sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Crônica : Os Natais que Tenho Saudade - Autor : Ruy da Penha Lôbo

 

O  Natal   é   a  festa  da  família  pois  nesta  época  nosso  parentes  compartilham  alegrias  sentimentos  e  emoções  que  vão  marcar  a  vida  de  cada  pessoa  seja criança,  adolescente ,  adulto  ou  que  esteja   idoso  em   idade  avançada   sendo uma  alegria  para  eles  quando  chegam  os  seus  filhos  para  passar  o natal  e  festejar esta data  tão significativa  em  nossas  vidas . 

  vários  natais  que  marcam   a  nossa  vida ,  entretanto  existem  aqueles  que ficaram  guardados  em  minha  memoria  para  sempre   sendo  eternizadas , dentre estes natais  recordo  os  que  aconteciam  na  década  de  1980  onde  a  simplicidade  se  fazia  notar  lembro   com saudade  no  ano  1987  de   ganhar  um  caderno escolar com  paisagem  de  presente  de  natal  muito  bonito  de  minha  irmã  Natália    e  uma pasta  preta ,  nesta  época  tinha  dezesseis  anos   na  fase  adolescente  tinha sonhos  de  menino   que  sonha  poucos  detalhes  na  vida  se  e  alegrava  somente  em  ser  feliz  com  os  detalhes  pequenos  de  emoção   e  harmonia .

Neste  tempo  o  natal  tinha   um  outro  sentido  de   ser,  é  lógico   que  havia  a  troca  de  presentes  pois  isto  também  é  um  símbolo  do  Natal  pois  os  três  reis  magos  foram  levar  presentes  para  o  menino  Jesus,  mas   o  que  se  percebe  hoje  são  os consumidores  compulsivos  sem  refletir  a  real  necessidade  de  um determinado  produto  se  é  importante em   suas  vidas ,  gastam  dinheiro  sem  ter  a  mínima  noção  vivendo   de   alegrias   passageiras  ,  superficiais  , vazias  de  sentido  presas  ao  inconsciente  coletivo   de  gastar  neste  período  natalino  .

Naquela  época  havia  uma  integração  das  pessoas  com  a  religiosidade ,  recordo de  ir a missa  a meia  noite  com  meus saudosos  pais  Walter  e  Benedita,  Belinha  para  os  mais  conhecidos  e   e meu tio Benedito  e  tia  Abadia  que  hoje  não estão  aqui  conosco  vivendo  na  morada  eterna.

Nesta  época  em  1980 , 1981 ,  1982 , 1983 ,1984  a nossa comunidade  católica  era atendida  pelo  Pe  Nilo  Pisaneschi , após  a   missa íamos celebrar o  natal  em  casa todos s e reuniam  na antiga  casa  que  morávamos   e  festejar o  nascimento do menino  Deus  em nossas vidas , tudo  era  muito simples , mas de  uma  grandiosidade que  até  hoje  sinto  falta  pois vivíamos   na  humildade  de  cada  detalhe .  

Este  período  f oi   especial  pois  era  menino ainda  e  guardava a  humildade  de garoto  interiorano  em  meu coração , quantas  lembranças  desta época  elementos únicos  que  não  retornaram  mais  ficando  arquivadas  para  sempre  sendo uma força par a  seguir adiante  e  construir  novas  histórias  de  vida e  vitórias  sendo desenhadas   no   conjunto  sereno  de  convicções  e  bondades.

O  Natal  nestes  anos  trazia  uma  harmonia  de  gestos e  sentimentos que  pouco se sabia  do  que  estava  acontecendo  no  mundo  tinha  a televisão  é  verdade , mas  não  é igual  hoje  onde  com um simples  teclar no  smathphone  no Google  usando  a internet  sabemos de  tudo  em  poucos  segundos  vivemos  hoje  em uma  aldeia  global que nada  passa  despercebido  e  que às  vezes  pode  chocar  nossa  forma  de  ver  a  vida  ficando alienados  em  determinados  assuntos  pois são  manipulados .

A  data  natalina  era  esperada  por mim  com  expectativa  quando  estudava  na Escola Estadual  Presidente  Castelo  Branco  hoje  Escola Estadual   Maria  Aparecida de  Almeida  e  também  no  Colégio  Estadual  Presidente  Castelo  Branco   e esforçava  de  todas  as formas  para concluir  o ano  letivo  e  entrar  de  férias  e alegrar  meus  pais  com  esta  singela  conquista  em  minha vida  mas  de  grande  significado  pois  estava  ultrapassando  mais  uma  etapa  de  estudos  para  chegar  a  realização  de  sonhos  que  seriam  concretizados  mais  para  frente  em   minhas  vivências .

Nos  anos  80  é verdade  vivíamos  tempos  difíceis  sem  as liberdades  individuais  a democracia  que  hoje  devemos  valorizar  entretanto  tínhamos  um   microcosmo  de  um mundo  sereno   simples  e  acolhedor  , Bonfinópolis  nesta época  era  distrito  de Leopoldo  de Bulhões ,  lembro  de  morarmos  em  nossa  casa antiga onde  era   de  terra  de chão  e  havia  uma ilha de terra  onde  existia  uma  palmeira  onde  o  vento  batia  e  sentia  aquela  brisa  de bondade  e  serenidade  em   nossas  vidas  para  sempre  sendo  memórias  afetivas  tão belas  que  nunca  esquecerei.

Esse  tempo  foi  essencial  porque  fez  que  eu  percebesse  que  o  fundamento  do  Natal  é  buscar  as  pequenas  felicidades  onde sentia  a  alegria  de meus pais  e tios  junto  comigo  e hoje  não estão  mais aqui  , ficando somente  a  saudade  dessa  época  de  resplendor  em   minha  infância   , adolescência  sendo  arquivadas  em  meu coração para  sempre  com  um  delinear  de  minha  história  de  vida.  Por  fim   o  tempo  de  Natal  traz  todas  essas  recordações  , períodos  plenos  em minha  vida  que  vou  sempre  notar  , entretanto  sinto  que tenho  uma  força  interior  que  devo  sempre  buscar  novos  objetivos  a  consolidar  em  meu  caminhar.

Em  suma   Os  Natais   que  Tenho  Saudade  são  o  tempo   que  pude  restabelecer um  vinculo  de  alegria  e   harmonia  em  toda  a  beleza  que  ficara  pelos  anos   para  iluminar   o  trajeto  que   vou  chegar  e  sempre  renovar  a  forma  de  pensar  .

Nenhum comentário:

Postar um comentário