quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Crônica: As Singularidades que Vivi - Autor: Ruy da Penha Lôbo

 

A  síntese da vida se percebe no tempo que passou e no percurso que vamos concretizar sonhos , aspirações em novas realidades duradouras, imagino ao vir ao mundo em primeiro de outubro neste dia de hoje quantos caminhos teria que traçar , quantos desafios teria de superar para chegar onde consegui chegar  ao  meu objetivo.

Neste périplo de minha vida relembro as primeiras palavras aprendida na escola Estadual Presidente Castelo Branco, as amizades consolidadas e os sonhos realizados que fez que eu fizesse este texto não apenas para um rascunho de memórias, mas uma análise de toda a conjuntura de aspectos que nortearam  o meu existir  para perspectivas que se configuravam mais  a  frente que vão ser relevantes.

O  tempo  de colégio  enfatizando o  Colégio  Estadual Presidente Castelo Branco  onde com dedicação aprimorei minha visão de mundo seja político, econômico e intelectual onde todas as aulas eram importantes  não deixando de abordar  as  matérias  de geografia e história que foram o arcabouço de intelectualidade  meu  modo de enxergar  o  mundo pela ótica da criatividade tão necessária em nossos tempos atuais  tão  diverso em pensamentos equivocados e que devem ser revistos.

Concluindo esta etapa de colégio galgava chegar ao  ponto mais importante da minha vida  entrar em uma universidade foi quando em 2004 realizei este objetivo passando para letras espanhol na Universidade Católica de Goiás Hoje PUC Goiás  e assim começando a descrever o mundo não apenas com idéias mas com palavras escritas em um papel , estudando a lingüística que estuda a função da língua falada e sua importância percebe que a língua é a raiz de um povo não somente no aspecto escrito mas entendendo todo o  contexto cultural  que está inserida não devendo ser discriminada e sim valorizada mesmo  que  haja  uma incongruência  no falar  o importante é a mensagem a  ser transmitida e decodificada  não se preocupando com aspectos formais que é importante mas que dependem do meio que esta sendo enunciado, falado  porque não haverá comunicação se não falar de acordo com ao ambiente do individuo e a  comunicação  é importante nos dias de hoje.     

Após a conclusão de estudo ministrei aulas algum tempo de língua espanhola pude sentir o que é ser professor de fato com todos os seus problemas  e soluções a serem formuladas , após alguns meses comecei a escrever para um  jornal de Goiânia no caso especifico  o  Diário  da manhã onde escrevia contos , poesias , artigos e crônicas principalmente contos que foi algo surpreendente em  minha vida pois tinha muita dificuldade em  expressar minhas idéias mas para Deus nada é impossível ele faz que vislumbremos horizontes e possibilita habilidades que não percebemos no dia a dia pois ele o altíssimo que muda nossas vidas.  

  Hoje chegando a mais uma etapa de vida concluo que vive alegrias, frustrações tristezas, mas o mais importante sinto que a síntese de tudo foi essencial para ter uma visão de uma sociedade mais humana de todas as suas angustias e realizações.

 Através de um texto concretizo o meu pensamento descrevendo as minhas idéias, mas deixando um legado que será lido por outras pessoas e será repassado para posteridade, não tenho ambições políticas, econômicas, postulo uma coletividade onde todos sejam iguais  onde não haja a desigualdade  e a irmandade esteja presente no  respeito mutuo da pluralidade de idéias tão essenciais  a democracia .  

No campo dos acontecimentos presencie momentos decisivos que marcaram a minha vida, a primeira copa que assisti em 1982, a abertura politica em 1985,  as eleições diretas em 1989  ,   a guerra do Irã e Iraque que foi  de 1980 a 1988, a  guerra  das Malvinas entre  a Argentina e Inglaterra que  foi  em 1982  e vários fatos da vida nacional  e  internacional   tudo vivi  e revive  tendo  a demonstração que somos testemunhas da história que  o nosso olhar será  importante para  o  futuro e uma análise mais  justa  dos  fatos e  não  de  maneira  enganosa, superficial.

Por fim a saga da minha vida que procurei delinear não está no luxo, na ostentação, mas na simplicidade que creio seja a única forma de transformar a humanidade. Em suma  As Singularidades  que  Vivi  foram reflexos para transparecer  uma nova dinâmica  de  se reinventar para um sentido sereno de maturidade, bondade e amizade sentimentos que estão faltando em nossa sociedade, creio que a felicidade descrita  em meus  contos, poesias , artigos e crônicas  possam ajudar as pessoas para se  locomover para um mundo além desta dimensão onde a critica  e  a criatividade  são  elos  de uma mesma  ação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário