III

Na  fortaleza  da  criatividade  que  se  instalara na  sociedade  sendo  um  principio  de bondade .

IV

Que  se  instalara  na  sociedade  sendo  um  principio  de  bondade   para  imprimir  gestos  de contemplação  para  um  sentido   de   expansão.

V

Gestos  de  contemplação  para  um  sentido  de  expansão  é    O  Reconhecer  do   Aprender  na  interioridade  que   temos  mostrando  que  não  sabemos  nada   e estamos  em crescimento.

terça-feira, 15 de setembro de 2020

Poesia : O Caminho do Saber - Autor : Ruy da Penha Lôbo

 

I

A   força  não  se  define  na  imposição  de  pensamentos  mas  na  sensibilidade  que concebemos .  

II

Na  sensibilidade que  concebemos  para  renovar  toda  uma  estrutura   que  deve  modificar.

III

Toda  uma  estrutura  que  deve  modificar  para  o  paralelo  da  redenção  uma  grande inovação.

IV

Que  deve  modificar  para  o  paralelo  da  redenção  uma  grande inovação para proceder sistemas novos  de ser .

V

Para  proceder  sistemas novos  de ser  na  atualidade  questionadora  que  ultrapassa  o tempo  e estará  em cada  pessoa .

VI

 Na  atualidade  questionadora   que  ultrapassa   o tempo  e  estará  em  cada pessoa  o espírito  fundamental  para  um  mundo  de criatividade que  mude  de verdade .

VII

Para  um  mundo  de  criatividade  que  mude  de verdade   é   O  Caminho  do  Saber  para  aproximar  tantas  idéias  que   vão  se  respeitar.

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Poesia : A Comparação que se Alinha - Autor : Ruy da Penha Lôbo

 

I

O  amanhecer  traz   a  certeza  que  criaremos  novas  perspectivas   de  entendimento.

II

Novas  perspectivas  de  entendimento  para  somar  formas  transparentes  de  conciliar.

III

Para  somar  formas  transparentes   de conciliar o  mural  da realidade que  se  fará   na possibilidade .

IV

Que  se  fará  na  possibilidade  a  busca  da  afirmação  um  poder   de  transformação.

V

A  busca  da  afirmação  um  poder  de  transformação  é  A  Comparação  que  se  Alinha  para diminuir  todas  as características  de  opressão  fazendo  surgir  um  mundo  de  paz  e  união.

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Poesia : O que é Fazer ? - Autor : Ruy da Penha Lôbo

 

I

O  que  é   Fazer ?

É   ação  cotidiana  que  resplandece  forças  de  elevação  para transformar  então. .

II

O   que   é   Fazer?

É  o objetivo  fundamental  para  o ato  consolidador superando toda  a  ansiedade e  trazendo  a  bondade

III

O   que  é   Fazer?   

É  a  coletividade  consciente  que  mude  o  tempo  , segundos  com convicções que  fique  pela  vida  perpetuas  afirmações.

IV

O  que   é   Fazer ?

É   a  próspera  verdade que  ilumina  a  vida  em  uma  palavra  dignidade.

V

O   que  é  Fazer ?

É  ir  muito  além  é  Jesus  o  grande  educador  da  humildade  mostrando que devemos  ser felizes  de  verdade  onde a  arrogância  seja  eliminada  da sociedade .

 

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Poesia : A Paisagem da Esperança - Autor : Ruy da Penha Lôbo

 

I

A   pluralidade  da  formação  se concebe na  ternura  do acolhimento  que revela  a vivência em  cada  ensinamento.

II

Revela  a  vivência  em  cada  ensinamento  para  produzir laços  eternos  que  vão  prosseguir.

III

Laços  eternos que  vão   prosseguir  no  conjunto  da renovação  em  toda  a  exclamação .

IV

No  conjunto da  renovação  em  toda  a  exclamação  para  designar  um  novo sentido  de  sonhar.

V

Para  designar  um  novo  sentido  de  sonhar  é  A  Paisagem  da  Esperança  levando  a cenários  de  positividade  que  os fatos  se  mostraram  na sinceridade.