terça-feira, 30 de abril de 2019

Conto - O Sitio da Alegria - Autor : Ruy da Penha Lôbo


Era o ano de 1975 eu Simão Constantino Alves na  simplicidade do Sitio da Alegria  vivíamos uma intensa felicidade rodeada de harmonia que se percebia a cada dia nos mínimos detalhes de existir e se renovar para consolidar grandes projetos futuros. A particularidade principal de sintonia situava na presença constante de meu pai Rodolfo  e minha mãe Carmen e meus irmãos Horácio e Cândida em um encantamento de princípios serenos subjetivos e de relativa paz interior que transportava em pensamentos duradouros.
 Meu pai Rodolfo cuidava da roça de milho, feijão arroz e uma plantação de café que possuíamos no sitio  onde tudo era produzido e revendido ao senhor Malaquias do armazém Boa Sorte na cidade de Esperança do Entardecer  com a revenda dos produtos alimentícios sustentava a casa e alimentava a todos nós , ou seja meu pai procurava dar o melhor que podia dar a todos os meus irmãos , a minha mãe Cândida e também  a eu Simão.
Minha mãe Cândida cuidava da casa e da nossa educação instruindo que estudássemos para sermos  alguém na vida com a singularidade minha mãe Carmen instituía a felicidade em cada minuto de nossa vida com gestos simples através da culinária que tão bem realizava com bolos de fubá , pão de queijo , biscoitos , broa de fubá e outras quitandas que faziam a festa de todos nós e que até hoje enche de lágrimas meus olhos de saudosismo pleno.
  Às sete horas da manhã todos os dias levantávamos bem cedo para ir ao cotidiano de nossos anseios estudantis, tomávamos um café saboroso com biscoitos e broa em seguida íamos com meu pai em uma caminhonete azul marca Chevrolet para Esperança do Entardecer interior de Goiás estudar na escola  Ariovaldo Corrêa com a professora Fátima  que ensinava os conteúdos  importantes para a nossa vida e que fariam a diferença na percepção que haveríamos no mundo sempre valorizando a pessoa humana acima de tudo com o elo do saber para ser partilhado com todos em uma justa renovação de idéias.  
  Recordo com saudade a característica de nossa casa sendo uma casa azul, com alpendre, janelas de madeira, sala de estar, dois quartos, cozinha onde minha mãe fazia as quitandas e cozinhava  comidas simples que alegravam a nossa vida sendo muito saborosas e uma área ao fundo em que existia uma mata enorme  onde passava um pequeno córrego que chamava laço de mansidão tudo era muito belo , harmonioso e  singular na alegria da humildade.
   Após anos de estudos iniciais concluímos o antigo segundo grau no  Colégio Antunes Carvalho com emoção nos olhos de meus pais Rodolfo e Carmen as lagrimas rolaram nos olhos de saber do dever cumprido dirigindo na direção do bom entendimento das melhores concepções de vida que iriam se concretizar situava a realização dos estudos ginasiais e a certeza que novos trajetos iriam acontecer nesse sentido meus pais sabiam que haveria um distanciamento do cotidiano do sitio em busca da cidade grande onde toda uma estrutura de objetivos se alcançariam no arcabouço de saber de idéias.
O sitio revelava uma  primordial ressonância de emoções a tarde o canto de sábias , pardais e pela manhã paraguaios azuis e tucanos que ficavam em  cima de um abacate grande que ficava de frente a nossa casa mostrando que alegria ficaria na recordação dos pensamentos.
Hoje eu Simão Constantino em 2019 casado com Marta e na companhia de meus filhos Catarina e Ricardo vivemos na vida corrida de Goiânia capital do estado de Goiás trabalhando na área de Biologia vivencio a vocação iniciada no sitio de meus pais.
Meus irmãos Horácio e Cândida  advogados trabalham em Curitiba capital do Paraná possuindo um escritório moderno chamado  pensamento jurídico  tem muitos clientes vivem  somente para o trabalho não procuram ter contato comigo , gostam de ostentação em festas superficiais que não acrescentam nada somente arrogância e soberba.
Com relação aos meus pais Rodolfo e Carmen após alguns anos que fomos embora faleceram enquanto ao Sitio  Alegria ao visitar minha cidade Esperança do Entardecer soube através de amigos um deles  senhor Malaquias já em idade avançada grande amigo que tinha  um armazém chamado Boa Sorte e hoje está aposentado  disse que o sitio havia sido vendido, mas que o dono que havia comprado não construiu nada  ficando o sitio abandono sem a prosperidade de outros tempos de outrora que hoje sinto falta, Sitio da Alegria quantas recordações de um tempo puro ,singelo , duradouro que transformou a minha vida em capítulos que revivo por inteiro e nunca passaram ficando dentro do meu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário