quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Conto : Um Amor de Campo Limpo - Autor: Ruy da Penha Lõbo


      Era o ano de 1969 a alegria pulsava em meu coração no pleno  gozo da juventude contagiante  eu Erasmo Santos via a vida com signos de felicidade em todo canto da beleza de um entardecer que surgia  com  esplêndida esperança em um novo dia que nasceria. Em um dia belo lembro bem no dia 20 de Julho de 1969 um momento histórico, pois o homem havia pisado pela primeira vez na lua viajando de férias  para a casa de meu tio Jerônimo e minha tia Constância  para Campo Limpo  interior de Goiás , passando  pela capital Goiânia muito bela e de arquitetura planejada levo algumas horas  e enfim   avisto  a Campo Limpo   entro na cidade e sinto que   iria acontecer uma harmonia de singularidades  pois  compreendia que estas férias marcariam a minha vida por muitos e muitos anos.
  Ao chegar à parte central observo que era pequena e possuía apenas cinco mil habitantes se aproximando da casa de meus tios que tenho em minhas recordações era uma casa azul marinho, de alpendre e  estilo arquitetônico da época e janelas de vidro, neste instante vi o sorriso de meu tio abrindo o portão de madeira e dizendo:
-  Olá! Meu sobrinho Erasmo que bom que chegou eu e sua tia estávamos esperando.
Tia Constância também se alegrou e disse:
-  Seja bem vindo meu sobrinho a casa é sua!  
Antes de entrar para dentro da casa de  meu tio próximo ao portão , neste momento passa uma moça linda , olhos verdes , cabelos loiros , rosto esculpido por um escultor , tão linda que nunca havia visto em minha vida , ao  passar sorriu para mim timidamente e disse :
-  Bom dia ! 
Aquele sorriso, olhar e beleza não sairia da minha cabeça, perguntei ao meu tio Jerônimo e ele disse que era filha do senhor Zacarias um comerciante e que sua filha se chamava Fátima e que tinha um armazém onde se vendia de tudo um pouco , mas que era  rígido de pouca conversa e não gostava que ninguém ficasse beirando  a sua filha .
Ao terminar de dizer isto fomos para dentro e fui recebido pelos primos Carlos e Márcia  pois há muito tempo não víamos cumprimentamos  uns aos outros e em seguida  fui para o quarto descansar que já estava arrumado com todo o carinho e depois de tomar um banho e esperar o jantar que era divino que até hoje relembro pois tinha Constância  cozinhava muito bem sendo o cardápio com arroz com pequi , feijão tropeiro , costelinha de porco e na sobremesa doce de goiaba , doce de leite e doce de caju , uma delicia que até hoje tenho saudades.
Entretanto diante de tudo isso que importava para mim era rever Fátima novamente aquele sorriso angelical, aquela beleza pura e singela que nunca havia visto em minha vida, por sorte a vida sorriu para mim, um dia passeando pelas ruas tranqüilas longe do tumulto da cidade do Rio de Janeiro uma megalópole com tantos problemas singulares e aqui neste ar bucólico de paz interior neste instante eis que vejo Fátima carregando as compras quando despercebidamente deixa  cair algumas sacolas e então  fui ajudá-la  ao aproximar falei :
-   Precisa de ajuda vou pegar as sacolas para você?
Em seguida ela respondeu:
-  Obrigado você é muito gentil ! Acho que já vi você, você não é aquele rapaz  que estava  entrando na casa do senhor Jerônimo não é mesmo?
Então responde:
-  Sim sou eu  que bom que tenha lembrado !
Em seguida  ela perguntou :
-  Qual é seu nome ?  De onde você é?  Vejo que não é daqui pelo seu sotaque que puxa o  s que é diferente do nosso                 
Em seguida responde:
-  Sim não sou daqui, sou da cidade do Rio de Janeiro, estou de férias na casa de meus tios
Por fim a perguntei;
-  Qual é o seu nome ?
E  ela falou:
-   Meu nome é Fátima sou filha do comerciante Zacarias , desculpe vou me embora meu pai esta chamando deve estar nervoso com a minha demora depois falamos mais.
Então disse:
-   Não tem problema vá atender seu pai depois teremos todo o tempo do  mundo  para falarmos !
Após essas conversas iniciais pressentia que o destino estava traçando algo sublime, sereno que seria duradouro para sempre, em um belo dia, mas precisamente 22 de julho de 1969 sentado á porta da casa de meus tios ela passa e sorri neste instante falei comigo  mesmo tenho que falar com ela , nesta hora parei ela e disse preciso falar com você ela parou e respondeu :
-   O que  foi?  Tenho algo importante a dizer?
Então  falei:
-  Sim tenho pode não acreditar! Mas desde o primeiro minuto e segundo gostei de você queria lhe fazer  um convite aceitaria sair comigo para conhecermos melhor?
Falando isto ela respondeu:
-     Claro!  Também gostei do seu jeito tímido de ser.
Marcamos de sair no outro dia  a ansiedade batia em meu coração , contava os minutos para ir a casa de seus pais e leva- la para  passear . Enfim chega o grande dia às dezoito horas vou ao encontro da minha amada, ao avistar sua casa o nervosismo dilacera o meu peito.
 Entretanto ao chegar vejo que é uma casa simples bem ao estilo da época uma casa verde claro com alpendre e portão de ferro trançado fazendo uma circunferência  enfim entro bato a porta , senhor Zacarias abre a porta e diz com voz ríspida :
-   Quem é você?  Não te conheço?  Você é daqui ou é de fora?   Não gosto de pessoas estranhas em minha casa?
Vendo a falta de sensibilidade do senhor Zacarias falei:
-   Senhor Zacarias , não sou qualquer um,  sou sobrinho do senhor Jerônimo , pessoas de conceito e que você conhece muito bem nesta cidade , estou aqui para sair com sua filha, pois nós  tornamos amigos.     
Depois de ver que era sobrinho de tio Jerônimo senhor Zacarias respondeu:
-   Desculpe rapaz o meu  mal jeito ! Seu tio Jerônimo e eu somos grandes amigos, entre vou chamar a  Fátima  
Tendo disto isto  chamou Fátima  neste instante a vi descendo das escadas , estava linda   com um vestido Rosa , tiara na cabeça e um sorriso que iluminara toda a sala
Ao  encontrar comigo disse a ela:
- Vamos Fátima! 
Senhor Zacarias muito cuidadoso falou: 
-   Não demore minha filha  pois amanhã levantamos bem cedo para o trabalho .
Por fim responde:
-   Não se preocupe  trarei Fátima mais cedo pode ficar tranqüilo !  
Fomos ao bar do senhor Olímpio  um comerciante que na época  era  do distrito de  Bonfinópolis e hoje é uma cidade próxima  a Goiânia e que alguns anos morava em Campo Limpo, queríamos ir lá pois ouvíamos falar que tinha uma pizza deliciosa  pois quem fazia era sua esposa Francesca que era da Itália e tinha todo um cuidado com a massa sendo feita artesanalmente  , a pizza estava pronta , deliciamos  com a  pizza saímos  e fomos avistar a lua sentados a praça Aristóteles Campos , ao sentar disse a ela :
-   Fátima  tenho algo importante a lhe falar ?
Então ela respondeu:
-   Diga! Erasmo  quero saber ?
Então criei coragem e disse:
-  Sabe! Fátima  eu estou muito interessado em voe , gostaria de saber se aceitaria namorar  comigo ,você aceitaria?
Ouvindo isto Fátima respondeu:
-  Claro! Erasmo eu também estou gostando de você, aceito sim namorar com você! 
Neste momento a abracei e a beijei e isso se  perpetuo pelos longos anos que vivenciamos juntos , passados longos anos , casamos fomos morar em  Goiânia capital do estado de Goiás  eu  Erasmo trabalho de arquiteto na construção civil em Goiânia , minha esposa  Fátima é professora e trabalha em uma Universidade Chamada Princípios do saber meus filhos Tiago e Catarina trabalham  em suas respectivas  profissões de advogados com um escritório conceituado em Goiânia.  Enquanto a  Tio  Jerônimo e tia Constância , senhor Zacarias e dona Esmeralda faleceram , hoje em 2019 a alegria é radiante em nossa vida , o amor sublime  , duradouro aconteceu em um simples sorriso de emoção , conquistando o meu coração tive a certeza que Fátima é o amor  que sempre ficara pelos anos de minha vida e eternizar , somos felizes com nossos filhos Tiago e Catarina pois são frutos de um grande amor que se perpetuara pelos desígnios e transformar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário